escola profissional
são teotónio

Violoncelo

Docente

Nuno Ferreira

Nuno Ferreira nasceu em Mirandela em 1995 e iniciou os seus estudos musicais na ESPROARTE em 2007, na classe de violoncelo do Professor David Cruz, concluindo em 2013 o 12o ano/8o grau nesta mesma escola sendo vencedor do Prémio de “Mérito Escolar” oferecido pelo Ministério da Educação. Em 2013 inicia os estudos de licenciatura na ESMAE na variante de Violoncelo na classe do Professor Jed Barahal concluída em 2017. Participou em diversas Masterclasses e cursos de pedagogia com professores como Frans Helmerson, Johannes Moser, Ran Varon, Denis Severin, Maria de Macedo, Aldo Mata, Paulo Gaio Lima, Filipe Quaresma, Amit Peled, entre outros. De setembro de 2017 a Abril de 2018 participou, após seleção, como “Aluno Ativo” no Programa Performer Diploma do Centro Internacional de Música de Sta. Cristina da Associação Cultural Musical dos Violoncelos de Sta. Cristina dos Professores Maria de Macedo e David Cruz. Nesta Pós-graduação participou também como “Aluno Ativo” em masterclasses de alguns dos professores mais importantes do violoncelo como Tsuyoshi Tsutsumi, Marc Coppey, Claudio Bohorquez, Daniel Grosgurin e Ferhan Grosgurin.

Colabora com diversas orquestras profissionais e colaborou em várias orquestras académicas como Orquestra Filarmonia das Beiras, Orquestra Clássica do Centro, Orquestra Filarmónica Portuguesa, Orquestra Ópera no Património, Orquestra Con Spirito, Orquestra Philarmonica da Cidade do Porto, Orquestra Sub-21 Europeia de Guimarães, Orquestra Arkady Futer Academy, Orquestra Strings Academy 2015, Orquestra Sinfónica Aproarte, JOP, Orquestra Sinfónica ESMAE, OCTAD, Orquestra do DECA e Orquestra Sinfónica ESPROARTE com a qual ganhou em 2010 o 1o prémio no Concurso do Eixo Atlântico. Desde 2019 é o 1º violoncelo da Orquestra Ópera no Património integrante do Movimento Musical Cooperativo.

No âmbito da música de câmara, é de destacar o Quarteto sFourzato o qual integrou e formou em 2014. Com os sFourzato teve inúmeras aparições em publico de destacar a adquirição do 2o Prémio na 29a edição do Concurso Prémio Jovens Músicos, a participação no Festival Harmos 2015 realizado em Santa Maria do Estado do Rio Grande do Sul no Brasil e Harmos 2016 no Porto. Com os sFourzato também já teve Masterclass com o Quatuor Zaide e apresentou-se em concerto no CBB com gravação em directo para a Antena 2 e no Festival Euro Classical. Também em Música de Câmara toca regularmente com a Ensemble de Violoncelos de Sta. Cristina e é também membro do Quinteto LUMOS com quem já participou no festival Harmos 2017 realizado no Porto. Atualmente é membro do Quarteto de Cordas do Movimento Musical Cooperativo.

Foi também vencedor de vários prémios a destacar em 2015 o 2o prémio da 29a edição do concurso Prémio Jovens Musicos na categoria de Música de Câmara – Nível Superior, em 2017 venceu em concurso o Prémio “Arkady Futer Special Prize” e como laureado se apresentou a solo com a orquestra dessa mesma academia em conjunto com a prestigiosa Camerata Tchaikovsky e em 2018 foi vencedor do 3o Prémio na categoria E no 2o Concurso Internacional de Cordas Artur Fernandes Fão.