Docente
Joaquina Ly
Natural de Oliveira do Bairro, Iniciou os seus estudos musicais no Instituto Gregoriano de Lisboa.
Prosseguiu os seus estudos musicais na Universidade de Aveiro, onde concluiu a Licenciatura em Canto sob orientação do prof. António Salgado em 1999.
Participou em diversos master classes orientados por Maria Repas Gonçalves, Joana Silva, Jill Feldman, Peter Harrison, Laura Sarti, Charles Hamilton, Patricia MacMahon.
Ao abrigo do projecto erasmus estudou na Hogeschool Gent - Departement Muziek en Dramatische Kunst, na classe da Professora Mireille Capelle.
No âmbito da actividade performativa tem-se dedicado a repertórios desde o período barroco até ao contemporâneo, tendo participado em vários Festivais Nacionais de Música tais como, As Jornadas Nova Música: Temporada de Música da Universidade de Aveiro, 10º Festival de Música de Tomar, Festival Música do Milénio, 4º Festival Internacional de Guitarra Clássica, Festival Aveiro Síntese, Primeiros Encontros de Compositores Contemporâneos de Vila do Conde, Festival de Música de Massarelos, Festival Musica Viva, MOB. Estreou obras de compositores contemporâneos dos quis se destacam: Rui Penha, Sara Carvalho e Luís Cardoso.
Colaborou com a orquestra Ars Antiqua; The London Quartet; Musicantiga, Sine Domine apresentando obras de Vivaldi, Pergolesi, Bach, Haendel e Schutz.
Apresenta-se regularmente em recitais de Canto e Piano. O seu repertório inclui obras de Mozart, Schubert, Schumann, Fauré, Chausson, Duparc, Ravel, Poulenc, Berg, Schoenberg, Kurt Weill, Eisler, Walton entre outros.
No domínio da ópera integrou o elenco da ópera El Retablo de Maese Pedro de Manuel de Falla, no papel de Trujaman. Interpretou ainda o papel de Elle em La Voix Humaine de Francis Poulenc.
Concluiu em 2005 o Mestrado em Canto na Universidade de Aveiro sob orientação do Prof. António Salgado, com a tese, “A estética Expressionista na Obra Pierrot Lunaire de Arnold Schoenberg”.
Concluiu em 2015 o Programa Doutoral na área de Performance na Universidade de Aveiro sob orientação do Prof. António Salgado, com a tese “La Voix Humaine Poulenc/Cocteau – A intérpreete e a expressão de emoções”.
É professora de Canto no Conservatório de Música de Coimbra desde 1999.