Integrada no projeto global do Colégio de São Teotónio, a Escola Profissional ministra o Curso Profissional de Instrumentista de Cordas e de Tecla, seguindo os planos e programas oficiais, reconhecidos pelo Ministério da Educação e Ciência.
Objetivos
Dotar os formandos de conhecimentos teóricos e práticos essenciais ao exercício da profissão de instrumentista de cordas e instrumentista de tecla.
A frequência e conclusão do curso conferem uma dupla certificação (académica e profissional) e a possibilidade de ingresso no Ensino Superior para prosseguimento de estudos
Saídas Profissionais
Pode exercer a sua atividade profissional como Músico Solista, integrar orquestras, grupos de câmara, etc.
Destina-se a
Jovens que tenham concluído o 3º ciclo do Ensino Básico ou equivalente (9º ano de escolaridade);
Jovens que não tenham concluído o Ensino Secundário;
Com idade até 20 anos.
Condições de Acesso e frequência
1 Normas e Conteúdos
Todos os candidatos, sem qualquer exceção, terão de se candidatar e realizar Provas de Acesso, organizadas conforme este regulamento e calendário, tornados públicos através de Edital, afixado no Colégio de São Teotónio, Coimbra e no nosso sítio Web.
As provas de acesso são realizadas em junho/julho, em duas fases, segundo calendário adiante indicado, sendo a seleção de candidatos efetuada no final das provas, e nos termos do Despacho 14758/2004, de 23 de Julho.
Não ficando preenchidas todas as vagas, a Escola poderá definir outras datas para prestar provas de acesso, em Fase Especial de Concurso.
2 Fase de Seleção
As provas têm como objetivo selecionar indivíduos que tenham desejo, preferência e competências/potencialidades de trabalho para frequentar o curso.
3 Candidaturas
Documentos
- Formulário de Candidatura / Pré-inscrição;
- Fotocópia Autenticada de Certificado de Habilitações (com a descrição das notas de todas as disciplinas que frequentou no 9º ano de escolaridade ou equivalente);
- Certificado de Robustez Física e Psíquica, Atestado de Residência;
- Fotocópia do BI/Cartão de Cidadão, Cartão de Contribuinte, Cartão de Utente (SNS/ADSE);
- Quatro fotografias actuais tipo CC.;
- Número de Identificação Bancária (NIB).
- Declaração de Abono de Família com indicação de escalão atribuído e Número de Segurança Social
Para efeitos de candidatura aos Cursos Profissionais é necessário preencher e submeter o formulário de Candidatura / Pré-inscrição.
Os restantes documentos deverão ser entregues até ao dia da realização da Prova de Acesso.
4 Calendário
Em cada ano letivo será definido o calendário das provas de acesso e aqui publicado.
5 Condições atribuídas durante a frequência do curso
- Seguro escolar, nos termos legais;
- A experiência de um estágio integrado em contexto real de trabalho (Formação em Contexto de Trabalho);
- O apoio em materiais para a realização dos trabalhos a desenvolver nas várias áreas, assim como fichas de apoio, materiais e manuais pedagógicos necessários ao evoluir dos conhecimentos teóricos e práticos;
- Curso co-financiado;
- Possibilidade de alojamento;
- Atividades de enriquecimento curricular específicas para o seu nível de ensino.
6 Apoios
Nos termos da Lei Regulamentar (Despacho Normativo nº 4-A/2008, de 24 de Janeiro), os formandos poderão receber Subsídio de Refeição, Subsídio de Transporte e/ou Subsídio de Alojamento.
7 Funcionamento dos cursos
- Os cursos funcionam de segunda a sexta-feira.
- O funcionamento de sessões em seminários específicos, aulas de acompanhamento ou de áreas de desenvolvimento curricular (Projeto de Formação em Contexto de Trabalho e de Prova de Aptidão Profissional) ocasionará aulas acrescidas em módulos definidos ou inseridas na área da Coordenação Pedagógica, podendo, se necessário, ocupar o sábado e outro horário.
8 Destinatários
Jovens que tenham concluído o 3º ciclo do Ensino Básico ou equivalente (9º ano de escolaridade);
Jovens que não tenham concluído o Ensino Secundário;
Com idade até 20 anos (excecionalmente 25 anos);
9 Certificação
A formação confere Diploma de Nível Secundário, e Certificado de Qualificação Profissional de nível 4.
A estrutura curricular e as diversas atividades de enriquecimento curricular do curso profissional constituem também uma mais-valia de conhecimentos que extravasam a profissão, constituindo um leque de conhecimentos e saberes para o desempenho de outras profissões e/ou prosseguir estudos superiores no domínio específico do curso ou de outros.