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Novos projetos no âmbito da Ciência e Tecnologia, da Educação Ambiental/Sustentabilidade, reforço de investimentos por parte da Direção/Administração, incremento de parcerias, renovado compromisso individual e comunitário de gestão racional nas áreas da água, energia, resíduos, papel, bem como no combate às alterações ambientais, à proteção da Floresta, à valorização do Mar e à promoção de uma alimentação saudável e sustentável, são eixos do novo Plano de Ação. Este começou a ser delineado no 1º Conselho Eco-Escola, realizado ainda no dia 16, ao final da tarde: com representantes de alunos de todos os níveis de ensino, de docentes e não docentes, da Associação de Pais e da Direção discutiu-se, recolheram-se sugestões, decidiu-se, planeou-se… Também neste âmbito, o compromisso com a qualidade nos levará a mais e melhor, com vontade determinada, dando vida ao CST, PROJETO de CONFIANÇA!

A comunidade educativa do Colégio de São Teotónio assinalou na passada terça-feira, dia 16 de outubro, o hastear da 11ª Bandeira Verde, em clima festivo. O Galardão, recebido no passado dia 4 em Pombal, na cerimónia Nacional, traduz o reconhecimento de um empenhado trabalho na área da educação ambiental/educação para a sustentabilidade, segundo a metodologia dos 7 passos do Programa Eco-Escolas. No Colégio de São Teotónio, este Programa integra o Projeto educativo há já onze anos constituindo mais uma expressão do compromisso em formar os jovens segundo uma visão humanista-cristã da pessoa e da sociedade – conhecer, intervir, melhorar práticas e atitudes, com respeito pela Casa Comum e colaborando na promoção da justiça e equidade sociais, assumindo o valor da sustentabilidade.

Este momento celebrativo, que reuniu toda a comunidade educativa, cerca das 10h15 contou com o contributo belíssimo da Escola de Música São Teotónio: sob a orientação do professor Alexandre Madeira, a Orquestra  interpretou Semper Fidelis - John Philip de Sousa e, após breves palavras da professora Coordenadora do Programa, foi hasteada a nova bandeira Verde ao som de Hino à alegria - Ludwig van Beethoven: pela mão dos alunos delegados de turma do 1ºCiclo ao Ensino Secundário, com grande entusiasmo e visível satisfação de todos os presentes!

 

O Município de Pombal foi escolhido para acolher a edição 2018 do Dia das Bandeiras Verdes.

Na  Expocentro de Pombal, no dia 4 de Outubro cerca de 5000 participantes celebraram a atribuição desta distinção de qualidade. Neste dia o Colégio de São Teotónio esteve presente – os delegados/subdelegados  de turma  do 5º ano ao 12º ano representado toda  a comunidade discente e dois elementos representantes do corpo docente e não docente – formámos uma equipa muito animada e com boa disposição, participámos nas múltiplas atividades, jogos, ateliês, … visitamos as Exposições (vimos os nossos quatro Eco-Posters selecionados a integrar  a exposição itinerante!), aprendemos muito e sempre divertidos!

À semelhança das edições anteriores , durante a manhã , decorreu a Eco‑mostra que contou com a presença de centenas de escolas..

O programa valeu bem a pena!

A gala Eco-escola decorreu durante a tarde, com mais atividades, espetáculo musical e no final com a entrega da bandeira verde.

Já passava das 16h30 recebemos a tão esperada  Bandeira Verde, como reconhecimento do trabalho desenvolvido no âmbito do Eco-Escola ao longo do ano letivo 2017-2018 – foi com muita satisfação e orgulho que a recebemos em nome de todos e ouvimos:  Parabéns, Colégio São Teotónio!

COMUNICADO / INFORMAÇÃO

Em janeiro de 2017, na sequência de uma denúncia do então Revisor Oficial de Contas do Colégio, António Pinto Castanheira, fui acusado do crime de falsificação de documento, juntamente com o Dr. Filipe Ramos e o Dr. Luís Coimbra.

Nessa altura, talvez se recordem, expus objetivamente a questão, reportada ao ano letivo 2012/2013 e as motivações do denunciante, para que os factos então ocorridos fossem conhecidos de quem neles tivesse interesse, não se ficando apenas pelas manchetes dos jornais “padre acusado de falsificação de documentos”, o que naturalmente vende bem, mas é pouco esclarecedor.

O Ministério Público, aceitando a ficção do denunciante, deduziu acusação e propôs a suspensão provisória do processo, que traduziria um consentimento de conduta censurável.

Tenho-me por pessoa íntegra e honesta e, em nome da verdade, não aceitei, optando por ir a julgamento. Sentar-me no banco dos réus foi uma experiência que não desejo a ninguém. Foi muito doloroso. Mais ainda por me sentir injustamente acusado e conhecer a estirpe e motivações do denunciante.

Fui à sala de audiências 13 vezes, durante mais de um ano, tendo sido a última no passado dia 5 de setembro para leitura da sentença.

Tal como tinha acontecido com todas as entidades que analisaram total ou parcialmente o assunto, Autoridade para as Condições do Trabalho, Autoridade Tributária e Aduaneira, Programa Operacional Potencial Humano, Ordem dos Revisores Oficias de Contas, também o Tribunal considerou a nossa atuação correta.

No cumprimento dos normativos legais e dissecado o assunto em sede de julgamento, concluiu o Tribunal que “a interpretação que presidiu à conduta dos arguidos, dada por assente, sendo a mais defensável do ponto de vista de justiça material, porque em consonância com o escopo do legislador (como já se referiu), não consubstancia a prática dos arguidos o preenchimento dos elementos constitutivos do tipo legal de crime imputado, por inexistir intenção de causar prejuízo a outra pessoa ou ao Estado ou de obter para si ou para outra pessoa benefício ilegítimo, mas tão só alcançar um direito que no seu entender (e no nosso), justificada e legitimamente lhes assistia. Os elementos documentais fornecidos ao POPH, porque consonantes com essa verdade, não integram, consequentemente, o preenchimento das al. a) e d) (ou qualquer das restantes) elencadas no n.º 1 do art.º 256.º do Código Penal”, impondo-se a absolvição, que determina.

Todos corroboraram a lisura e legalidade da nossa atuação. Todos, exceto o Revisor António Pinto Castanheira; vá lá saber-se porquê!

Aguardo que a decisão transite em julgado. Então mais direi e farei.

Quero agradecer mais uma vez aos trabalhadores do Colégio que em 2012/2013 ousaram propor e viver o valor cristão da partilha. Agradeço-lhes também, como a todos os amigos, o apoio e o testemunho da verdade.

Quero agradecer ao Dr. Filipe e ao Dr. Luís a sua costumada competência profissional, a sua amizade e proximidade que agora foi até ao banco dos réus. Ao Dr. Hugo Barros, nosso advogado, agradeço a lucidez e segurança na condução deste processo.

Coimbra, 7 de setembro de 2018

Pe. Manuel Carvalheiro

Creche e  Pré-escolar

3 de setembro - segunda-feira

 

Início do ano letivo 

 

 

1º Ciclo do Ensino Básico

6 de setembro - quinta-feira 

18H30 Cineteatro

 

Reunião de Pais/EE

7 de setembro - sexta-feira

09H00

 

Início do ano letivo (acolhimento)

 

2º e 3º Ciclos do EB e Ensino Secundário

7 de setembro - sexta-feira

18H00 Cineteatro

 

Reunião de Pais/EE

10 de setembro - segunda-feira 

09H30 (5º ao 8º ano)

 

Início do ano letivo (acolhimento)

10H00 (9º ano e secundário)

 

 

A ciência na escola ao serviço do desenvolvimento e da humanização

Turmas 10.1 A | B

PROJETOR2R - Residuos para Recursos: microbiotecnologia no futuro na reciclagem

 

Conscientes de que o que hoje são resíduos podem ser fontes de matérias-primas, através da coordenação de novas estratégias (como a biolixiviação e a bio-remoção), e de que o fósforo é um elemento necessário à agricultura cujas fontes de fornecimento tradicionais estão quase esgotadas, os alunos do 10 ano participaram na 15ª Edição do Prémio Fundação Ilídio Pinho- Ciência na Escola com o projeto "Residuos2Recursos: Biomicrotecnologia no futuro na reciclagem" .

Neste projeto os alunos conseguiram criar um processo, suportado em bioestratégias, para a remoção de fósforo, a partir de lamas residuais, e a produção de um produto rico em fósforo utilizável na agricultura. Dado estarmos a viver uma crise de recursos, é essencial a criação de modelos económicos onde se gera riqueza sem prejudicar o ambiente.

Todo o trabalho desenvolveu-se em estreita colaboração com a Professora Dª Paula Vasconcelos Morais, da FCTUC, e o Engenheiro João Damasceno, diretor da empresa Águas da Figueira.

A Editorial Caminho tem o prazer de informar que aos trabalhos dos alunos Maria Carolina Dias França foi atribuído o 2.º Prémio ex-aequo no ciclo de escolaridade a que pertence, na modalidade de Desenho no Concurso Uma Aventura... Literária 2018. Muitos parabéns!

Este ano, a Caminho recebeu 14.643 trabalhos participantes no Concurso Uma Aventura…. Literária 2018. Os números falam por si e demonstram o enorme interesse que este Concurso continua a suscitar junto de professores e alunos de todo o país.

Felicitamos o(s) aluno(s) e a escola pela qualidade do trabalho, que encantou o júri, e agradecemos a todos os professores que, com dedicação e empenho, fazem deste concurso o maior do género em Portugal.

Conforme o regulamento prevê, o prémio consiste na publicação do trabalho num dos livros da coleção Uma Aventura, cujo título e edição serão divulgados oportunamente. O autor receberá ainda como brinde um cheque-livro

Temos ainda o prazer de o(a) convidar a estar presente na cerimónia pública de entrega dos prémios, que decorrerá no dia 11 de junho, às 14.30 horas, no Pavilhão Carlos Lopes, que fica perto dos pavilhões da Editorial Caminho, no Espaço Leya, da Feira do Livro de Lisboa (Parque Eduardo VII).

As escritoras Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada participam na festa destinada aos premiados, aos professores e aos colegas e familiares que os quiserem acompanhar. Os premiados podem trocar o cheque-livro pelas obras que escolherem nos pavilhões da Editorial Caminho e levar como recordação um livro autografado das autoras.

A ciência na escola ao serviço do desenvolvimento e da humanização

Turma 7º B - 4º Escalão

PROJETO: Lanterna Verde - a bactéria biossensor para detetar contaminação ambiental

 

Este projeto foi desenvolvido pelos alunos da turma 7ºB em parceria com a Universidade de Coimbra, Laboratório de Microbiologia contando com os Investigadores: Professora Doutora Paula Vasconcelos Morais, Drª Mariana Cruz Almeida e Dr Diogo Neves Proença, da FCTUC, Departamento Ciências da Vida; do CST, profª Alice Rocha como coordenadora.

A formação em Ciências Naturais visa despertar nos alunos a curiosidade acerca do mundo natural e o interesse pela ciência, desenvolver uma compreensão abrangente da Terra e da Vida, dos procedimentos da investigação científica e ainda questionar o comportamento humano perante o mundo e o impacto da ciência e da tecnologia no ambiente. Neste contexto, foi com muito agrado e verdadeiro entusiasmo que aceitamos o desafio de corresponder à temática proposta pela 15ª edição Prémio Fundação Ilídio Pinho e pusemos mãos à obra concorrendo com este projeto.

A contaminação do meio ambiente com metais aumentou drasticamente durante o último século devido a intensas atividades antropogénicas e ao aumento da necessidade destes. Os solos são o principal concentrador dos metais libertados para o meio ambiente e, ao contrário dos contaminantes orgânicos, estes não sofrem degradação microbiana ou química. As estratégias de remediação ambiental que se centram na redução da biodisponibilidade dos metais no ambiente são somente aceites se demonstradas serem estáveis a longo prazo.

Neste trabalho construímos um modelo de contaminação ambiental por crómio e avaliamos o processo de biorremediação natural utilizando um biossensor desenvolvido na Universidade de Coimbra, o "Lanterna Verde". 

O uso de biossensores bacterianos permite determinações sensíveis do contaminante biodisponível, sem equipamentos caros, treino especializado ou o uso de reagentes químicos. Assim, existe uma necessidade de mercado para biossensores como um método mais seguro e ambientalmente correto para a quantificação de cromato. Refira-se que o biossensor teve um prémio INOV-C e espera-se que possa ser utilizado por empresas no futuro, para monitorização ambiental.

Aos alunos do 7ºB dedicados e responsáveis em todas as tarefas delineadas, o desenvolvimento deste projeto  permitiu alargar os horizontes da aprendizagem, possibilitou não só o acesso aos produtos da Ciência mas também aos seus processos, compreender os seus limites e potencialidades e entender as suas aplicações tecnológicas na sociedade: tornou acessível o estudo experimental da Ciência, a aquisição de destrezas experimentais, tendo em vista a valorização do método científico e o estudo da Ciência e das Tecnologias. Simultaneamente, possibilitou a compreensão prática de que estas dimensões se podem encontrar, criativamente, para gerar respostas eficazes e necessárias, ao alcance de todos o que se empenham, a problemas de sustentabilidade global. Com o percurso realizado todos os alunos da turma contactaram com o “fazer ciência”, compreendendo, a partir de um problema concreto, a relação entre a Ciência, a Sociedade e as Tecnologias ao serviço de uma maior qualidade de vida, isto é, ao serviço do desenvolvimento e da humanização. Valeu a pena!

A divulgação dos resultados das Provas Finais do ensino básico e dos Exames Nacionais do ensino secundário pelo Ministério da Educação e da Ciência permitiu aos diversos meios de comunicação social a elaboração dos já famosos rankings de escolas.

É certo que sempre relativizamos tal graduação; todavia, se serve para outros como elemento certificador de excelência também pode servir para nós.

Neste pressuposto, muito nos agradam os excelentes resultados do ano passado, de que apenas destaco no 1º ciclo e no ensino secundário, a posição de melhor escola do distrito de Coimbra; no ensino secundário, a melhor média nacional no exame de Física e Química; entre as melhores a nível distrital e nacional nas restantes provas e disciplinas.

Agrada-nos ainda saber que somos das escolas com menor diferença entre a classificação interna e a classificação de prova ou de exame, demonstrando a adequação das avaliações.

Acreditamos no Projeto Educativo do Colégio de São Teotónio e da sua escola de música – Escola de Música de São Teotónio. Para nós o sucesso é sinónimo de trabalho, exigência, rigor, persistência. Não alinhamos no facilitismo de notas inflacionadas, mas em aprendizagens sólidas e transversais. Queremos os nossos alunos autónomos e preparados para os cenários mais adversos, para um futuro que se adivinha difícil. No Colégio, o sucesso constrói-se com um corpo docente competente e dedicado, e alunos interessados e motivados. Aí está o resultado. Estão, por isso, de parabéns.

Aos pais, um especial agradecimento por nos confiarem a educação escolar dos seus filhos.

Obrigado a todos os colaboradores do Colégio, aos nossos alunos e suas famílias.

O Diretor

 

Alunos do Colégio de São Teotónio doam “Um Cabaz de Natal por Turma” a famílias carenciadas!

O Colégio de São Teotónio associou-se à campanha “Natal Solidário 2017” da Cáritas Diocesana de Coimbra, lançando o desafio aos seus alunos e professores para prepararem cabazes de Natal com produtos de primeira necessidade e brinquedos (para as crianças), com a finalidade de serem doados a famílias carenciadas da região de Coimbra. 

Assim, no dia 13 de dezembro de 2017, pelas 10h15, teve lugar, no átrio de CST, uma pequena, mas sentida cerimónia, onde estiveram presentes a Drª Ana Paula Cordeiro (Coordenadora do Centro de Apoio Social da Cáritas Diocesana de Coimbra), o Sr. Diretor do Colégio de São Teotónio, Dr. Antero Abreu, os Diretores de Turma e outros professores, bem como os Delegados e Subdelegados de todas as turmas do Colégio, para se promover à entrega de 1 cabaz de Natal por turma, a que se associaram também os docentes do Colégio com o seu próprio cabaz.

O Sr. Diretor do Colégio de São Teotónio, Dr. Antero Abreu, realçou a generosidade que, uma vez mais, os alunos e professores demonstraram ao abraçar esta campanha solidária, que não resolve todos os problemas destas famílias carenciadas, mas que ajudará a que tenham um Natal melhor, evidenciando o sentido de responsabilidade social, de estar atento ao próximo e às suas necessidades, tão característico da Comunidade Educativa deste colégio, de natureza Católica.  

A Drª Ana Paula Cordeiro agradeceu, igualmente, a solidariedade de todos os alunos e professores, referindo terem sido superadas as expetativas, o que ajudará a Cáritas Diocesana de Coimbra a poder ajudar mais de 200 famílias carenciadas, neste Natal, prometendo fazer chegar estes cabazes a quem mais deles necessita, referindo ainda que são gestos destes que refletem o verdadeiro espírito de Natal.

O Colégio de São Teotónio é finalista do «Concurso Literacia 3D» que decorre hoje, vinte e seis de maio, no Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva, em Lisboa.

Este concurso é organizado pela Porto Editora em três Categorias: Literacia de leitura (5ºAno), Literacia Matemática (6ºAno) e Literacia Científica (7ºAno). As provas são realizadas em computador e têm a duração de 45 minutos.

Nesta edição do «Desafio pelo conhecimento», inscreveram-se cerca de 90 mil alunos e estiveram envolvidas 750 escolas de todo o país. A primeira fase decorreu entre 21 e 25 de novembro em cada escola. O melhor aluno de cada categoria esteve presente na fase distrital no dia 8 de março. Hoje, realiza-se a Grande Final onde estarão presentes 60 alunos.

O Colégio de São Teotónio estará presente na grande final no «Concurso Literacia 3D» em duas categorias. Os alunos apurados para a final são:

–   Leonardo Almeida (6ºB) em Literacia Matemática;

–   Joaquim Rodrigues (7ºM) em Literacia Científica.

Dados para melhorar a qualidade de vida e complementar os dados da Agência Portuguesa do Ambiente

34 alunos – 2 turmas de 4º ano A e B - 2º Escalão

Coordenador do Projeto - Profª Ana Maria Ramos – parceria Drª Paula Morais da FCT da UC; profª Susana Dias

A Agência Portuguesa do Ambiente disponibiliza uma base de dados online que permite conhecer a qualidade do ar com base em parâmetros químicos, não existindo dados microbiológicos. A microflora do ar interior pode ser prejudicial para a saúde humana induzindo alergias. Urge que a qualidade do ar nas escolas seja uma questão de crescente preocupação na sociedade atual. O objetivo deste projeto passa por avaliar a qualidade microbiológica do ar interior e envolvente da escola, pretendendo-se contribuir para as decisões que visem o melhoramento da qualidade do ar. Poderá, ainda, servir como elemento propulsor do estudo desta variável em contextos escolares.

22 alunos – turma 5º A - 3º Escalão

Coordenador do Projeto - Profª Maria Alice Rocha – parceria Drª Marta Piñeiro Gómez e Drª Carla Sofia Loureiro Gomes, da  UC - FCT, Departamento de Química e Centro de Química de Coimbra

O projeto consiste na utilização de compostos extraídos de plantas, oxigénio e luz solar na purificação de água. Pretende-se demonstrar a importância da conservação da biodiversidade como fonte renovável de diversos produtos naturais que através da utilização de novas técnicas e tecnologias podem, por sua vez, ser resposta para problemas atuais de sustentabilidade global tais como a preservação do mais precioso recurso natural, a água.

28 alunos – turma 8ºA - 4º Escalão

Coordenador do Projeto - Profª Susana Dias – parceria Drª Paula Morais e  Dr. Romeu Francisco, da FCTUC

As plantas têm sido utilizadas em estratégias de fitorremediação de solos contaminados com metais, utilizando-se plantas hiperacumuladoras para a fitoextração, ou utilizando plantas tolerantes a metais para a fitostabilização. O objetivo deste projeto é “construir” plantas fitoestabilizadores utilizáveis em biorremediação. 1)Mostrar a presença de bactérias nos tecidos das plantas. 2) Modificar a comunidade endofitica da planta com uma bactéria resistente a arsénio. 3)Mostrar que plantas com a bactéria resistente são mais resistentes a metal e utilizáveis em fitoremediação/fitoestabilização.

No âmbito da Educação para a Cidadania e atendendo ao referencial de Educação Financeira da Direção Geral da Educação, o Colégio de São Teotónio efetuou candidatura à 5ª edição do Concurso Nacional “Todos Contam”, promovido pelo Conselho Nacional de Supervisores Financeiros, em parceira com o Ministério da Educação.

Para grande satisfação e legítimo orgulho, o projeto apresentado pelo CST mereceu a atribuição do Prémio Nacional, no âmbito do 3º Ciclo do Ensino Básico. Assim, no próximo dia 5 de maio, decorrerá no Cineteatro do Colégio de São Teotónio, a cerimónia de entrega do prémio nacional da 5. ª Edição do Concurso “Todos Contam”, segundo o programa abaixo indicado.

O dia 29 de abril foi um dia de OURO para a comunidade do Colégio de São Teotónio.

A professora Telma acompanhou os alunos Afonso Silva, Bernardo Silva e Carlos Santos, da turma do 9ºA, ao Departamento de Física da Universidade de Coimbra onde participaram nas Olimpíadas de Física. Após a realização das provas, que incluíam a componente prática e teórica, com alguns nervos à mistura, eis que o Ouro começou a brilhar forte! O resultado foi que GANHARAM a medalha de OURO!!!  Assim, encontram-se inscritos para a fase nacional que se realizará nos dias 2 e 3 de junho de 2017, no Instituto Superior Técnico de Lisboa. Esta fase nacional das Olimpíadas apura para as Olimpíadas Internacionais 2018 (julho 2018, Lisboa) e Olimpíadas Ibero-americanas 2018 (setembro 2018, Brasil). Estas conquistas representam, também, o esforço de professores, mas, sem dúvida nenhuma que são os nossos alunos que conseguem voar alto!!!

Muitos Parabéns!!! Que orgulho!!!

No dia três de abril, a aula de Geologia do 10º e 11º foi na Serra da Freita! Que lugar fantástico e que bom tempo esteve! Encontramos lá vários tesouros, pistas, que nos permitem compreender o passado geológico desta região. Fomos conhecer a Frecha da Mizarela, uma queda de água com cerca de 70 metros de altura, onde o rio Caima deixa de circular nos granitos, para passar a circular nos xistos, mais facilmente erodidos. Fomos conhecer o campo de dobras da Castanheira, onde as rochas, estando num regime dúctil, quando sujeitas a forças compressivas, dobraram. É uma delícia olhar para essas dobras e imaginar as forças que as produziram. Depois, fomos conhecer o afloramento de um tipo de granito único no mundo, o granito nodular da Castanheira. Sim, Portugal tem tesouros fantásticos!

Certamente o termo “Pedras parideiras” não é novo! Não sendo um ser vivo, é lógico que o granito não “pariu”, mas os seus nódulos de biotite, com as diferenças de temperatura que se fazem sentir na Serra, assim como através de fenómenos de crioclastia, acabam por se destacar da rocha. Depois, na parte da tarde, fomos para o outro lado da Serra. Passámos em Canelas, onde foram encontrados fósseis de trilobites, o que significa que nesse local, no passado geológico, já existiu um oceano, onde se reuniram as condições ideais para a formação de rochas sedimentares, como arenitos, argilitos… Com o fecho deste oceano, estas rochas sedimentares transformaram-se em metamórficas, originando os quartzitos, os xistos…

Para finalizar, fomos observar a Falha da Espiunca, bem pertinho da entrada nos Passadiços do Paiva, que, por falta de tempo, não pudemos explorar como inicialmente previsto. Mas foi aberto o apetite para voltar, desta vez com a família! Sim, porque com o bom tempo, ficar em casa não será opção!!! Há tanto para conhecer e compreender neste nosso belo país! Bons trilhos!