são teotónio

Escola(s) católica(s)

  • Preocupação pela qualidade
  • Formação dos alunos nos valores éticos, na cultura humanista, na relação comunitária, no ideal cristão Primado dos valores éticos e espirituais
  • Qualidade da relação entre todos
  • Uma escola inspirada na visão cristã da pessoa e da sociedade

Colégio de São Teotónio, o humanismo cristão, um projeto educativo, uma escola plural

 

Assim nos propomos ser e fazer escola…

Conselho de Administração

O Conselho de Administração é o órgão que representa e define a orientação da Instituição em toda a plenitude, exercendo a sua ação de planificação e execução estratégica em ordem aos fins da “São Teotónio, sociedade de ensino, cultura e educação cristã, SA”. É constituído por Pe Manuel Carvalheiro Dias, Pe Manuel António Ferrão e João Paulo Fernandes.

Direção Pedagógica do Colégio

A orientação e a responsabilidade pedagógicas do Colégio são do Diretor Pedagógico e de 2 assessores que constituem a Direção Pedagógica. Compete-lhes organizar e dinamizar a escola, em todos os seus componentes e dinâmicas, direcionando-a para o sucesso dos alunos, em fiel obediência ao seu ideário humanista cristão. É constituída por Pe Manuel Carvalheiro Dias, Alice Rocha e Anabela Alves.

Direção Pedagógica da Escola de Música

A orientação e a responsabilidade pedagógicas da Escola de Música São Teotónio são da Direção Pedagógica. Compete-lhes organizar e dinamizar a escola, em todos os seus componentes e dinâmicas, direcionando-a para o sucesso dos alunos, em fiel obediência ao seu ideário humanista cristão. É constituída por Manuel Carvalheiro Dias, Jorge Campos, Fernanda Casais e Isabel Melo e Silva.

O Colégio de São Teotónio, fundado em 1963, é uma escola católica a lecionar os curricula oficiais sob inspiração do Evangelho de Jesus Cristo. Algumas notas identificativas da sua natureza: 

  • preocupação pela qualidade da educação, formando a pessoa toda, numa perspetiva integral, com um particular ênfase na sua dimensão espiritual;
  • formação dos seus alunos nos valores éticos, na cultura humanista, na qualidade da relação comunitária, no ideal cristão, ultrapassando a visão redutora do relativismo moral e jurídico que corroem o sentido de uma cidadania responsável;
  • qualidade da relação entre todos os elementos da escola – educadores, alunos e pais –, que procura superar o individualismo e as dificuldades de relação interpessoal que marcam a sociedade contemporânea, educando pela proximidade relacional, pela dedicação e coresponsabilidade;
  • visão cristã da pessoa e da sociedade que sublinha a dignidade única e inviolável da pessoa humana, o carácter sagrado da vida, a fraternidade universal, a convivência pacífica e o serviço ao bem comum.

São Teotónio, a marca educativa na excelência do aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos, em síntese, aprender a ser.

A visão estratégica do Colégio passa por ver reconhecida e certificada, externamente, toda a sua ação.

Alguns valores do Projeto Educativo que destacamos como marca identitária

Autonomia Responsabilidade
Solidariedade Criatividade
Cidadania Interioridade
Empreendedorismo

Em Março de 1960, o Bispo de Coimbra nomeou por decreto uma comissão incumbida de estudar a criação de um colégio em Coimbra «em que a educação fosse ministrada sob a orientação e fiança da Igreja».

Surge, então, em Janeiro de 1963, a «São Teotónio, Sociedade de Ensino, Cultura e Educação Cristã, SA», procedendo-se em Julho desse mesmo ano à escritura de compra dos terrenos onde viria a ser implantado o edifício.

Tendo como Diretor D. Eurico Dias Nogueira, o Colégio de São Teotónio iniciou a sua atividade em Outubro de 1963, sob a proteção do primeiro Santo português, uma figura ligada ao passado da cidade de Coimbra.