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TOP MAT

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Atreve-te a ser um vencedor.

Destinatários     Alunos dos 2º, e 3º ciclo e secundário
Horário Quinta-feira das 16h20 às 17h30
Responsável Professor Rui Carneiro

Enquadramento

A prática de jogos na metodologia do ensino da matemática estimula o raciocínio lógico matemático, capacita o aluno na elaboração de novas estratégias e de resolução de problemas e ajuda no desenvolvimento da agilidade mental. A utilização de jogos matemáticos é um dos recursos que propicia o “aprender brincando”, pois ao mesmo tempo em que trabalha conteúdos matemáticos, envolve também o raciocínio lógico dos procedimentos a serem desenvolvidos.

Descrição da Atividade

Visando a preparação para as Olimpíadas de Matemática e para o Concurso Canguru Matemático, os alunos realizarão as provas de anos anteriores.

Jogos Matemáticos

Relativamente aos Jogos Matemáticos, os discentes treinarão os jogos que constam da seguinte tabela:

  2º ciclo 3º ciclo secundário
Gatos e Cães X    
Rastos X X  
Hex X X X
Avanço   X X
Produtos     X

Objetivos

  • Preparar os alunos para as Olimpíadas de Matemática, Concurso Canguru Matemático e Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos;
  • Desenvolver capacidades de raciocínio lógico, atenção/concentração, através de jogos lúdicos-didáticos;
  • Promover o gosto pela matemática através de jogos;
  • Consolidar conhecimentos da disciplina.

Monitorização e Medição

  • Registo de frequências dos alunos;
  • Registo da assiduidade dos alunos;
  • Classificação do Colégio nas Provas e Concursos Matemáticos ao longo do ano.