Gostas de jogar?
Então inscreve-te no clube TopMat e vamos treinar!
Atreve-te a ser um vencedor.
Destinatários | Alunos dos 2º, e 3º ciclo e secundário | |
Horário | Quinta-feira das 16h20 às 17h30 | |
Responsável | Professor Rui Carneiro |
Enquadramento
A prática de jogos na metodologia do ensino da matemática estimula o raciocínio lógico matemático, capacita o aluno na elaboração de novas estratégias e de resolução de problemas e ajuda no desenvolvimento da agilidade mental. A utilização de jogos matemáticos é um dos recursos que propicia o “aprender brincando”, pois ao mesmo tempo em que trabalha conteúdos matemáticos, envolve também o raciocínio lógico dos procedimentos a serem desenvolvidos.
Descrição da Atividade
Visando a preparação para as Olimpíadas de Matemática e para o Concurso Canguru Matemático, os alunos realizarão as provas de anos anteriores.
Jogos Matemáticos
Relativamente aos Jogos Matemáticos, os discentes treinarão os jogos que constam da seguinte tabela:
2º ciclo | 3º ciclo | secundário | |
Gatos e Cães | X | ||
Rastos | X | X | |
Hex | X | X | X |
Avanço | X | X | |
Produtos | X |
Objetivos
- Preparar os alunos para as Olimpíadas de Matemática, Concurso Canguru Matemático e Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos;
- Desenvolver capacidades de raciocínio lógico, atenção/concentração, através de jogos lúdicos-didáticos;
- Promover o gosto pela matemática através de jogos;
- Consolidar conhecimentos da disciplina.
Monitorização e Medição
- Registo de frequências dos alunos;
- Registo da assiduidade dos alunos;
- Classificação do Colégio nas Provas e Concursos Matemáticos ao longo do ano.