A sociedade SÃO TEOTÓNIO – Sociedade de Ensino, Cultura e Educação Cristã, S.A., proprietária do Colégio de São Teotónio e da Escola de Música de São Teotónio, foi distinguida como PME Líder em 2021, no âmbito do Programa FINCRESCE.
Recordamos que é a décima vez que tal distinção nos é atribuída, depois de já o ter sido em 2009, 2010, 2011, 2012, 2013, 2017, 2018, 2019 e 2020.
O estatuto de PME Líder visa reforçar a visibilidade das empresas de dimensão intermédia que integram o segmento mais competitivo da economia nacional, para além de pretender estimular o prosseguimento de dinâmicas empresariais que contribuam de forma sustentável para a criação de riqueza e bem-estar social.
O objetivo desta iniciativa do IAPMEI é valorizar exemplos de bom desempenho económico e indicar ao mercado as melhores PME, ajudando, assim, a consolidar lideranças competitivas e facilitando o acesso a financiamento em condições mais vantajosas.
Enquanto Administração, e não obstante os tempos conturbados vividos, orgulhamo-nos das decisões de gestão tomadas, com o rigor e a ponderação que se exigem e nos caracterizam.
Agradecemos a confiança de todos os que nos permitem mais esta distinção de qualidade – famílias, trabalhadores, fornecedores, bem como outros interlocutores e parceiros.
A Administração
“Geração Verdão” é um programa de sensibilização e educação ambiental desenvolvido pela Novo Verde – Entidade Gestora de Resíduos de Embalagens, e tem como objetivo principal contribuir para o desenvolvimento de uma cultura de reciclagem em Portugal através da formação e educação das crianças de hoje, adultos de amanhã, no contexto escolar. No presente ano letivo, no contexto do desenvolvimento do Programa Eco-Escolas, o CST aderiu a este projeto.
O projeto “Geração Verdão em Circulação”, pretende trabalhar o conceito de economia circular desafiando as escolas a investigar e representar o ciclo de vida de uma embalagem recorrendo a vários formatos consoante o nível de ensino.
No 1º Ciclo do CST, os alunos do 4º ano, turmas A e B, aceitaram com elevado empenho e grande criatividade este desafio! “Construção de Objetos” foi a modalidade requerida no 1º Escalão. Num trabalho de indiscutível riqueza interdisciplinar (Inglês, Estudo do Meio, Educação para a Cidadania – Educação ambiental e Expressões Artísticas – Expressão Plástica) desenvolvido sob a orientação das respetivas professoras titulares Ana Maria Ramos e Cátia Rocha e da professora de Inglês, Teresa Fernandes, realizaram a construção de 2 objetos, conforme Regulamento, utilizando diferentes tipos de embalagem/resíduos à escolha, realizados em diferentes períodos letivos. Mereceu eleição “Casas Sustentáveis”. Os alunos apresentaram os projetos das casas na disciplina de Inglês, tendo em conta diversos aspetos de sustentabilidade, por forma a diminuir a pegada ecológica.
No Dia Eco-Escola (2 de junho 2021) a belíssima exposição de todos os trabalhos suscitou o interesse, a surpresa e o elogio de quantos a admiraram!
Tal dedicação e rigor mereceu que o Colégio de São Teotónio fosse uma das 3 Escolas premiadas neste escalão a nível nacional – Muitos parabéns!
A entrega dos certificados e prémios relativos a esta atividade decorrerá durante o Galardão Eco-Escolas 2021, previsto para dia 12 de outubro, em Sintra.
A Direção do Colégio congratula-se pela distinção e pela qualidade do trabalho desenvolvido reveladora do empenho de todos os envolvidos: alunos, profissionais e famílias. Como se afirmava no lançamento do ano letivo: ”Desafiarmo-nos permanentemente … para que o CST se distinga na arte de bem fazer”.
O projeto traduz uma iniciativa promovida conjuntamente pela ABAE (Programa Eco-Escolas) e a Faber-Castell, e nesta segunda edição no ano letivo 2020-2021, com o título “Onde está o EcoLápis?” é inspirado no famoso livro “Onde está o Wally?”, do ilustrador Martin Handford.
Os alunos do 3.º ano do Colégio de São Teotónio são os vencedores da 1.ª edição do Campeonato de Ciência e Escrita Criativa 2020-2021, promovido pela Editora 20|20 Educação, que tinha como objetivos estimular competências de leitura, escrita e experimentação científica.
Os alunos tiveram de selecionar um livro da coleção recomendada pelo Plano Nacional de Leitura, O Clube do Cientistas (14 livros), de Maria Francisca Macedo. A escolha recaiu sobre o livro “Um Estranho Caso na Quinta”, dada a recente temática abordada na disciplina de Estudo do Meio, Animais e Plantas, que despertou a motivação de todas as crianças.
Assim, depois de ler o livro, os alunos tiveram de eleger um capítulo em que as personagens se veem em apuros e propor uma solução nova, abarcando as seguintes três fases: 1) escrever em turma a nova cena; 2) investigar, inventar e construir um protocolo experimental da experiência inovadora proposta, na nova cena, ao estilo do Clube; 3) testar o protocolo experimental, descrevendo-o, por escrito, e registando em fotografias.
Com este desafio, a imaginação e criatividade foi potenciada pelo entusiasmo, com os alunos acompanhados da sua professora titular, Rita Rebelo, a dirigirem-se para o Laboratório de Ciências para testar as propostas experimentais. Amido de milho, iodo, vinagre, couve roxa, …, tudo pronto. Os resultados estavam à vista! O passo seguinte foi a escrita em grupo/turma, com uma boa dose de criatividade.
Como prémios, os alunos da turma do 3º ano vão publicar o seu texto na revista Visão Júnior e no site da Editora 20|20 Educação e vão participar num workshop online de escrita criativa com a autora d`O Clube dos Cientistas. Além disso, cada criança receberá um livro da coleção à sua escolha, brindes do Centro de Ciência Viva, um Diploma com moldura para a turma, um encontro online com a autora e com os vencedores do 2º e 3º lugares. O Colégio receberá todos os livros da coleção para apetrechar a sua Biblioteca Escolar, bem como 1 livro do catálogo adulto para a professora titular.