É dito pelos corredores do colégio que se avistou dia 11 de fevereiro um autocarro cheio de alunos do secundário a sair do exploratório com destino a Barcelona… Este rumor não poderia estar mais certo! Foi assim que alguns alunos das turmas do 10º e 11º anos começaram a sua viagem à cidade catalã. Depois de uma noite de viagem, mas com muita diversão, a primeira paragem deu-se em Saragoça, onde pudemos apreciar a beleza da Basílica de Nossa Senhora do Pilar e tomar o pequeno-almoço. Já de pernas esticadas, seguimos caminho em direção a Monserrat, eleito o destino mais bonito de toda a viagem pela arquitetura e beleza natural, não teremos nós avistado um belíssimo pôr-do-sol. No entanto, nem tudo foi um mar de rosas, já que muitos agricultores nos obrigaram a ficar retidos durante muito tempo. Pela tarde, agora sim, prosseguimos com destino à capital da Catalunha. À noite, chegámos finalmente ao nosso alojamento, não sabendo que aventuras é que iríamos viver naqueles próximos dias. O Park Guell, um dos mais acariciados e emblemáticos jardins do mundo, que usou a perfeição da natureza e da arquitetura de Gaudí para cativar a atenção de todos que lá passam, foi bastante adorado por todos.
Como cereja no topo do bolo, ao fim da tarde, pudemos desfrutar, novamente, de um radiante pôr-do-sol, mas desta vez na praia! Quem diria que em pleno fevereiro estaríamos a tocar nas águas quentes mediterrâneas na cidade predileta da Catalunha. De todas as experiências que tivemos, de certo que não podemos ficar indiferentes às obras de Miró, expostas na Fundação Juan Miró e à apaixonante e única no mundo obra de Gaudí, com a imponente Basílica da Sagrada Família, que tem cravado numa das suas paredes o nome de uma cidade portuguesa: Fátima. Deliciamo-nos com o Palau da Música e com a sua inigualável arquitetura (bem como da sua magnífica tabela periódica) e percorremos o Museu Picasso, que guarda as belas artes de um dos maiores pintores do século XX, Pablo Picasso. É claro que não podíamos sair de Barcelona sem deambularmos pelas Ramblas!
Os alunos do Colégio de São Teotónio andaram e correram muito por dentro destas ruas, até ao extremo de andarem descalços com as terríveis dores nos pés. Mas valeu a pena cansaço! Quase perante o fim da nossa aventura, o autocarro deu-nos mais um motivo para rirmos às gargalhadas e uma oportunidade de nos conhecermos melhor a todos: avariou mesmo às portas de Barcelona. Esta noite ficou memorável! Continuámos a nossa viagem “perto do bater das doze badaladas” num novo autocarro para regressarmos à nossa terra Natal. Com tantas peripécias (e mais aquelas que não cabem nesta folha) esta Viagem de Estudo é como as obras de Miró e de Picasso: só quem lá esteve é que entende e sente e, para sempre, valerá Milhões! Até p’ró ano.
Daniela Quintans 11.3
Mariana Pereira 11.2
O Colégio de São Teotónio está em festa!
Celebra, este ano, 60 anos de vida e de compromisso com a formação e educação de crianças e jovens, alicerçado na tradição pedagógica que caracterizaria o início da sua atividade e sob a proteção de São Teotónio, figura emblemática ligada ao passado da nossa cidade, Coimbra.
Escola plural e inspirada nos valores do Humanismo Cristão, oferece-se como um lugar ímpar à formação, ao crescimento humano e à construção identitária dos seus alunos.
Num ambiente saudável e familiar, o Colégio interpela e desafia os seus alunos a participarem num Projeto Educativo que tem como premissa o compromisso com o próprio, inspirado em ideais e valores como a autonomia, a responsabilidade, a solidariedade, a cidadania, o empreendedorismo e a interioridade.
60 anos de atividade e serviço comunitários que atestam a sua preocupação pela qualidade do ensino e da relação entre todos.
As comemorações do Colégio iniciar-se-ão no dia 22 de abril, às 17h30m, no Cineteatro, com a Sessão Solene, seguida de um Porto d’Honra.
No dia 23 de abril, pelas 11h, no Mosteiro de Santa Cruz, celebrar-se-á a Eucaristia Comemorativa, com a presença da comunidade educativa.
Sem esquecer o meio envolvente, e fazendo parte integrante e ativa da sua cidade, o Colégio tem a honra de apresentar, no Convento de São Francisco, no dia 24 de abril, pelas 21horas, uma adaptação ao musical “Era uma vez… (no bosque)”, de Stephen Sondheim e James Lapine, espetáculo protagonizado pelos nossos alunos e todos os níveis de ensino, desde o 1.º Ciclo ao Secundário.
Mais um projeto a que o Colégio de São Teotónio se entrega de corpo e alma com os seus alunos, pois são eles a razão da nossa existência.
- ensino regular (aqui)
- ensino artístico - música (aqui)
Pela qualidade do trabalho realizado em prol do ambiente e da sustentabilidade, a Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE) distinguiu uma vez mais o Colégio de São Teotónio como Eco-Escola galardoada – certifica a existência, na Escola, de uma educação ambiental coerente e de qualidade, há 16 anos consecutivos.
A atribuição desta distinção expressa o reconhecimento da qualidade do trabalho de todos os que participaram no Programa Eco-Escolas e contribuíram para tornar mais sustentável o cotidiano da Escola e da comunidade. Assim, Colégio de São Teotónio /Escola de Música São Teotónio estamos de parabéns! Sentimos um saudável orgulho pela riqueza do trabalho desenvolvido por alunos, professores, direção, profissionais não docentes dos diversos setores, pais e encarregados de educação e restantes envolvidos, que ajudaram a construir este galardão, e que diariamente colaboram para uma escola e comunidade mais sustentáveis.
Com visível alegria e em ambiente festivo, ao ar livre e com o brilho do sol, no espaço junto ao cineteatro e estendendo-se ao longo do parque de entrada, toda a comunidade educativa e representantes dos diversos setores do Colégio e da Escola de Música São Teotónio assinalaram esta 6ªfeira, dia 24 de novembro, pelas 10h00, o hastear da nova Bandeira Verde. A iniciar este momento celebrativo uma breves palavras da professora Coordenadora do Programa Eco-Escolas saudando os presentes, enaltecendo o inestimável contributo de todos os intervenientes e expressando em nome de todos particular agradecimento à Direção do CST (Sr. Padre Manuel Carvalheiro e Drª Susana Dias) e da EMST (Professor Jorge Campos), bem como à Administração, órgãos de gestão que têm assumido desde o primeiro momento, e no domínio das decisões de política de Escola, esta dimensão da educação ambiental e para a sustentabilidade como parte integrante do projeto educativo e da forma de estar e interagir com o Meio envolvente. Sem esquecer o apoio do Município de Coimbra, parceiro neste percurso, mencionou-se a importância dos gestos e ações de cada um e de toda a comunidade educativa, a participação em projetos e concursos de âmbito regional e nacional que concretizam os compromissos exigidos pela metodologia do Programa. Às famílias, naturais aliados nas iniciativas e na formação dos nossos alunos desde o Jardim de Infância ao Ensino Secundário bem como a diversas entidades parceiras foi igualmente dirigido um especial obrigada.
De seguida, procedeu-se ao hastear da Bandeira Verde pelos delegados de turma do 1º ano e 12º ano: ao som da interpretação de duas peças pela Orquestra da Escola de Música São Teotónio (alunos do Ensino Artístico da Música ) sob orientação da maestrina Rita Pereira:
- Antonin’s New World, de Antonín Dvořák, arr. Dizzy Stratford acompanhou o içar da nova Bandeira e The Second Waltz , de Dmitri Shostakovich trouxe o entusiasmo da missão cumprida!
Um sinal para em cada dia optar bem e agir de forma responsável – assim, passo a passo, cada dia, se faz Escola e se educa; acreditar nestas gerações e com elas promover a sustentabilidade para as gerações vindouras! O tema do nosso biénio CST abraça o mundo … e prepara-te para o futuro tem e terá expressão também nesta dimensão da sua identidade como Eco-Escola.
Uma vez mais se manifesta a vitalidade e a capacidade de resposta eficaz, inovadora e competente no momento atual desta Instituição de Educação que celebra 60 anos no presente ano letivo! Contamos com todos!