Na próxima quinta-feira, dia 27 de abril, os Símbolos da JMJ estarão no nosso Colégio. A cerimónia decorrerá entre as 10H00 e as 11H00, no «Quadrado» do 1º Ciclo.
É, pois, com emoção que os acolhemos num verdadeiro sinal de fé, comunhão, festa e oração!
O evento é aberto a toda a Comunidade Educativa. Os Encarregados de Educação que queiram estar presentes devem aguardar no parque de estacionamento do Colégio. Depois, serão informados pelo prof. Roberto quando devem subir e o lugar que devem ocupar.
A Jornada Mundial da Juventude conta com dois símbolos que a acompanham e representam: a Cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani. Foram ambos confiados aos jovens pelo Papa João Paulo II, em 1984. Assim, nos meses que antecedem cada JMJ, os símbolos partem em peregrinação para serem anunciadores do Evangelho e acompanharem os jovens nas realidades em que vivem. A Cruz peregrina já esteve nos cinco continentes e em mais de 90 países.
CST a caminho!
A Semana Cultural da Escola de Música São Teotónio decorreu entre os dias 27 e 31 de março com variadas iniciativas, desde concertos, apresentações, concursos e workshops, com intervenção interna e externa com abertura ao público em geral em alguns dos casos e que contribui para a dinâmica cultural da cidade e região.
Referem-se assim as apresentações sobre György Ligeti, em comemoração dos 100 anos de nascimento, pelos alunos, sobre os Instrumentos Musicais/Orquestra, por Cristina Aleixo, do Museu Nacional da Música de Lisboa, a Música vinte ao vinte e um, por Christopher Bochmann, o concerto Alunos no 19, o concerto Professores no 20 e o concerto Feeling the Twentieth pelas Classes de Conjunto, o concurso Interno de Piano e Órgão, o workshop Introdução ao Jazz, os workshops com o Grupo de Música Contemporânea de Lisboa e as Olimpíadas de Formação Musical. No dia 31, como encerramento, realizou-se o concerto Mundos, com o Grupo de Música Contemporânea de Lisboa, onde se reflete as diversas vivências e fontes de criação musical, sejam elas urbanas ou campestres, filosóficas ou oníricas, mais pragmáticas ou assentes em momentos de lirismo poético, através das quais os criadores se exprimem. Participaram alguns alunos da Escola de Música, juntamente com todos os elementos grupo, na performance da obra Hellas IV, de Clotilde Rosa, permitindo ver/ouvir em prática os aspetos abordados nos workshops, revelando-se um momento único de partilha conjunta.
As Olimpíadas de Formação Musical decorreram no dia 31 de março, inseridas na Semana Cultural da Escola de Música. Este ano as Olimpíadas foram abertas aos alunos da Escola de Música São Teotónio mas também às escolas de Ensino Artístico de Música do Município de Coimbra.
As Olimpíadas de Formação Musical da EMST procuram, mais do que testar conhecimentos, propiciar uma aprendizagem de uma forma lúdica e potenciar o gosto pela pesquisa e descoberta, promovendo a interdisciplinaridade e um espírito de competição saudável, bem como desenvolver o gosto pela música. Compreende, ainda, os três valores fundamentais do Olimpismo: Excelência, Amizade e Respeito onde se pretende que os alunos tenham a melhor prestação possível, reforçando a importância da amizade, da igualdade e do respeito mútuo entre as pessoas e o meio.
Nesta edição tivemos a participação de duas equipas de alunos do Conservatório Regional de Coimbra e de uma da Escola Artística do Conservatório de Coimbra.
As Olimpíadas foram divididas em dois escalões: Escalão A para alunos do 5º e 6º ano e Escalão B para alunos do 7º ao 9º ano. No escalão A, as vencedoras foram as alunas Carolina Teixeira, Carolina Ferreira, Laura Carvalho, Maria Antónia Almeida e Matilde Gomes da turma do 5º M da escola de Música São Teotónio. No escalão B os alunos vencedores foram os alunos Eva Santos, Gabriel Tremlet e Margarita Iria da Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra.
A organização e coordenação das olimpíadas estiveram a cargo dos Professores Rosa Irene e João Carvalho que contaram com a colaboração na elaboração dos questionários e na apresentação dos alunos das turmas do 6º e 7º S da escola de música.
É com muito orgulho que recebemos novamente o selo do programa e o diploma de membro do Compromisso de Pagamento Pontual, referente ao ano de 2023, continuando, assim, a ser parte ativa do movimento de responsabilidade social que promove uma cultura de pagamento no prazo e potencia a competitividade da economia portuguesa.
A Administração
A sociedade SÃO TEOTÓNIO – Sociedade de Ensino, Cultura e Educação Cristã, S.A., proprietária do Colégio de São Teotónio e da Escola de Música de São Teotónio, foi distinguida como PME Excelência em 2021.
Este é o 2º ano consecutivo que este galardão nos é atribuído, razão pela qual nos congratulamos.
O estatuto PME Excelência é atribuído pelo IAPMEI e pelo Turismo de Portugal, no caso das empresas do Turismo, em parceria com um conjunto de bancos parceiros e as Sociedades de Garantia Mútua.
Trata-se de um selo de reputação que permite às empresas relacionarem-se com a sua envolvente - fornecedores, clientes, sistema financeiro e autoridades nacionais e regionais - numa base de confiança facilitadora do desenvolvimento dos seus negócios. Para empresas exportadoras e com ambição internacional, o estatuto PME Excelência é particularmente relevante, constituindo um fator de diferenciação e uma garantia da solidez e idoneidade das empresas.
Enquanto Administração, orgulhamo-nos das decisões de gestão tomadas, com o rigor e a ponderação que se exigem e nos caracterizam.
Agradecemos a confiança de todos os que nos permitem mais esta distinção de qualidade – famílias, trabalhadores, fornecedores, bem como outros interlocutores e parceiros.
A Administração
É com muito orgulho que comunicamos que fomos distinguidos com membro do Compromisso de Pagamentos Pontual a fornecedores, em 2022, sendo parte ativa do movimento de responsabilidade social que promove uma cultura de pagamento no prazo e potencia a competitividade da economia portuguesa.
A Administração