Associação de Pais

APRESENTAÇÃO

A Associação de Pais e Encarregados de Educação dos Alunos do Colégio de São Teotónio (APEEACST) é uma associação sem fins lucrativos, de cariz voluntário, que se rege por estatutos próprios, constituída por pais e encarregados de educação de alunos que frequentam as várias valências escolares e educativas do Colégio de São Teotónio.

Trata-se de uma organização de direito privado, autónoma e apolítica, que baseia o seu trabalho no voluntariado e nos valores de solidariedade.

 

ORIGEM

A Associação de Pais foi fundada há 37 anos por um grupo de seis «pais e encarregados de educação do Colégio de São Teotónio» que integravam a chamada comissão organizadora e que no dia 07 de junho de 1982, no 1º Cartório Notarial de Coimbra, outorgaram um documento que definiu os primeiros estatutos da Associação, com sede no Colégio.

Era Diretor do Colégio de São Teotónio, o Padre Pedro.

Um dos objetivos ínsitos no documento da «Constituição de Associação» é o de «defender o direito, inalienável, dos pais à educação e ensino dos filhos e à liberdade de escolha desse ensino».

Desde a sua criação, a Associação de Pais tem tido muitos representantes e orgulha-se de manter um historial de colaboração com todos os intervenientes da comunidade escolar, desde a creche até ao secundário, passando pelos docentes, funcionários e respetivas Direções.

 

VISÃO

Enriquecimento educativo e humanista dos alunos, assente no bem-estar social e na confiança que os pais e encarregados de educação mantêm na instituição de ensino.

 

MISSÃO

A missão da Associação enquadra-se nas atribuições que lhe estão conferidas dentro do contexto orgânico e estatutário em que se insere no Colégio de São Teotónio.

Com o envolvimento de toda a comunidade escolar a Associação dinamiza atividades com interesse para o desenvolvimento humano dos alunos, visando o seu enriquecimento enquanto pessoa, em complementaridade com a oferta curricular existente, sendo exemplo, entre outras, as ações de informação relativas aos cuidados a ter com o uso da internet, consumo de drogas e saúde/reprodução sexual.

A Associação promove ações versando assuntos de importância para professores e funcionários do Colégio, na medida em que isso beneficie a qualidade escolar dos alunos.

A Associação organiza ações de voluntariado no âmbito de causas solidárias, procurando envolver de forma responsável todos os alunos, pais, professores e demais funcionários do Colégio, bem como, também contribui para a recolha e aproveitamento de material escolar usado para reutilização dos alunos.

A Associação patrocina igualmente a realização de várias atividades culturais da iniciativa do Colégio e dos alunos, destacando-se a esse respeito o Concurso Internacional de Piano.

Tendo como base o diálogo e a análise ponderada dos assuntos, dúvidas ou sugestões que lhe forem dirigidos pelos pais e encarregados de educação, a Associação compromete-se em dar a resposta ou encaminhamento mais adequado, nomeadamente, caso se justifique, estabelecendo-se como polo de mediação na sua resolução e esclarecimento.

 

VALORES

A Associação pauta o seu trabalho por valores éticos e humanistas, fundados na cidadania e na solidariedade.

 

CONTACTO

Sede: Colégio de São Teotónio (1º andar – sala 1 – Departamento de Educação)

Qualquer questão deve ser dirigida preferencialmente para o seguinte endereço eletrónico:

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

 

CORPOS SOCIAIS 

 

Assembleia Geral

Presidente:  Ana Lúcia Gordinho 

Vice-Presidente:  Sandra Almeida Simões 

Secretário:  Olga Calado 

 

Direção

Presidente:  Ana Sofia Cardoso 

Secretária e Tesoureira:  Belisa Guimarães 

Vogal:  Cristina Agreira

Vogal:  Teresa Pedro

Vogal-Suplente: Sofia David

 

Conselho Fiscal

Presidente: Filipa Mariano 

Vogal: Catarina Fernandes 

selo 2023 2024