Gustavo Gonçalves, 8ºB
É dito pelos corredores do colégio que se avistou dia 11 de fevereiro um autocarro cheio de alunos do secundário a sair do exploratório com destino a Barcelona… Este rumor não poderia estar mais certo! Foi assim que alguns alunos das turmas do 10º e 11º anos começaram a sua viagem à cidade catalã. Depois de uma noite de viagem, mas com muita diversão, a primeira paragem deu-se em Saragoça, onde pudemos apreciar a beleza da Basílica de Nossa Senhora do Pilar e tomar o pequeno-almoço. Já de pernas esticadas, seguimos caminho em direção a Monserrat, eleito o destino mais bonito de toda a viagem pela arquitetura e beleza natural, não teremos nós avistado um belíssimo pôr-do-sol. No entanto, nem tudo foi um mar de rosas, já que muitos agricultores nos obrigaram a ficar retidos durante muito tempo. Pela tarde, agora sim, prosseguimos com destino à capital da Catalunha. À noite, chegámos finalmente ao nosso alojamento, não sabendo que aventuras é que iríamos viver naqueles próximos dias. O Park Guell, um dos mais acariciados e emblemáticos jardins do mundo, que usou a perfeição da natureza e da arquitetura de Gaudí para cativar a atenção de todos que lá passam, foi bastante adorado por todos.
Como cereja no topo do bolo, ao fim da tarde, pudemos desfrutar, novamente, de um radiante pôr-do-sol, mas desta vez na praia! Quem diria que em pleno fevereiro estaríamos a tocar nas águas quentes mediterrâneas na cidade predileta da Catalunha. De todas as experiências que tivemos, de certo que não podemos ficar indiferentes às obras de Miró, expostas na Fundação Juan Miró e à apaixonante e única no mundo obra de Gaudí, com a imponente Basílica da Sagrada Família, que tem cravado numa das suas paredes o nome de uma cidade portuguesa: Fátima. Deliciamo-nos com o Palau da Música e com a sua inigualável arquitetura (bem como da sua magnífica tabela periódica) e percorremos o Museu Picasso, que guarda as belas artes de um dos maiores pintores do século XX, Pablo Picasso. É claro que não podíamos sair de Barcelona sem deambularmos pelas Ramblas!
Os alunos do Colégio de São Teotónio andaram e correram muito por dentro destas ruas, até ao extremo de andarem descalços com as terríveis dores nos pés. Mas valeu a pena cansaço! Quase perante o fim da nossa aventura, o autocarro deu-nos mais um motivo para rirmos às gargalhadas e uma oportunidade de nos conhecermos melhor a todos: avariou mesmo às portas de Barcelona. Esta noite ficou memorável! Continuámos a nossa viagem “perto do bater das doze badaladas” num novo autocarro para regressarmos à nossa terra Natal. Com tantas peripécias (e mais aquelas que não cabem nesta folha) esta Viagem de Estudo é como as obras de Miró e de Picasso: só quem lá esteve é que entende e sente e, para sempre, valerá Milhões! Até p’ró ano.
Daniela Quintans 11.3
Mariana Pereira 11.2
O Colégio de São Teotónio está em festa!
Celebra, este ano, 60 anos de vida e de compromisso com a formação e educação de crianças e jovens, alicerçado na tradição pedagógica que caracterizaria o início da sua atividade e sob a proteção de São Teotónio, figura emblemática ligada ao passado da nossa cidade, Coimbra.
Escola plural e inspirada nos valores do Humanismo Cristão, oferece-se como um lugar ímpar à formação, ao crescimento humano e à construção identitária dos seus alunos.
Num ambiente saudável e familiar, o Colégio interpela e desafia os seus alunos a participarem num Projeto Educativo que tem como premissa o compromisso com o próprio, inspirado em ideais e valores como a autonomia, a responsabilidade, a solidariedade, a cidadania, o empreendedorismo e a interioridade.
60 anos de atividade e serviço comunitários que atestam a sua preocupação pela qualidade do ensino e da relação entre todos.
As comemorações do Colégio iniciar-se-ão no dia 22 de abril, às 17h30m, no Cineteatro, com a Sessão Solene, seguida de um Porto d’Honra.
No dia 23 de abril, pelas 11h, no Mosteiro de Santa Cruz, celebrar-se-á a Eucaristia Comemorativa, com a presença da comunidade educativa.
Sem esquecer o meio envolvente, e fazendo parte integrante e ativa da sua cidade, o Colégio tem a honra de apresentar, no Convento de São Francisco, no dia 24 de abril, pelas 21horas, uma adaptação ao musical “Era uma vez… (no bosque)”, de Stephen Sondheim e James Lapine, espetáculo protagonizado pelos nossos alunos e todos os níveis de ensino, desde o 1.º Ciclo ao Secundário.
Mais um projeto a que o Colégio de São Teotónio se entrega de corpo e alma com os seus alunos, pois são eles a razão da nossa existência.
- ensino regular (aqui)
- ensino artístico - música (aqui)
Pela qualidade do trabalho realizado em prol do ambiente e da sustentabilidade, a Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE) distinguiu uma vez mais o Colégio de São Teotónio como Eco-Escola galardoada – certifica a existência, na Escola, de uma educação ambiental coerente e de qualidade, há 16 anos consecutivos.
A atribuição desta distinção expressa o reconhecimento da qualidade do trabalho de todos os que participaram no Programa Eco-Escolas e contribuíram para tornar mais sustentável o cotidiano da Escola e da comunidade. Assim, Colégio de São Teotónio /Escola de Música São Teotónio estamos de parabéns! Sentimos um saudável orgulho pela riqueza do trabalho desenvolvido por alunos, professores, direção, profissionais não docentes dos diversos setores, pais e encarregados de educação e restantes envolvidos, que ajudaram a construir este galardão, e que diariamente colaboram para uma escola e comunidade mais sustentáveis.
Com visível alegria e em ambiente festivo, ao ar livre e com o brilho do sol, no espaço junto ao cineteatro e estendendo-se ao longo do parque de entrada, toda a comunidade educativa e representantes dos diversos setores do Colégio e da Escola de Música São Teotónio assinalaram esta 6ªfeira, dia 24 de novembro, pelas 10h00, o hastear da nova Bandeira Verde. A iniciar este momento celebrativo uma breves palavras da professora Coordenadora do Programa Eco-Escolas saudando os presentes, enaltecendo o inestimável contributo de todos os intervenientes e expressando em nome de todos particular agradecimento à Direção do CST (Sr. Padre Manuel Carvalheiro e Drª Susana Dias) e da EMST (Professor Jorge Campos), bem como à Administração, órgãos de gestão que têm assumido desde o primeiro momento, e no domínio das decisões de política de Escola, esta dimensão da educação ambiental e para a sustentabilidade como parte integrante do projeto educativo e da forma de estar e interagir com o Meio envolvente. Sem esquecer o apoio do Município de Coimbra, parceiro neste percurso, mencionou-se a importância dos gestos e ações de cada um e de toda a comunidade educativa, a participação em projetos e concursos de âmbito regional e nacional que concretizam os compromissos exigidos pela metodologia do Programa. Às famílias, naturais aliados nas iniciativas e na formação dos nossos alunos desde o Jardim de Infância ao Ensino Secundário bem como a diversas entidades parceiras foi igualmente dirigido um especial obrigada.
De seguida, procedeu-se ao hastear da Bandeira Verde pelos delegados de turma do 1º ano e 12º ano: ao som da interpretação de duas peças pela Orquestra da Escola de Música São Teotónio (alunos do Ensino Artístico da Música ) sob orientação da maestrina Rita Pereira:
- Antonin’s New World, de Antonín Dvořák, arr. Dizzy Stratford acompanhou o içar da nova Bandeira e The Second Waltz , de Dmitri Shostakovich trouxe o entusiasmo da missão cumprida!
Um sinal para em cada dia optar bem e agir de forma responsável – assim, passo a passo, cada dia, se faz Escola e se educa; acreditar nestas gerações e com elas promover a sustentabilidade para as gerações vindouras! O tema do nosso biénio CST abraça o mundo … e prepara-te para o futuro tem e terá expressão também nesta dimensão da sua identidade como Eco-Escola.
Uma vez mais se manifesta a vitalidade e a capacidade de resposta eficaz, inovadora e competente no momento atual desta Instituição de Educação que celebra 60 anos no presente ano letivo! Contamos com todos!
A sociedade SÃO TEOTÓNIO – Sociedade de Ensino, Cultura e Educação Cristã, S.A., proprietária do Colégio de São Teotónio e da Escola de Música de São Teotónio, foi distinguida como PME Líder em 2022, no âmbito do Programa FINCRESCE.
Recordamos que é a décima primeira vez que tal distinção nos é atribuída, depois de já o ter sido em 2009, 2010, 2011, 2012, 2013, 2017, 2018, 2019, 2020 e 2021.
O estatuto de PME Líder visa reforçar a visibilidade das empresas de dimensão intermédia que integram o segmento mais competitivo da economia nacional, para além de pretender estimular o prosseguimento de dinâmicas empresariais que contribuam de forma sustentável para a criação de riqueza e bem-estar social.
O objetivo desta iniciativa do IAPMEI é valorizar exemplos de bom desempenho económico e indicar ao mercado as melhores PME, ajudando, assim, a consolidar lideranças competitivas e facilitando o acesso a financiamento em condições mais vantajosas.
Enquanto Administração, e não obstante os tempos conturbados vividos, orgulhamo-nos das decisões de gestão tomadas, com o rigor e a ponderação que se exigem e nos caracterizam.
Agradecemos a confiança de todos os que nos permitem mais esta distinção de qualidade – famílias, trabalhadores, fornecedores, bem como outros interlocutores e parceiros.
A Administração
A SÃO TEOTÓNIO – Sociedade de Ensino, Cultura e Educação Cristã, S.A., proprietária do Colégio de São Teotónio e da Escola de Música de São Teotónio foi distinguida pelo IAPMEI com o estatuto PME Líder 2023.
Com a atribuição deste estatuto pela 12ª vez, desde 2008, a nossa empresa viu reforçada a sua imagem de desempenho e solidez financeira com esta nova distinção.Mais uma vez, os nossos agradecimentos àqueles que, diariamente, trabalham connosco, nomeadamente colaboradores, clientes e parceiros institucionais que nos ajudam a manter estes elevados padrões.
A Administração
ASÃO TEOTÓNIO – SOCIEDADE DE ENSINO, CULTURA E EDUCAÇÃO CRISTÃ, S.A.,proprietária do Colégio de São Teotónio e da Escola de Música São Teotónio, foi distinguida com o galardão de«Mérito Empresarial» | COIMBRA INVEST SUMMIT 2023, pela Câmara Municipal de Coimbra.
Tal reconhecimento de Mérito Empresarial foi atribuído a uma centena e meia de empresas, entre as quais o Colégio.
Agradecemos a confiança de todos os que nos permitem mais esta distinção de qualidade – famílias, trabalhadores, fornecedores, bem como outros interlocutores e parceiros.
A Administração
A abertura solene do ano letivo 2023-24 do Colégio de São Teotónio, ano da comemoração dos seus 60 anos de existência, aconteceu no passado dia 15 de setembro, congregando a comunidade educativa, num programa que incluiu momentos de interioridade, formação e reconhecimento do trabalho de excelência do anterior ano letivo. O dia iniciou-se com uma Eucaristia, presidida pelo Bispo de Coimbra, Senhor D. Vergílio, sendo os cânticos e animação musical da responsabilidade de alunos e professores da Escola de Música São Teotónio (EMST) e em que participaram também pais, encarregados de educação e funcionários não docentes. Seguiu-se a tradicional Bênção dos Finalistas.
A manhã decorreu com atividades formativas direcionadas para os alunos dos diferentes anos de escolaridade: duas palestras sobre temas da atualidade e com interesse para os alunos do Secundário, proferidas pelas Professoras do Instituto Piaget de Viseu, Cristina Pires Cardoso e Constança Seixas, sobre “Química no Ambiente” e “Estratégias de Gestão da Ansiedade”. Os alunos dos 5º e 6º anos, desenvolveram uma atividade integrada na temática “Educação para os media”. Para os alunos dos 7º, 8º anos estava programado, no pavilhão, um Worksohp, dinamizado pelos Professores Ana Luísa Figueiredo e Tiago Marques e pelos alunos do 10º e 11º anos do Ensino Profissional. As turmas de 9º Ano participaram também num Workshop da responsabilidade da Professora Leonor Barbosa e dos colegas de 12º ano do Ensino Profissional. A entrega dos Quadros de Honra aconteceu no Cineteatro, onde os Diretores Pedagógicos do CST e da EMST, Professora Susana Dias e Professor Jorge Campos, e os diretores de turma entregaram os diplomas aos alunos distinguidos com as Menções de Quadro de Honra e Quadro de Louvor, após um momento musical animado pelas alunas do 9º M, Mariana Carvalho, na flauta, e Matilde Ribeiro, na guitarra. A alegria, as palmas da plateia e o orgulho partilhado por pais e encarregados de educação acompanharam o momento que reconhece a excelência do trabalho realizado no ano anterior.
Um almoço, no refeitório do Colégio, reuniu os recentes caloiros dos mais variados cursos de ensino superior, ex-alunos do 12º ano, o Presidente do Conselho de Administração, Sr. Padre Manuel Carvalheiro Dias, os Diretores Pedagógicos, Professora Susana Dias e Professores Jorge Campos e outros Professores. A alegria iluminava os rostos dos jovens: em comum, o facto de todos terem conseguido entrar na sua primeira escolha. Objetivos individuais e institucionais cumpridos.
Que sejam felizes e que o ano letivo 2023-24 seja pródigo em alegrias e sucessos!
Isabel Santos Lopes (Professora de Francês e Português)
Colégio São Teotónio: GALARDÃO BANDEIRA VERDE 2023!
Pela qualidade do trabalho realizado em prol do ambiente e da sustentabilidade, a ABAE distinguiu uma vez mais o Colégio de São Teotónio como Eco-Escola galardoada – 16 anos ininterruptos de compromisso e qualidade reconhecidos, num crescendo de melhoria.
Da saudação recebida da Comissão Nacional, transcrevemos as palavras de apreço que acompanham a comunicação de atribuição do Galardão:
Parabéns pelo trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo 2022-2023 que demonstra que conseguiram cumprir a metodologia Eco-Escolas e implementar o Programa com qualidade!
Mais uma vez, parabéns pelo esforço e empenho demonstrado!
Sabemos que o desenvolvimento do Programa passa, fundamentalmente, pela abordagem e trabalho curricular no qual são trabalhadas as competências que poderão ser mobilizadas/potenciadas também em projetos e iniciativas que vão para além do espaço aula e que se expressam na comunidade escolar (ou mesmo para além dela).
Está de parabéns a nossa Escola pela riqueza do trabalho desenvolvido por alunos, professores, direção, profissionais não docentes dos diversos setores, pais e encarregados de educação e restantes envolvidos, que ajudaram a construir este galardão, e que diariamente colaboram para uma escola e comunidade mais sustentáveis. Este ano 2023-2024 em que celebramos 60 anos de existência como Instituição São Teotónio reforçamos a determinação de abraçar com renovado empenho e entusiasmo os desafios que nos conduzirão à excelência!
Contamos com todos!
Profª Alice Rocha
coordenadora
No dia 21 de junho, os alunos do Projeto de Iniciação Musical da EMST apresentaram um Concerto Didático para os colegas da Creche do CSST , Pré-Escolar e Primeiro Ciclo do CST. Foi apresentada a obra "O Segredo da Floresta" de Margarida Fonseca Santos e Francisco Cardoso.
Este espetáculo foi o resultado de um trabalho conjunto dos professores das Turmas do 4º ano A e B, na Disciplina de Iniciação à Programação e Robótica, que tiveram a cargo a animação do cenário em filme, usando a programação Scratch, da responsabilidade do Prof. Paulo Martins. As turmas de Iniciação do 1ºI, 2ºI, 3ºI e 4ºI tiveram a seu cargo toda a parte musical sob a orientação dos Professores de Classe Conjunto João André Carvalho e Marta Falcão. Os alunos que não fazziam parte do Projeto de Iniciação Musical tiveram a seu cargo a narração da história" em "voz off" da responsabilidade das professoras Mariana Moura e Olga Sena Direito.
Este espetáculo teve como responsáveis técnicos o Professor Paulo Martins no vídeo e áudios, Professor João André Carvalho e Professora Marta Falcão na coordenação musical. A direção do espetáculo esteve a cargo da Professora Marta Falcão.
O espetáculo foi muito apreciado por todos os espetadores e ficou a promessa de no próximo ano se voltar a apresentar um trabalho semelhante.
Parabéns!
A Semana Cultural da Escola de Música São Teotónio decorreu entre os dias 27 e 31 de março com variadas iniciativas, desde concertos, apresentações, concursos e workshops, com intervenção interna e externa com abertura ao público em geral em alguns dos casos e que contribui para a dinâmica cultural da cidade e região.
Referem-se assim as apresentações sobre György Ligeti, em comemoração dos 100 anos de nascimento, pelos alunos, sobre os Instrumentos Musicais/Orquestra, por Cristina Aleixo, do Museu Nacional da Música de Lisboa, a Música vinte ao vinte e um, por Christopher Bochmann, o concerto Alunos no 19, o concerto Professores no 20 e o concerto Feeling the Twentieth pelas Classes de Conjunto, o concurso Interno de Piano e Órgão, o workshop Introdução ao Jazz, os workshops com o Grupo de Música Contemporânea de Lisboa e as Olimpíadas de Formação Musical. No dia 31, como encerramento, realizou-se o concerto Mundos, com o Grupo de Música Contemporânea de Lisboa, onde se reflete as diversas vivências e fontes de criação musical, sejam elas urbanas ou campestres, filosóficas ou oníricas, mais pragmáticas ou assentes em momentos de lirismo poético, através das quais os criadores se exprimem. Participaram alguns alunos da Escola de Música, juntamente com todos os elementos grupo, na performance da obra Hellas IV, de Clotilde Rosa, permitindo ver/ouvir em prática os aspetos abordados nos workshops, revelando-se um momento único de partilha conjunta.
As Olimpíadas de Formação Musical decorreram no dia 31 de março, inseridas na Semana Cultural da Escola de Música. Este ano as Olimpíadas foram abertas aos alunos da Escola de Música São Teotónio mas também às escolas de Ensino Artístico de Música do Município de Coimbra.
As Olimpíadas de Formação Musical da EMST procuram, mais do que testar conhecimentos, propiciar uma aprendizagem de uma forma lúdica e potenciar o gosto pela pesquisa e descoberta, promovendo a interdisciplinaridade e um espírito de competição saudável, bem como desenvolver o gosto pela música. Compreende, ainda, os três valores fundamentais do Olimpismo: Excelência, Amizade e Respeito onde se pretende que os alunos tenham a melhor prestação possível, reforçando a importância da amizade, da igualdade e do respeito mútuo entre as pessoas e o meio.
Nesta edição tivemos a participação de duas equipas de alunos do Conservatório Regional de Coimbra e de uma da Escola Artística do Conservatório de Coimbra.
As Olimpíadas foram divididas em dois escalões: Escalão A para alunos do 5º e 6º ano e Escalão B para alunos do 7º ao 9º ano. No escalão A, as vencedoras foram as alunas Carolina Teixeira, Carolina Ferreira, Laura Carvalho, Maria Antónia Almeida e Matilde Gomes da turma do 5º M da escola de Música São Teotónio. No escalão B os alunos vencedores foram os alunos Eva Santos, Gabriel Tremlet e Margarita Iria da Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra.
A organização e coordenação das olimpíadas estiveram a cargo dos Professores Rosa Irene e João Carvalho que contaram com a colaboração na elaboração dos questionários e na apresentação dos alunos das turmas do 6º e 7º S da escola de música.
Na próxima quinta-feira, dia 27 de abril, os Símbolos da JMJ estarão no nosso Colégio. A cerimónia decorrerá entre as 10H00 e as 11H00, no «Quadrado» do 1º Ciclo.
É, pois, com emoção que os acolhemos num verdadeiro sinal de fé, comunhão, festa e oração!
O evento é aberto a toda a Comunidade Educativa. Os Encarregados de Educação que queiram estar presentes devem aguardar no parque de estacionamento do Colégio. Depois, serão informados pelo prof. Roberto quando devem subir e o lugar que devem ocupar.
A Jornada Mundial da Juventude conta com dois símbolos que a acompanham e representam: a Cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani. Foram ambos confiados aos jovens pelo Papa João Paulo II, em 1984. Assim, nos meses que antecedem cada JMJ, os símbolos partem em peregrinação para serem anunciadores do Evangelho e acompanharem os jovens nas realidades em que vivem. A Cruz peregrina já esteve nos cinco continentes e em mais de 90 países.
CST a caminho!
É com muito orgulho que recebemos novamente o selo do programa e o diploma de membro do Compromisso de Pagamento Pontual, referente ao ano de 2023, continuando, assim, a ser parte ativa do movimento de responsabilidade social que promove uma cultura de pagamento no prazo e potencia a competitividade da economia portuguesa.
A Administração