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COMUNICADO / INFORMAÇÃO

Em janeiro de 2017, na sequência de uma denúncia do então Revisor Oficial de Contas do Colégio, António Pinto Castanheira, fui acusado do crime de falsificação de documento, juntamente com o Dr. Filipe Ramos e o Dr. Luís Coimbra.

Nessa altura, talvez se recordem, expus objetivamente a questão, reportada ao ano letivo 2012/2013 e as motivações do denunciante, para que os factos então ocorridos fossem conhecidos de quem neles tivesse interesse, não se ficando apenas pelas manchetes dos jornais “padre acusado de falsificação de documentos”, o que naturalmente vende bem, mas é pouco esclarecedor.

O Ministério Público, aceitando a ficção do denunciante, deduziu acusação e propôs a suspensão provisória do processo, que traduziria um consentimento de conduta censurável.

Tenho-me por pessoa íntegra e honesta e, em nome da verdade, não aceitei, optando por ir a julgamento. Sentar-me no banco dos réus foi uma experiência que não desejo a ninguém. Foi muito doloroso. Mais ainda por me sentir injustamente acusado e conhecer a estirpe e motivações do denunciante.

Fui à sala de audiências 13 vezes, durante mais de um ano, tendo sido a última no passado dia 5 de setembro para leitura da sentença.

Tal como tinha acontecido com todas as entidades que analisaram total ou parcialmente o assunto, Autoridade para as Condições do Trabalho, Autoridade Tributária e Aduaneira, Programa Operacional Potencial Humano, Ordem dos Revisores Oficias de Contas, também o Tribunal considerou a nossa atuação correta.

No cumprimento dos normativos legais e dissecado o assunto em sede de julgamento, concluiu o Tribunal que “a interpretação que presidiu à conduta dos arguidos, dada por assente, sendo a mais defensável do ponto de vista de justiça material, porque em consonância com o escopo do legislador (como já se referiu), não consubstancia a prática dos arguidos o preenchimento dos elementos constitutivos do tipo legal de crime imputado, por inexistir intenção de causar prejuízo a outra pessoa ou ao Estado ou de obter para si ou para outra pessoa benefício ilegítimo, mas tão só alcançar um direito que no seu entender (e no nosso), justificada e legitimamente lhes assistia. Os elementos documentais fornecidos ao POPH, porque consonantes com essa verdade, não integram, consequentemente, o preenchimento das al. a) e d) (ou qualquer das restantes) elencadas no n.º 1 do art.º 256.º do Código Penal”, impondo-se a absolvição, que determina.

Todos corroboraram a lisura e legalidade da nossa atuação. Todos, exceto o Revisor António Pinto Castanheira; vá lá saber-se porquê!

Aguardo que a decisão transite em julgado. Então mais direi e farei.

Quero agradecer mais uma vez aos trabalhadores do Colégio que em 2012/2013 ousaram propor e viver o valor cristão da partilha. Agradeço-lhes também, como a todos os amigos, o apoio e o testemunho da verdade.

Quero agradecer ao Dr. Filipe e ao Dr. Luís a sua costumada competência profissional, a sua amizade e proximidade que agora foi até ao banco dos réus. Ao Dr. Hugo Barros, nosso advogado, agradeço a lucidez e segurança na condução deste processo.

Coimbra, 7 de setembro de 2018

Pe. Manuel Carvalheiro

Creche e  Pré-escolar

3 de setembro - segunda-feira

 

Início do ano letivo 

 

 

1º Ciclo do Ensino Básico

6 de setembro - quinta-feira 

18H30 Cineteatro

 

Reunião de Pais/EE

7 de setembro - sexta-feira

09H00

 

Início do ano letivo (acolhimento)

 

2º e 3º Ciclos do EB e Ensino Secundário

7 de setembro - sexta-feira

18H00 Cineteatro

 

Reunião de Pais/EE

10 de setembro - segunda-feira 

09H30 (5º ao 8º ano)

 

Início do ano letivo (acolhimento)

10H00 (9º ano e secundário)

 

 

A Editorial Caminho tem o prazer de informar que aos trabalhos dos alunos Maria Carolina Dias França foi atribuído o 2.º Prémio ex-aequo no ciclo de escolaridade a que pertence, na modalidade de Desenho no Concurso Uma Aventura... Literária 2018. Muitos parabéns!

Este ano, a Caminho recebeu 14.643 trabalhos participantes no Concurso Uma Aventura…. Literária 2018. Os números falam por si e demonstram o enorme interesse que este Concurso continua a suscitar junto de professores e alunos de todo o país.

Felicitamos o(s) aluno(s) e a escola pela qualidade do trabalho, que encantou o júri, e agradecemos a todos os professores que, com dedicação e empenho, fazem deste concurso o maior do género em Portugal.

Conforme o regulamento prevê, o prémio consiste na publicação do trabalho num dos livros da coleção Uma Aventura, cujo título e edição serão divulgados oportunamente. O autor receberá ainda como brinde um cheque-livro

Temos ainda o prazer de o(a) convidar a estar presente na cerimónia pública de entrega dos prémios, que decorrerá no dia 11 de junho, às 14.30 horas, no Pavilhão Carlos Lopes, que fica perto dos pavilhões da Editorial Caminho, no Espaço Leya, da Feira do Livro de Lisboa (Parque Eduardo VII).

As escritoras Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada participam na festa destinada aos premiados, aos professores e aos colegas e familiares que os quiserem acompanhar. Os premiados podem trocar o cheque-livro pelas obras que escolherem nos pavilhões da Editorial Caminho e levar como recordação um livro autografado das autoras.

A ciência na escola ao serviço do desenvolvimento e da humanização

Turma 7º B - 4º Escalão

PROJETO: Lanterna Verde - a bactéria biossensor para detetar contaminação ambiental

 

Este projeto foi desenvolvido pelos alunos da turma 7ºB em parceria com a Universidade de Coimbra, Laboratório de Microbiologia contando com os Investigadores: Professora Doutora Paula Vasconcelos Morais, Drª Mariana Cruz Almeida e Dr Diogo Neves Proença, da FCTUC, Departamento Ciências da Vida; do CST, profª Alice Rocha como coordenadora.

A formação em Ciências Naturais visa despertar nos alunos a curiosidade acerca do mundo natural e o interesse pela ciência, desenvolver uma compreensão abrangente da Terra e da Vida, dos procedimentos da investigação científica e ainda questionar o comportamento humano perante o mundo e o impacto da ciência e da tecnologia no ambiente. Neste contexto, foi com muito agrado e verdadeiro entusiasmo que aceitamos o desafio de corresponder à temática proposta pela 15ª edição Prémio Fundação Ilídio Pinho e pusemos mãos à obra concorrendo com este projeto.

A contaminação do meio ambiente com metais aumentou drasticamente durante o último século devido a intensas atividades antropogénicas e ao aumento da necessidade destes. Os solos são o principal concentrador dos metais libertados para o meio ambiente e, ao contrário dos contaminantes orgânicos, estes não sofrem degradação microbiana ou química. As estratégias de remediação ambiental que se centram na redução da biodisponibilidade dos metais no ambiente são somente aceites se demonstradas serem estáveis a longo prazo.

Neste trabalho construímos um modelo de contaminação ambiental por crómio e avaliamos o processo de biorremediação natural utilizando um biossensor desenvolvido na Universidade de Coimbra, o "Lanterna Verde". 

O uso de biossensores bacterianos permite determinações sensíveis do contaminante biodisponível, sem equipamentos caros, treino especializado ou o uso de reagentes químicos. Assim, existe uma necessidade de mercado para biossensores como um método mais seguro e ambientalmente correto para a quantificação de cromato. Refira-se que o biossensor teve um prémio INOV-C e espera-se que possa ser utilizado por empresas no futuro, para monitorização ambiental.

Aos alunos do 7ºB dedicados e responsáveis em todas as tarefas delineadas, o desenvolvimento deste projeto  permitiu alargar os horizontes da aprendizagem, possibilitou não só o acesso aos produtos da Ciência mas também aos seus processos, compreender os seus limites e potencialidades e entender as suas aplicações tecnológicas na sociedade: tornou acessível o estudo experimental da Ciência, a aquisição de destrezas experimentais, tendo em vista a valorização do método científico e o estudo da Ciência e das Tecnologias. Simultaneamente, possibilitou a compreensão prática de que estas dimensões se podem encontrar, criativamente, para gerar respostas eficazes e necessárias, ao alcance de todos o que se empenham, a problemas de sustentabilidade global. Com o percurso realizado todos os alunos da turma contactaram com o “fazer ciência”, compreendendo, a partir de um problema concreto, a relação entre a Ciência, a Sociedade e as Tecnologias ao serviço de uma maior qualidade de vida, isto é, ao serviço do desenvolvimento e da humanização. Valeu a pena!

A ciência na escola ao serviço do desenvolvimento e da humanização

Turmas 10.1 A | B

PROJETOR2R - Residuos para Recursos: microbiotecnologia no futuro na reciclagem

 

Conscientes de que o que hoje são resíduos podem ser fontes de matérias-primas, através da coordenação de novas estratégias (como a biolixiviação e a bio-remoção), e de que o fósforo é um elemento necessário à agricultura cujas fontes de fornecimento tradicionais estão quase esgotadas, os alunos do 10 ano participaram na 15ª Edição do Prémio Fundação Ilídio Pinho- Ciência na Escola com o projeto "Residuos2Recursos: Biomicrotecnologia no futuro na reciclagem" .

Neste projeto os alunos conseguiram criar um processo, suportado em bioestratégias, para a remoção de fósforo, a partir de lamas residuais, e a produção de um produto rico em fósforo utilizável na agricultura. Dado estarmos a viver uma crise de recursos, é essencial a criação de modelos económicos onde se gera riqueza sem prejudicar o ambiente.

Todo o trabalho desenvolveu-se em estreita colaboração com a Professora Dª Paula Vasconcelos Morais, da FCTUC, e o Engenheiro João Damasceno, diretor da empresa Águas da Figueira.

Alunos do Colégio de São Teotónio doam “Um Cabaz de Natal por Turma” a famílias carenciadas!

O Colégio de São Teotónio associou-se à campanha “Natal Solidário 2017” da Cáritas Diocesana de Coimbra, lançando o desafio aos seus alunos e professores para prepararem cabazes de Natal com produtos de primeira necessidade e brinquedos (para as crianças), com a finalidade de serem doados a famílias carenciadas da região de Coimbra. 

Assim, no dia 13 de dezembro de 2017, pelas 10h15, teve lugar, no átrio de CST, uma pequena, mas sentida cerimónia, onde estiveram presentes a Drª Ana Paula Cordeiro (Coordenadora do Centro de Apoio Social da Cáritas Diocesana de Coimbra), o Sr. Diretor do Colégio de São Teotónio, Dr. Antero Abreu, os Diretores de Turma e outros professores, bem como os Delegados e Subdelegados de todas as turmas do Colégio, para se promover à entrega de 1 cabaz de Natal por turma, a que se associaram também os docentes do Colégio com o seu próprio cabaz.

O Sr. Diretor do Colégio de São Teotónio, Dr. Antero Abreu, realçou a generosidade que, uma vez mais, os alunos e professores demonstraram ao abraçar esta campanha solidária, que não resolve todos os problemas destas famílias carenciadas, mas que ajudará a que tenham um Natal melhor, evidenciando o sentido de responsabilidade social, de estar atento ao próximo e às suas necessidades, tão característico da Comunidade Educativa deste colégio, de natureza Católica.  

A Drª Ana Paula Cordeiro agradeceu, igualmente, a solidariedade de todos os alunos e professores, referindo terem sido superadas as expetativas, o que ajudará a Cáritas Diocesana de Coimbra a poder ajudar mais de 200 famílias carenciadas, neste Natal, prometendo fazer chegar estes cabazes a quem mais deles necessita, referindo ainda que são gestos destes que refletem o verdadeiro espírito de Natal.

O Colégio de São Teotónio é finalista do «Concurso Literacia 3D» que decorre hoje, vinte e seis de maio, no Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva, em Lisboa.

Este concurso é organizado pela Porto Editora em três Categorias: Literacia de leitura (5ºAno), Literacia Matemática (6ºAno) e Literacia Científica (7ºAno). As provas são realizadas em computador e têm a duração de 45 minutos.

Nesta edição do «Desafio pelo conhecimento», inscreveram-se cerca de 90 mil alunos e estiveram envolvidas 750 escolas de todo o país. A primeira fase decorreu entre 21 e 25 de novembro em cada escola. O melhor aluno de cada categoria esteve presente na fase distrital no dia 8 de março. Hoje, realiza-se a Grande Final onde estarão presentes 60 alunos.

O Colégio de São Teotónio estará presente na grande final no «Concurso Literacia 3D» em duas categorias. Os alunos apurados para a final são:

–   Leonardo Almeida (6ºB) em Literacia Matemática;

–   Joaquim Rodrigues (7ºM) em Literacia Científica.

Dados para melhorar a qualidade de vida e complementar os dados da Agência Portuguesa do Ambiente

34 alunos – 2 turmas de 4º ano A e B - 2º Escalão

Coordenador do Projeto - Profª Ana Maria Ramos – parceria Drª Paula Morais da FCT da UC; profª Susana Dias

A Agência Portuguesa do Ambiente disponibiliza uma base de dados online que permite conhecer a qualidade do ar com base em parâmetros químicos, não existindo dados microbiológicos. A microflora do ar interior pode ser prejudicial para a saúde humana induzindo alergias. Urge que a qualidade do ar nas escolas seja uma questão de crescente preocupação na sociedade atual. O objetivo deste projeto passa por avaliar a qualidade microbiológica do ar interior e envolvente da escola, pretendendo-se contribuir para as decisões que visem o melhoramento da qualidade do ar. Poderá, ainda, servir como elemento propulsor do estudo desta variável em contextos escolares.

22 alunos – turma 5º A - 3º Escalão

Coordenador do Projeto - Profª Maria Alice Rocha – parceria Drª Marta Piñeiro Gómez e Drª Carla Sofia Loureiro Gomes, da  UC - FCT, Departamento de Química e Centro de Química de Coimbra

O projeto consiste na utilização de compostos extraídos de plantas, oxigénio e luz solar na purificação de água. Pretende-se demonstrar a importância da conservação da biodiversidade como fonte renovável de diversos produtos naturais que através da utilização de novas técnicas e tecnologias podem, por sua vez, ser resposta para problemas atuais de sustentabilidade global tais como a preservação do mais precioso recurso natural, a água.

28 alunos – turma 8ºA - 4º Escalão

Coordenador do Projeto - Profª Susana Dias – parceria Drª Paula Morais e  Dr. Romeu Francisco, da FCTUC

As plantas têm sido utilizadas em estratégias de fitorremediação de solos contaminados com metais, utilizando-se plantas hiperacumuladoras para a fitoextração, ou utilizando plantas tolerantes a metais para a fitostabilização. O objetivo deste projeto é “construir” plantas fitoestabilizadores utilizáveis em biorremediação. 1)Mostrar a presença de bactérias nos tecidos das plantas. 2) Modificar a comunidade endofitica da planta com uma bactéria resistente a arsénio. 3)Mostrar que plantas com a bactéria resistente são mais resistentes a metal e utilizáveis em fitoremediação/fitoestabilização.

No âmbito da Educação para a Cidadania e atendendo ao referencial de Educação Financeira da Direção Geral da Educação, o Colégio de São Teotónio efetuou candidatura à 5ª edição do Concurso Nacional “Todos Contam”, promovido pelo Conselho Nacional de Supervisores Financeiros, em parceira com o Ministério da Educação.

Para grande satisfação e legítimo orgulho, o projeto apresentado pelo CST mereceu a atribuição do Prémio Nacional, no âmbito do 3º Ciclo do Ensino Básico. Assim, no próximo dia 5 de maio, decorrerá no Cineteatro do Colégio de São Teotónio, a cerimónia de entrega do prémio nacional da 5. ª Edição do Concurso “Todos Contam”, segundo o programa abaixo indicado.

O dia 29 de abril foi um dia de OURO para a comunidade do Colégio de São Teotónio.

A professora Telma acompanhou os alunos Afonso Silva, Bernardo Silva e Carlos Santos, da turma do 9ºA, ao Departamento de Física da Universidade de Coimbra onde participaram nas Olimpíadas de Física. Após a realização das provas, que incluíam a componente prática e teórica, com alguns nervos à mistura, eis que o Ouro começou a brilhar forte! O resultado foi que GANHARAM a medalha de OURO!!!  Assim, encontram-se inscritos para a fase nacional que se realizará nos dias 2 e 3 de junho de 2017, no Instituto Superior Técnico de Lisboa. Esta fase nacional das Olimpíadas apura para as Olimpíadas Internacionais 2018 (julho 2018, Lisboa) e Olimpíadas Ibero-americanas 2018 (setembro 2018, Brasil). Estas conquistas representam, também, o esforço de professores, mas, sem dúvida nenhuma que são os nossos alunos que conseguem voar alto!!!

Muitos Parabéns!!! Que orgulho!!!

No dia três de abril, a aula de Geologia do 10º e 11º foi na Serra da Freita! Que lugar fantástico e que bom tempo esteve! Encontramos lá vários tesouros, pistas, que nos permitem compreender o passado geológico desta região. Fomos conhecer a Frecha da Mizarela, uma queda de água com cerca de 70 metros de altura, onde o rio Caima deixa de circular nos granitos, para passar a circular nos xistos, mais facilmente erodidos. Fomos conhecer o campo de dobras da Castanheira, onde as rochas, estando num regime dúctil, quando sujeitas a forças compressivas, dobraram. É uma delícia olhar para essas dobras e imaginar as forças que as produziram. Depois, fomos conhecer o afloramento de um tipo de granito único no mundo, o granito nodular da Castanheira. Sim, Portugal tem tesouros fantásticos!

Certamente o termo “Pedras parideiras” não é novo! Não sendo um ser vivo, é lógico que o granito não “pariu”, mas os seus nódulos de biotite, com as diferenças de temperatura que se fazem sentir na Serra, assim como através de fenómenos de crioclastia, acabam por se destacar da rocha. Depois, na parte da tarde, fomos para o outro lado da Serra. Passámos em Canelas, onde foram encontrados fósseis de trilobites, o que significa que nesse local, no passado geológico, já existiu um oceano, onde se reuniram as condições ideais para a formação de rochas sedimentares, como arenitos, argilitos… Com o fecho deste oceano, estas rochas sedimentares transformaram-se em metamórficas, originando os quartzitos, os xistos…

Para finalizar, fomos observar a Falha da Espiunca, bem pertinho da entrada nos Passadiços do Paiva, que, por falta de tempo, não pudemos explorar como inicialmente previsto. Mas foi aberto o apetite para voltar, desta vez com a família! Sim, porque com o bom tempo, ficar em casa não será opção!!! Há tanto para conhecer e compreender neste nosso belo país! Bons trilhos!

Numa iniciativa da Organização Mundial do Rim, na pessoa da Dra Ana Galvão, a quem agradecemos a disponibilidade e atenção, no dia 6 de março, os alunos do 9º ano assistiram a uma palestra intitulada “Doença renal e obesidade – Estilo de vida saudável para rins saudáveis”. Os nossos alunos foram alertados para a importância dos rins, para alguns procedimentos utilizados em caso de doença renal e, claro, hábitos que devem ser adquiridos para manter a saúde dos rins. Existem 600 milhões de pessoas obesas em todo o mundo e a obesidade pode ser uma causa de doença renal já em crianças e adolescentes. Hábitos alimentares e estilos de vida saudáveis como a atividade física regular podem ajudar a controlar a obesidade e a prevenir a doença renal. Por isso, na lista de tarefas a fazer, colocar: praticar exercício físico, beber entre 1l a 1,5l de água por dia, reduzir o consumo de sal, medir a pressão arterial regularmente, entre outras… Para saber mais, consultar a Sociedade Portuguesa de Nefrologia.

Para conhecimento de toda a comunidade educativa e a quem interessar, informo que fui acusado, no âmbito das funções que desempenho no CST, do crime de falsificação de documento.

Evitando os habituais aproveitamentos que estas coisas sempre geram, pretendo, brevemente, dar nota dos factos, que se reportam ao ano letivo 2012/2013, ano em que diminuiu o número de turmas financiadas e a maioria dos trabalhadores se propuseram ajudar a escola por essa circunstância, na condição de que nenhum trabalhador fosse despedido.

Ora, em sede de execução dos cursos financiados pelo POPH, a acusação sustenta que foram prestadas falsas informações a quando dos pedidos de reembolso àquela entidade.

Creio não ter cometido nenhum crime, porquanto tudo o que foi submetido corresponde à verdade, no respeito pela legalidade, como procurarei provar em julgamento. Acredito na justiça, acredito no conhecimento da verdade, acredito que o tribunal ajuizará retamente.

Nesta certeza, não aceitei a solução processual proposta pelo Ministério Público de suspensão provisória do processo e posterior arquivamento. Ficaria o problema resolvido, mas não ficaria bem com a minha consciência, pois seria admitir um crime que não cometi, e atraiçoaria os valores em que acredito, pelos quais procuro pautar a minha vida e que, por missão e convicção, anuncio.

Mais tarde, publicarei, em detalhe, tudo quanto se relaciona com este processo desde a sua origem, nada bonito.

Apesar do desconforto que estes processos nos causam, manter-me-ei sereno e determinado, como até aqui, na afirmação do CST e da qualidade do ensino que ministra. Creio que a solidez de um projeto educativo, a credibilidade da sua ação educativa, o lugar cimeiro dos rankings, a confiança das famílias, a alegria dos nossos alunos não podem ser beliscados com este incidente, que assumo pessoalmente.

Por isso peço a toda a comunidade educativa o compromisso com o trabalho que nos ocupa enquanto escola e com os resultados que são esperados.

Por mim, se por um lado continuo empenhado na afirmação do CST, por outro, com uma grande liberdade de espírito, tenho o meu lugar permanentemente à disposição.

Coimbra, 2 de fevereiro de 2017

Pe. Manuel

 Há já nove anos que o Colégio de São Teotónio integra com reconhecido mérito o Programa Eco-Escolas, hoje presente em 64 países e envolvendo mais de 49.000 escolas em todo o mundo. Distinguido anualmente com o Galardão atribuído às Eco-Escolas cuja qualidade do trabalho desenvolvido no âmbito da educação ambiental e da sustentabilidade, é reconhecida, foi submetido a auditoria externa já por duas vezes, tendo alcançado, também aí, nível de excelência.

No Dia Nacional Bandeiras Verdes, em Aveiro, a 30 de setembro, o Colégio, presente com uma representação constituída por 8 elementos, integrou o programa do dia na Eco-Mostra, dinamizando uma Oficina (ReAge). Este grupo pode ainda usufruir de atividades diversificadas de carácter lúdico e pedagógico, tendo de seguida recebido a nova Bandeira Verde.

O compromisso de cidadania ativa concreta e universal, a perspetiva do cuidar da “Casa comum”, a promoção da sustentabilidade, o espírito empreendedor, são dimensões que integram o projeto educativo da nossa Escola pelo que este Programa tem tido expressão em variadas iniciativas e projetos abrangendo todos os setores da Instituição.

Foi pois com elevado sentido de responsabilidade e renovado entusiasmo para o ano letivo 2016-2017 que a toda a comunidade educativa do Colégio São Teotónio, no dia 7 de outubro, se reuniu em clima festivo, para hastear a nova Bandeira Verde! Pelas 10h20, após uma breves palavras de enquadramento pela profª coordenadora do Programa, no principal recinto de acesso ao Colégio, ao som da interpretação de "Pomp & Circunstance" de Edward Elgar pela Orquestra da Escola de Música São Teotónio, constituída por cerca de 40 jovens, sob a direção do professor Alexandre Madeira, foi hasteada a Bandeira Verde 2016. Congregando toda a comunidade educativa, são os mais jovens, desde o Jardim de Infância ao Ensino Secundário, os principais protagonistas desta ocasião única em cada ano escolar e assim, os delegados de turma do 1º ano e do 12º ano, em união de forças, hastearam a nova BV.

Para o presente ano letivo, o CST  tem já definidas algumas áreas de intervenção a incluir no Plano de Ação: aos temas base água, resíduos, energia, associam-se temas complementares como agricultura biológica, biodiversidade e alterações climáticas, destacando-se os temas do ano selecionados Alimentação Saudável e Sustentável, Espaços Exteriores e Geodiversidade. Entre várias iniciativas globais ou de ano/turma que concretizarão estes temas, são de mencionar: a participação em concursos e projetos promovidos a nível nacional pela ABAE, a realização de iniciativas em parceria/colaboração com alguns departamentos da FCTUC, com Centros de Saúde e com a Escola Superior Agrária, e a participação em projetos de reconhecida qualidade no âmbito da literacia científica e educação ambiental como o Ciência na Escola e a rede de Clubes Ciência Viva. Uma horta biológica e a dinamização da “Floresta Encantada”, espaços do nosso CST, serão apostas a reforçar. Destaque-se o projeto de identificação das espécies vegetais do recinto da Escola sob orientação científica do professor doutor Jorge Paiva. As eco-brigadas, constituídas por alunos do ensino básico, atuam diariamente de forma organizada, nos tempos de recreio, responsabilizando-se por manter mais limpos os espaços comuns e zelar pelo bom uso de bens como a água, a luz e o papel. Também a Associação de Pais manterá a disponibilidade para a dinamização de sessões de formação no âmbito das Energias alternativas, Saúde e Hábitos Saudáveis de Consumo. Em corresponsabilidade e abertura às necessidades do Meio, se iniciam e consolidam boas práticas ambientais e se formam cidadãos intervenientes – Juntos, preparamos o futuro, na Escola da nossa escolha, o CST!

Sábado, dia 21 de maio, realizou-se o Torneio de Xadrez do Colégio São Teotónio! destinado a alunos do 1º ciclo, contou com a presença de 90 alunos provenientes de 7 escolas de Coimbra. Estiveram presentes ainda uma centena de pais, mães, avós...

É de assinalar o entusiasmo de todos os participantes!