Informação

matrículas, candidaturas, provas de seleção, provas globais, atividades

Os manuais dos  ao  anos, devem ser adquiridos em formato digital. Ver comunicação em anexo.

Organização

Escola de Música São Teotónio - Departamento Curricular de Teclas.

Condições Gerais

  • O XVIII Concurso Internacional de Piano e IV Concurso Nacional de Órgão da Escola de Música São Teotónio decorrerá nos dias 2, 3 e 4 de maio de 2025 no Cineteatro do Colégio São Teotónio (Piano) e na Capela do museu da Santa Casa de Misericórdia de Coimbra (Órgão);
  • O concurso está aberto à participação de alunos das Escolas de Ensino Artístico Especializado da Música e a todos os alunos que estejam interessados, desde que se respeitem os programas e as idades do escalão em que se inscrevem;
  • As inscrições deverão ser enviadas até ao dia 22 de abril de 2025;
  • As inscrições serão admitidas por ordem de chegada, num número máximo de 15 em cada categoria;
  • Será considerada a idade que os concorrentes terão até ao dia 31 de dezembro de 2024, sendo comprovada com a apresentação do Cartão de Cidadão;
  • Juntamente com a inscrição deverá ser efetuado o seguinte pagamento:

- Categorias A, B, C e D (Piano ou Órgão) - 50€ (para os alunos da EMST - 40€);

- Categoria E - 60€ (para os alunos da EMST - 50€);

- Categoria F - 70€;

- Categoria 4 mãos – 60€ (30€/30€), (para os alunos da EMST 50€ (25€/25€)).

  • Formulário de inscrição disponível na página do concurso em: https://www.steotonio.pt/site/emst/informacao/concurso-piano-orgao
  • O pagamento será feito por transferência bancária e o respetivo comprovativo deve ser submetido durante o processo de inscrição. Só após confirmação do pagamento a inscrição será considerada válida;
  • Em caso de desistência não será reembolsado o valor da taxa de inscrição;
  • Os candidatos deverão anexar, aquando da inscrição, fotocópias das partituras do programa que vão interpretar e que serão facultadas ao júri;
  • As provas das categorias de Órgão serão realizadas num órgão com um manual e pedaleira, sendo o teclado dividido. Assim, o repertório apresentado pelos concorrentes deverá ser adaptado às características do instrumento;
  • No dia 2 de maio realizar-se-á o concerto de laureados e entrega de diplomas e prémios do Concurso de Órgão, e no dia 4 de maio realizar-se-á o concerto de laureados e entrega de diplomas e prémios do Concurso de Os concorrentes laureados devem estar presentes na cerimónia de entrega de prémios e os indicados pelo júri deverão participar no concerto de encerramento, sob pena de não receberem os respetivos diplomas e prémios. Este concerto não será remunerado;

A organização poderá efetuar registos fotográficos, áudio ou vídeo das provas dos concorrentes e de outras apresentações integradas no concurso para fins de divulgação, não podendo ser exigida por parte dos participantes quaisquer direitos, reclamações ou compensação monetária.

 

Categorias / Programas

Piano:

Categoria A - até aos 8 anos: (3 min. max)

Duas peças de livre escolha de carácter contrastante

 

Categoria B - de 9 até aos 10 anos: (5 min. max)

Duas peças de livre escolha de carácter contrastante

 

Categoria C - de 11 até aos 12 anos: (7 min. max)

Duas peças de livre escolha de carácter contrastante

 

Categoria D - de 13 até aos 15anos: (10 min. max)

Duas peças de livre escolha de carácter contrastante

 

Categoria E - de 16 até aos 17 anos: (20 min. max)

Três peças de livre escolha de carácter contrastante

 

Categoria F - nível superior: (30 min. max)

Três peças de livre escolha de carácter contrastante

 

Categoria 4 mãos - (10 min. max.)

Duas peças de livre escolha de carácter contrastante

 

Órgão:

Categoria A - até aos 9 anos (5 min, máx.)

Duas peças de livre escolha de carácter contrastante

 

Categoria B - de 10 até aos 12 anos (7 min. máx.)

Duas peças de livre escolha de carácter contrastante

 

Categoria C - de 13 até 15 anos (15 min. máx.)

Três peças de livre escolha de carácter contrastante

 

*As obras devem ser executadas sem repetições e cada prova não poderá exceder a duração máxima indicada

 

Provas

  • As provas de Piano decorrerão no Cineteatro do Colégio São Teotónio;
  • As provas de Órgão decorrerão na Capela da Santa Casa de Misericórdia de Coimbra;
  • A organização do concurso determinará um número máximo de candidatos por categoria. As inscrições serão admitidas por ordem de chegada;
  • Todas as provas serão públicas, as obras devem ser apresentadas de memória, com exceção para as Categorias de órgão;
  • Após o envio da inscrição, as obras a executar no Concurso não podem ser alteradas;
  • A ordem de apresentação dos candidatos será determinada pela ordem alfabética dentro da categoria em que concorrem;
  • O júri será constituído pelos seguintes elementos:

    Álvaro Teixeira Lopes,
    Paulo Oliveira,
    Eugénia Moura,
    António Mota,
    Jorge Campos;
  • As decisões do júri são soberanas e delas não haverá recurso.

 

Prémios

Serão atribuídos os seguintes prémios:

 

  • Categoria A, B, C, D (piano/órgão), 4 mãos (piano)

I, II, III Prémio – Diploma, Material didático

 

  • Categoria E

I   Prémio – Diploma, 150€
II  Prémio – Diploma, 100€
III Prémio – Diploma, 50€

 

  • Categoria F

I   Prémio - Diploma, 300€;
    - Concerto com a Orquestra Clássica do Centro integrado na temporada de 2026 (repertório a definir posteriormente com a orquestra)
    - Recital integrado no ciclo de Jovens Talentos no Teatro Municipal do Porto - Teatro Rivoli
II  Prémio – Diploma, 200€
III Prémio – Diploma, 100€

  • Todos os participantes terão direito a um Diploma de participação.

 

Disposições Finais

  • O júri poderá, se assim o entender, não atribuir qualquer um dos prémios;
  • O júri poderá, se assim o entender, atribuir menções honrosas;
  • Os casos omissos serão resolvidos pela organização do concurso.

 

Inscrições e Informações:

Formulário de inscrição

Escola de Música São Teotónio
Rua do Brasil, nº 49
3030-175 Coimbra

Telefone: 239 701 467 (chamada para a rede fixa nacional)

e-Mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Formulário de inscrição

 

Organization

Music School São Teotónio, Piano department

General conditions

  • The 18th International Piano Competition and 4th Nacional Organ Competition of Music School São Teotónio will take place on 2nd, 3rd and 4th May 2025, in the auditorium of School São Teotónio(piano) and Chapel of Holy House of Compassion of Coimbra.
  • The contest is open to students from Specialized / Vocational Music Schools and all students who are interested, provided that the programs and the ages of the Category in which they are enrolled are respected.
  • Registrations must be submitted by 22th April, 2025.
  • Entries will be admitted, in order of arrival, in a maximum of 15 in each category.
  • It will be considered the age of the competitors until the 31st December of 2024, being proven with the presentation of the C.C;
  • In addition to the application form, the payment must be made:

- Categories A, B, C and D (Piano and Organ)- 50 € (for EMST students it will be 40 €);

-Categories E - 60€ (for EMST students - € 50),

-Categories F - 70€;

- Category - Piano ensemble 4 hands 60€ (30€/30€),(for EMST students - 50€ (25€/25€))

  • Registration form available on the competition page at: https://www.steotonio.pt/site/emst/informacao/concurso-piano-orgao
  • Payment will be made by bank transfer and the respective proof must be submitted during the registration process. Only after payment confirmation will the registration be considered valid;
  • In case of cancellation the amount of the registration fee will not be refunded.
  • Candidates must provide the jury with photocopies of the scores they will interpret at the time of registration.
  • The competitions of the Organ categories will be held on an organ with a manual and pedalboard, with the keyboard being divided. Thus, the repertoire presented by the competitors must be adapted to the characteristics of the instrument;
  • On the 2nd May will be the Concert of Laureates with the delivery of diplomas and prizes for the Organ Competition, and on the 4th May will be the Concert of Laureates with the delivery of diplomas and prizes for the Piano The winning competitors must be present at the prize-giving ceremony and those nominated by the jury must participate in the closing concert, otherwise they will not receive their respective diplomas and prizes. This concert will not be paid;
  • The organization may carry out photographic, audio or video records of competitors' competitions and other presentations integrated in the contest for reporting purposes, and no claim or monetary compensation may be required by the participants.

Categories / programs

Piano:

Category Aup to 8 years (3 min. max)

Two contrasting pieces of the contestant choice

 

Category B – 9 up to 10 years (5 min. max)

Two contrasting pieces of the contestant choice

 

Category C – 11 up to 12 years (7 min. max)

Two contrasting pieces of the contestant choice

 

Category D – 13 up to 15 years (10 min. max)

Two contrasting pieces of the contestant choice

 

Category E – 16 up to 17 years (20 min. max)

Three contrasting pieces of the contestant choice

 

Category F - higher degree (30 min. max)

Three contrasting pieces of the contestant choice

 

Category Piano ensemble (4 hands) (15 min. max)

Two contrasting pieces of the contestant choice

 

Organ:

Category Aup to 9 years: (5 min. max)

Two contrasting pieces of the contestant choice

 

Category B – 10 up to 12 years: (7 min. max)

Two contrasting pieces of the contestant choice

 

Category C – 13 up to 15 years: (15 min. max)

Three contrasting pieces of the contestant choice

 

*The pieces must be executed without repetitions and each test cannot exceed the indicated maximum duration.

 

Performances

  • Piano performances will take place in the auditorium of Music School São Teotónio.
  • Organ performances will take place in the Chapel of Holy House of Compassion
  • The organization of the competition will determine a maximum number of candidates per category. Registrations will be admitted on a first-come basis.
  • All performances will be public, pieces must be played by heart, except for the Category Piano ensemble (4 hands or 6 hands) and Organ Categories
  • After submitting the application, the works to be performed in the Competition cannot be changed.
  • The order of presentation of the candidates will be determined in alphabetical order within the category in which they compete.

 

 

  • The jury will consist of the following elements:

Álvaro Teixeira Lopes,
Paulo Oliveira,
Eugénia Moura,
António Mota,
Jorge Campos

  • The decisions of the jury are sovereign and there will be no appeal.

 

Prizes

The following prizes will be awarded:

 

  • Category A, B, C, D (Piano/organ), piano ensemble (4 hands)

1st, 2nd, 3rd Prizes – Diploma, didactic material

 

  • Category E

1st Prize – Diploma, 150€
2nd Prize – Diploma,100€
3rd Prize – Diploma, 50€

 

  • Category F

1st Prize - Diploma, 300€
    - Concert with the Orquestra Classica do Centro as part of the 2026 season (repertoire to be defined later with the orchestra)
    - Recital as part of the Young Talents series at the Teatro Municipal do Porto - Teatro Rivoli
2nd Prize – Diploma, 200€
3rd Prize – Diploma, 100€

  • All participants will be entitled to a participation certificate.

 

Final dispositions

  • The jury may not award any of the prizes, if they wish so.
  • The jury may award honorable mentions, if they wish so.
  • Omitted cases will be decided in accordance with the competition organization.

 

Registration and Information:

Registration form

Escola de Música São Teotónio
Rua do Brasil, nº 49
3030-175 Coimbra

Telephone: 239 701 467467 (call to the national landline)

e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Registration form

 

 


 

Álvaro Teixeira Lopes presidente do júri

Natural do Porto, fez a sua formação com Isabel Rocha, Jorge Moyano e Helena Sá Costa em Portugal e com Paul Badura Skoda, Noel Flores em Viena e Marian Ribicky em Paris. 

Diretor Artístico do Concurso Internacional de Sta. Cecília, é Diretor do Curso de Música Silva Monteiro e Professor Associado Convidado no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro.

Com numerosos alunos detentores de prémios em concursos nacionais e internacionais, é frequentemente convidado a integrar júris de concursos de piano tanto em Portugal como no estrangeiro, tendo já  integrado os júris de vários concursos internacionais tais como o Concurso Internacional de Piano do Porto, Compositores de Espanha, Iturbi, Concours International de Piano de Lyon e de Épinal, Maestro Arts em Taiwan, César Franck, Cleveland Virtualoso, Isidor Basič, Rina Sala Gallo, Orbetello, Neue Sterne, Scriabin, Rospigliosi, Aquaviva, Valentino Buchi, Pro-Piano,  Festival Internacional de Piano do Rio de Janeiro entre muitos outros.

Autor do Manual de Piano, edição do Ministério da Educação, tem exercido uma intensa atividade pedagógica tanto como formador creditado pelo Ministério da Educação como através de Master-Classes que tem ministrado em Portugal e no estrangeiro. 

Gravou para a editora Numérica e dedicou grande parte da sua atividade pianística à divulgação da Música Portuguesa para piano e música de câmara. Membro dos Solistas do Porto e do Khora Ensemble, possui um duo com o pianista Fausto Neves e com o guitarrista Francisco Berény.

É diretor artístico de vários festivais entre os quais o Festival Internacional de Piano de Sta. Cecília.

 

Álvaro Teixeira Lopes jury president

Is Professor in the Department of Communication and Art at Aveiro University, as well as the Artistic Director of Santa Cecilia International Competition (CISC), and Director of Curso de Música Silva Monteiro (CMSM). Álvaro Teixeira Lopes attended the Conservatório de Música do Porto and continued his studies in Vienna and Paris with Paul Badura Skoda, Noel Flores and Marian Ribicky. Awarded with several prizes, he developed intense national and international activities as a soloist and chamber musician and has been invited to play in some of the most prestigious festivals internationally.

Artistic director of several festivals, he has directed numerous Master-Classes in Portugal, France, Brazil, Taiwan, China, Spain and Italy. Frequently invited to join panels of piano competitions, he has been jury member of the Orbetello International Competition, Rospigliosi, Rina Sala Gallo, Iturbi, Compositores de España, Isidor Basič, Pro-Piano, Concours International de Piano de Lyon, Concours International d’Epinal, César Frank International Competition, Cleveland Virtualoso, Maestro Arts Taiwan, Porto Piano International Competition, Festival Internacional de Piano do Rio de Janeiro, and many others all over the world.


 


Paulo Oliveira

Premiado em vários concursos nacionais e internacionais, é um dos mais destacados pianistas portugueses da sua geração.

Apresentou-se em concerto em vários continentes e gravou para rádios e televisões europeias e americanas.

Em Portugal, tocou em salas como o CCB, Casa da Música, Gulbenkian, Teatro    Rivoli, Teatro Nacional de São Carlos e Teatro São Luiz.

Tocou a solo com a Orquestra Sinfónica da Universidade do Kansas, Orquestra Clássica de Espinho, Orquestra do Algarve, Orquestra do Norte, Orquestra Metropolitana de Lisboa e Orquestra Sinfónica Portuguesa, sob a direção dos maestros Nicholas Uljanov, Steven McDonald, Pedro Neves, Ferreira Lobo, Cesário Costa, Jean-Marc Burfin e Daniel Klajner.

Paulo Oliveira mantém uma carreira de música de câmara bastante ativa, tendo colaborado com músicos como Teresa Valente Pereira, Adriana Ferreira, Jill Lawson, Iva Barbosa, Marco Pereira, Nuno Silva, Janete Santos, Daniel Cunha, entre outros.

O interesse pela música portuguesa faz com que tenha um papel relevante na sua divulgação, contando já com várias estreias de obras que lhe foram dedicadas.

Para além disso, mantém no seu repertório obras de autores de outros períodos, contribuindo assim para que a música portuguesa, de qualquer época, não caia no esquecimento.

É Professor Auxiliar no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro.Orienta regularmente masterclasses no país e no estrangeiro e tem integrado vários júris de concursos nacionais e internacionais.

É membro fundador da atual delegação da EPTA Portugal (European Piano Teachers Association). Bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian e da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, doutorou-se com distinção na Universidade do Kansas, EUA, onde foi aluno de Sequeira Costa durante quase uma década. Anteriormente, estudou com Tania Achot na Escola Superior de Música de Lisboa e com Margarida Almeida e Felipe Silvestre na Academia de Música de S. Pio X.

Outros nomes relevantes ao longo da sua formação foram: Helena Sá e Costa, Luiz de Moura Castro, Andrei Diev, Vladimir Viardo, Vitaly Margulis, Aldo Ciccolini, Paul Badura-Skoda e Dmitri Bashkirov.

O seu disco Iberian Impressions, editado pela Odradek Records, recebeu um Global Music Award nos EUA, na categoria Classical Piano. 

 

Paulo Oliveira

Awarded in several national and international competitions, is one of the most distinguished Portuguese pianists of his generation.

He has performed in several continents and recorded for European and American radio and television.

In Portugal, he played in venues such as the CCB, Casa da Música, Gulbenkian, Teatro Rivoli, Teatro Nacional de São Carlos and Teatro São Luiz.

As a soloist, he played with the Kansas University Symphony Orchestra, Orquestra Clássica de Espinho, Orquestra do Algarve, Orquestra do Norte, Orquestra Metropolitana de Lisboa and Orquestra Sinfónica Portuguesa, under the direction of conductors Nicholas Uljanov, Steven McDonald, Pedro Neves, Ferreira Lobo, Cesário Costa, Jean-Marc Burfin and Daniel Klajner.

Paulo Oliveira maintains a very active chamber music career, having collaborated with musicians such as Teresa Valente Pereira, Adriana Ferreira, Jill Lawson, Iva Barbosa, Marco Pereira, Nuno Silva, Janete Santos, Daniel Cunha, among others.

He plays a relevant role in the dissemination of Portuguese piano music, having already had several premieres of works dedicated to him.

In addition, he maintains in his repertoire works by authors from other periods, thus contributing to keep this music alive and performed, regardless of when it was written.


 


Eugénia Moura

Trabalhou regularmente com os professores Alberto Gomes, Almeida Garrett, Carolina Pimentel, Teresa Xavier, Fernando Jorge Azevedo, Helena Sá e Costa e, em master classes, com Sequeira Costa, Winifred Wolf e Vlado Perlemutter, em Portugal e na Mozarteum, Salzburgo, Áustria. Possui o Curso Superior de Piano, pelo Conservatório de Música do Porto, a Licenciatura em História, pela Universidade do Porto, o grau de mestrado pela Boston University e o DEA em História da Música e Musicologia, pela Universidade da Sorbonne, Paris IV. Foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian, do Ministério da Educação e do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

Foi docente e coordenadora do Departamento de Estudos Artísticos Integrados no Instituto Politécnico de Viana do Castelo e criou o primeiro mestrado em ensino da música, em parceria com a Universidade de Surrey-Roehampton Institute of Education. Tem colaborado com várias Instituições de Ensino Superior e Profissional de Música e possui várias investigações publicadas em revistas da especialidade, em Portugal e no Brasil.

Professora de piano em vários Conservatórios, possui larga experiência como solista e em música de câmara com músicos portugueses e estrangeiros, apresentou-se em Portugal, Espanha, Áustria, França e Marrocos, divulgando sistematicamente compositores portugueses, quer como pianista, quer como programadora. A sua experiência abrange, igualmente a participação em Júris de Concursos de Piano, em Portugal e França e Direções Artísticas de Festivais de Música e outros projetos.

 

Eugénia Moura

Studied piano with Alberto Gomes, Almeida Garrett, Carolina Pimentel, Teresa Xavier, Fernando Jorge Azevedo, Helena Sá e Costa and, during master classes, with Sequeira Costa, Winifred Wolf and Vlado Perlemutter, at Portugal and Mozarteum, Salzburg. She received a Diploma from Porto Music Conservatory, a Diploma in History from Porto University, a Master in Music from Boston University and a DEA in Music History from Sorbonne University. She had scholarships from Calouste Gulbenkian Foundation, Portuguese Ministry of Education and Viana do Castelo Polytechnic Institute.

She was the Music Coordinator and teacher at the Arts Department of Viana do Castelo Polytechnic Institute, where she developed the first Music Education Master, in Portugal, as a partnership with Surrey University-Roehampton Institute of Education. Her professional experience was developed also with several collaborations with Higher Music Education Institutions and Professional Music Education and as Piano Teacher at several Music Conservatoires. She wrote several articles for Art and Music Journals, at Portugal and Brazil. As a pianist she does concerts as soloist and in Chamber Music, at Portugal, Spain, Austria, France and Morocco, giving great importance to the Portuguese repertoire. She has several participations as a Jury in Portuguese and French Piano Competitions and as an Artist Director of Music Festivals and other projects.


 


António Mota

Doutorado em Música pela Universidade de Aveiro e licenciado em Órgão pela Escola Superior de Música de Lisboa (sob orientação do prof. Antoine Sibertin-Blac, com nota final de curso máxima). Tem também licenciatura e mestrado em Eng.ª Eletrotécnica pelo Instituto Superior Técnico.

É Professor Auxiliar Convidado da Universidade de Aveiro, onde leciona Órgão e outras disciplinas específicas deste curso, na licenciatura e mestrado.

É o atual presidente da direção da AMPO (Associação Musical Pro-Órgano). Tem orientado cursos de Órgão (mormente das Semanas Gregorianas em Viseu) e sido membro de júri de concursos de nacionais e internacionais de órgão e piano (Vila Verde; Aveiro; Coimbra).

Entre 2009 e 2014 foi coordenador e docente do curso de licenciatura em Música do Instituto Piaget (Viseu, Almada), onde lecionou em áreas teóricas e orientou teses de mestrado.

Exerce regularmente funções litúrgicas (e.g. Missa Crismal na Sé de Aveiro, 6-IV-2023), e atividade concertística (de destacar, em 2023: no Festival Internacional de Órgão de Braga e no Festival Internacional de Santo Tirso; no ciclo de concertos anual do Órgão Sinfónico de Catedral de Vila Real). Conta com 8 obras compostas para Órgão, assim como vários arranjos p/Órgão (ibérico e moderno, a 2 e a 4 mãos).

 

António Mota

PhD in Music Theory (Aveiro University 2007) and graduated in Organ (Escola Superior de Música de Lisbon, 2000, under the guidance of Prof. Antoine Sibertin-Blac, with maximum final course grade). He has also a master's degree in Electrical Engineering (Instituto Superior Técnico, 1999).

He teaches Organ at the University of Aveiro, plus other specific classes. He is the current chairman of the board of AMPO (Association Musical Pro-Organo). He guided organ Master Classes at the Gregorian Weeks in Viseu (between 2013 and 2023). He has been a regular jury member of organ and piano competitions (Vila Verde; Aveiro; Coimbra). In between 2009 and 2014 he was coordinator and professor at the Piaget Institute (Viseu, Almada), where he taught in theoretical musical areas and supervised master's theses.

He regularly performs as liturgical and concert organist (e.g., in 2023: Missa Crismal, Sé de Aveiro; Vila Real's cathedral, in the regular anual concert series; Festival International de Órgão de Braga, and Santo Tirso).

In terms of his own composition, António Mota currently has 8 works composed for organ, as well

as many arrangements (for Iberian and modern organs, for 2 and 4 hands/feet).


 


Jorge Manuel da Veiga Correia Campos

Nasceu em Taveiro, Coimbra tendo iniciado os seus estudos musicais aos 8 anos na banda filarmónica da sua terra natal, da qual ainda faz parte.

Prosseguiu os seus estudos no Conservatório de Música de Coimbra e concluiu a Licenciatura em Ensino de Música na Universidade de Aveiro em 2002.

Paralelamente à função docente, mantém a sua atividade como instrumentista em diversos agrupamentos dos mais variados géneros musicais, com os quais se apresentou de norte a sul do país e também em Espanha, França, Bélgica, Luxemburgo, Suíça, Itália, Hungria, Polónia e Rússia.

Presentemente, é docente na Escola de Música São Teotónio onde desempenha, também, as funções de Diretor Pedagógico.

 

Jorge Manuel da Veiga Correia Campos

Was born in Taveiro, Coimbra. He has started musical studies at the age of 8, playing in the philharmonic band in his hometown, in which he takes still takes part and plays.

He went on studying in Coimbra Music Conservatory and completed his Bachelor’s degree in Music Education at the University of Aveiro in 2002.

In addition to his teaching role, he continues to work as an instrumentalist in many groups of the most varied musical genres, with which he has performed from north to south of the country and also in Spain, France, Belgium, Luxembourg, Switzerland, Italy, Hungary, Poland and Russia.

He is currently a teacher at the São Teotónio Music School, where he also holds the position of Pedagogical Headmaster.