escola de música
são teotónio

Escola apoiada pelo Ministério da Educação através de Contrato de Patrocínio

(Vem Descobrir) P@trimónio

O Património é um legado dos tempos passados, que temos obrigação de preservar, na medida do possível, e legar aos vindouros, de preferência enriquecido e melhor conhecido.

Destinatários     Alunos do 2º e 3º ciclos
Horário  
Responsáveis Professoras Maria da Luz e Sara Trindade

Questões iniciais

O que é memória?

É a imagem viva de tempos passados ou presentes. Os bens, que constituem os elementos constituintes do património, são ícones repositórios da memória, permitindo que o passado interaja com o presente, transmitindo conhecimento e formando a identidade de um povo.

O que são bens culturais?

É o registo (físico ou não) de elementos da realidade (cultural ou natural), passada ou presente. É todo o elemento, material ou imaterial, capaz de traduzir o momento cultural ou natural de grupos sociais ou de ecossistemas.

O que é significado cultural?

São os valores atribuídos por grupos sociais a bens e lugares, em detrimento de outros.

O que é património?

São todos os bens, materiais e imateriais, naturais ou construídos, que uma pessoa ou um povo possui ou consegue acumular.

O que é património cultural?

É o conjunto de bens, de natureza material e/ou imaterial, que guarda em si referências à identidade, a ação e a memória dos diferentes grupos sociais. É um elemento importante para o desenvolvimento sustentado, a promoção do bem-estar social, a participação e a cidadania. Divide-se em:

  1. Formas de expressão: literatura, música, danças, rituais, teatro, vestuário, pinturas corporais, etc.
  2. Os modos de criar, fazer e viver: a culinária, o artesanato, etc.
  3. Criações científi cas, artísticas, tecnológicas e documentais

O que é património cultural tangível e intangível?

  • Tangível: é aquele constituído por bens materiais.Divide-se em:
    • Bens imóveis: monumentos, edifícios, sítios arqueológicos, elementos naturais que tenham significado cultural;
    • Bens móveis: mobiliários, utensílios, obras de arte, documentos, vestuários, etc.
  • Intangível: é constituído por bens imateriais. Ex.: lendas, rituais, costumes, etc.

O que é património natural e edificado?

  • Património Natural: é constituído por bens cuja criação não recebeu interferência humana. Ex.: grutas, montanhas, rios, ecossistemas, jazidas, animais silvestres, etc.
  • Património Edificado: edifi cações isoladas ou conjunto de edifi cações, que poderão ter tipologias distintas e não necessariamente antigas, mas que possuam peculiaridades culturais. Ex.: a arquitetura rural, as fábricas, as casas comuns (Arquitetura Vernacular), as cidades, os monumentos, etc.

Qual o significado de preservação?

É a manutenção de um bem no estado físico em que se encontra e a desaceleração de sua degradação, visando prolongar e salvaguardar o património cultural.

Adaptado de http://www.creasp.org.br/

 

Pressupostos de (Vem Descobrir) P@trimónio

A principal linha de ação desta atividade de enriquecimento curricular que agora se vem propor consiste em desenvolver trabalhos acreditando que é, através de uma ação educativa comprometida, possível consciencializar os jovens para a preservação do património que nos cerca e pertence.

Entendemos ser importante o estudo do património português (e não só) para a formação dos jovens estudantes que frequentam o ensino básico, com base na necessidade que estes têm de obter “referentes seguros que lhes permitam interpretar as realidades sociais que com eles interagem” (Mendes, 2001: 4), para além de lhes darem uma base de conhecimentos que os auxilie na compreensão do presente e sua relação com o passado, na interpretação de problemas nacionais e internacionais e mesmo que contribua para os apoiar nas escolhas que poderão ter de realizar.

Vamos também ao encontro da Lei de Bases do Sistema Educativo, quando refere que o sistema educativo se organiza de forma a “contribuir para a defesa da identidade nacional e para o reforço da fidelidade à matriz histórica de Portugal, através da consciencialização relativamente ao património cultural do povo português, no quadro da tradição universalista europeia e da crescente interdependência e necessária solidariedade entre todos os povos do mundo. […]”

Assim, pretende-se criar mecanismos que permitam aos alunos usar esses dados para compreender melhor o mundo que o rodeia, interpretando o passado por forma a poder adotar uma postura interventiva no seu próprio presente.

Com o lançamento desta atividade de enriquecimento curricular neste ano letivo de 2014/2015, (Vem descobrir) P@trimónio, pretende-se assumir um um papel ativo na formação para a cidadania, numa sociedade mais dinâmica e também criar as devidas motivações para uma abordagem do presente intrinsecamente ligada à memória, inseparável da construção de cidadãos do futuro, conscientes da sua cidadania cultural, ecológica e social.

Objetivos

  • Conhecer os bens que constituem os elementos que constituem o património (“são ícones repositórios da memória”), permitindo que o passado interaja com o presente
  • Aprender a valorizar o património artístico, arquitectónico, cultural e ambiental, a nível local, regional e nacional.
  • Compreender a importância da preservação do património.
  • Reforçar o espírito de identidade nacional e de cidadania.
  • Desenvolver a cultura geral e o gosto pela Natureza, pela Arte e pela História.
  • Realizar pesquisas sobre o património e produzir informação escrita.
  • Divulgar o património em suporte escrito e em suporte digital.
  • Visitar sítios de interesse patrimonial

Destinatários

Alunos dos 2º e 3º Ciclos.

Recursos Humanos

  • Alunos;
  • Professor-coordenador e outros Professores;
  • Funcionários não docentes;
  • Associação de Pais e Encarregados de Educação;
  • Outros elementos da comunidade educativa.

Recursos Materiais

  • Espaço da Biblioteca/Escola
  • Computadores;
  • Material audio e vídeo
  • Papel, cartão…