A Escola de Música São Teotónio (EMST) iniciou a sua atividade em 1987/1988 com a concessão de autorização provisória de funcionamento para ensino vocacional da Música em 12 de abril de 1988. Foi então iniciada a lecionação do Curso Básico, Cursos Livres e classes de Iniciação Musical. Em 1993/1994 foi-lhe concedida Autorização Definitiva de Funcionamento.
No ano letivo de 2000/2001 iniciou a lecionação do regime Articulado, promovendo protocolos de articulação com várias escolas públicas e privadas da cidade.
Mantendo-se na primeira linha da invocação educativa, característica que sempre ostenta, abriu as portas ao regime Integrado em 2009/2010, a par dos regimes já lecionados
O enraizamento na região e a crescente procura, geraram uma forte vontade de diversificar a oferta ao nível dos Instrumentos ministrados, permitindo criar experiências de performance musical fundamentais à formação de músicos, tais como, apresentações a solo, em Orquestra ou de Música de Câmara.
Este trabalho, aliado às parcerias estabelecidas com as entidades locais e diversas instituições, permitiu-lhe contribuir proficuamente para a dinamização musical e cultural da região, papel que continua a desempenhar com empenho e dedicação.