Associação de Pais - Novembro 2018

Durante o ano letivo de 2017/2018 a Associação de Pais e Encarregados de Educação dos Alunos do Colégio São Teotónio (APEEACST) desenvolveu esforços no sentido de dar resposta a diversas questões relacionadas com a vertente funcional do quotidiano dos nossos educandos, visando atender às expetativas de todos os Pais e Encarregados de Educação e proporcionar o melhor envolvimento possível entre todos os intervenientes na comunidade escolar.

Na sequência do trabalho desenvolvido nos anos anteriores a nossa Associação também empregou o seu contributo na realização de diversas atividades com interesse para a vida escolar dos alunos, na linha do ideário do próprio colégio, não só por iniciativa própria mas também dando resposta a pedidos de apoio ou contributo. 

O feedback dos alunos, funcionários, professores e encarregados de educação foi muito positivo, o que nos encoraja a repetir estas ações no presente ano letivo.

A esse respeito, é de salientar a realização de ações de esclarecimento sobre matérias de relevância cívica e preventiva para os alunos do Colégio, Escola de Música e Escola de Teatro do São Teotónio. Também é de assinalar a colaboração prestada a entidades externas em missões de solidariedade, que contou com a prestação voluntária de alunos, professores, funcionários, pais e encarregados de educação e que nos deixa a todos muito orgulhosos dos resultados obtidos. Foi igualmente dada atenção ao trabalho desenvolvido pela Associação de Estudantes do Colégio.

Deixamos aqui alguns exemplos das atividades e iniciativas mais importantes realizadas ou apoiadas pela APEEACST durante o ano letivo de 2017/2018:

Desejamos a todos um excelente ano letivo!

 

Teo Aqua Hobby – outubro de 2017

A APEEACST deu o seu contributo para a aquisição de material e peixes no âmbito da iniciativa realizada todos os anos pelo CST – Teo Aqua Hobby – atividade que pretende fomentar o gosto e a curiosidade pelos peixes e é sempre motivo de entusiamos por parte dos alunos.

 

 

Banco Alimentar Contra a Fome – dezembro de 2017 e junho de 2018

Durante o ano letivo de 2017/2018 a APEEACST dinamizou, organizou e realizou mais duas campanhas de solidariedade do Banco Alimentar Contra a Fome (BACF), junto do hipermercado Jumbo do Centro Comercial Alma Shopping, nas quais participaram alunos, pais e encarregados de educação, funcionários e professores do CST, na recolha de alimentos para distribuição aos mais carenciados. É de realçar que a campanha de junho de 2018, no que diz respeito ao nosso Colégio, foi a segunda do distrito de Coimbra com recolha de mais alimentos (4.581,50​), nos 3 dias da campanha.

Mais uma vez foi notório o contributo que esta ação teve para a formação dos alunos nos valores éticos, na cultura humanista, na relação comunitária e no ideário cristão, primado da missão no nosso Colégio.

Trata-se de uma experiência socialmente enriquecedora para todos quanto nela participam, pelo que já estamos a preparar a próxima campanha, que irá realizar-se nos dias 1 e 2 de dezembro de 2018. As inscrições dos voluntários que desejem participar neste campanha poderão ser efetuadas no link que irá ser brevemente disponibilizado pela Associação de Pais.  

 

 FNAPEC – fevereiro de 2018

A APEEACST organizou e participou em várias reuniões realizadas no CST e no CAIC no âmbito da atividade desenvolvida pela FNAPEC (Federação Nacional das Associações de Pais de Escolas Católicas), entidade que tem como presidente um dos membros da nossa Associação de Pais.

 

 

Ações de esclarecimento para alunos – fevereiro de 2018

A APEEACST organizou e participou em ações de informação e esclarecimento sobre os efeitos nefastos do consumo de drogas, sobre saúde sexual e reprodutiva e sobre os perigos da internet. Temas atuais, que julgamos de grande importância e que foram abordados junto dos alunos, por profissionais – Médicos do CHUC e Inspetores da Polícia Judiciária. A boa recetividade por parte dos alunos excedeu as nossas expetativas e foi demonstrativa da pertinência destas iniciativas junto da comunidade escolar.

Consideramos que o contributo destas ações de esclarecimento junto dos nossos educandos é extremamente relevante para o seu desenvolvimento individual, na medida em que através da informação prestada se poderá minimizar eventuais comportamentos de risco, muitas vezes associados à falta de conhecimento próprio da idade, nomeadamente através da adoção de medidas de carácter preventivo.

 

XIII Concurso Internacional de Piano – maio de 2018

Mais uma vez APEECST deu o seu contributo para a realização do Concurso Internacional de Piano, organizado e levado a cabo por professores da Escola de Música São Teotónio e que teve lugar no nosso Colégio com enorme sucesso.

 

Dia da Criança – junho de 2018

Foi com muito gosto que a Associação de Pais deu o seu contributo para a realização de atividades no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Criança, no Jardim de Infância do Colégio de São Teotónio, assinalando-se a presença de um grupo de profissionais que, através da “contadora de histórias” e de forma interativa levou os mais pequenos ao reino da imaginação através da narração de histórias com alguma encenação à mistura.

O dia não ficou completo sem o aluguer e instalação de um insuflável, patrocinado pela Associação de Pais, que proporcionou às nossas crianças brincadeira extra.

 

Reuniões dos órgãos sociais da APEESCST – 2017/2018

Durante o ano letivo passado, a Associação de Pais realizou diversas reuniões com os membros dos seus órgãos sociais a fim de apreciar, debater e estudar diversos assuntos e iniciativas com interesse para a vida da comunidade educativa do Colégio.

Como vem sendo hábito a nossa Associação de Pais também dinamizou reuniões de trabalho com os elementos da direção do Colégio e da Escola de Música São Teotónio, nas quais foram abordadas, entre outras, diversas questões relativas à dinâmica escolar do Colégio e dos nossos educandos, suscitadas por elementos da nossa Associação ou por pais e encarregados de educação.