Atividade da Associação de Pais no Dia do Padroeiro do Colégio São Teotónio

18/02/2020

Atividade da Associação de Pais no Dia do Padroeiro do Colégio São Teotónio

No âmbito das atividades realizadas no Dia do Padroeiro do Colégio São Teotónio, a Associação de Pais do CST, convidada pela Direção do Colégio, organizou uma ação de sensibilização sobre o tema “Segurança na Noite”, para o ensino secundário, tendo em vista alertar os alunos para os cuidados a ter durante a frequência de locais ou estabelecimentos de diversão noturna.

Esta ação decorreu no cineteatro do Colégio e para além do Presidente da Associação de Pais, Paulo Marques, contou ainda com a participação do Comissário Ângelo Afonso, da PSP de Coimbra, do Professor Joaquim Cortez, do CST e de Paulo Briosa, Mestre de Krav Maga.

Foram prestados alguns alertas exemplificativos sobre como evitar situações geradoras de insegurança em locais de convívio noturno, em Coimbra, particularmente no que respeita à ingestão de bebidas alcoólicas em excesso ou as estratégias para evitar situações de conflito em grupo, bem como quais os cuidados que as estudantes devem ter com vista à deteção atempada de possíveis abordagens de desconhecidos para fins ilícitos.

Apesar de diferentes na sua perspetiva, mas completando-se no mesmo tema, as várias experiências profissionais dos intervenientes desta ação conjugaram-se no sentido assinalar os cuidados que os estudantes devem ter quando saírem à noite para conviverem.

Com esta iniciativa do Colégio, a Associação de Pais contribuiu para a formação cívica dos alunos, revelando-se uma excelente oportunidade para os aconselhar quanto às melhores práticas a ter em conta na sua segurança e convívio em sociedade, tendo colhido por partes destes um excelente feedback e o reconhecimento quanto à elevada importância desta ação.

 

Por iniciativa do Colégio, a Associação de Pais também deu o seu contributo para realização da ação de esclarecimento sobre “Bullying e Cyberbullying”, para os alunos dos 7º e 8º anos, que decorreu na biblioteca do Colégio.

Esta ação foi apresentada pelo Inspetor Rui Silva, da Polícia Judiciária, pai de um aluno do Colégio, tendo como objetivo alertar os alunos para os perigos decorrentes do uso indevido das novas tecnologias informáticas ligadas à internet, fornecer estratégias para que sejam capazes de identificar as ameaças à sua segurança pessoal que venham a ocorrer nas diversas plataformas digitais, bem como fomentar o sentido de responsabilidade na utilização das redes sociais.

 

 Inserida nas comemorações do dia do padroeiro, a Associação de Pais também colaborou na palestra sobre “Profissões”, para o 9º ano, que teve como objetivo fornecer aos alunos algumas orientações no sentido de os ajudar a escolher o Curso que irão frequentar no ensino secundário e quem sabe, depois, na Universidade.

Assim, através de várias conversas informais, esta ação que decorreu na sala … contou, por parte da Associação de Pais, com a presença da Dra. Carla Coimbra, que falou sobre a sua experiência profissional na área de Economia.

Por sua vez, os restantes oradores, também pais de alunos do Colégio, abordaram o seu percurso e experiência profissional nas respetivas áreas laborais, tais como a Medicina, o Direito, a Engenharia ou a Psicologia.

 

 

Segue a notícia das atividades do dia do Padroeiro, publicada no Diário As Beiras