Ações da Associação de Pais no debate acerca da liberdade de escolha na educação

Maio de 2016

Maio foi um mês muito intenso na discussão em torno da liberdade de escolha na educação, tendo a Associação de Pais do Colégio São Teotónio participando ativamente em várias iniciativas e ações me defesa da escola e do projeto educativo que escolhemos para os nossos filhos/educandos.

Em conjunto com outras nove associações de pais de escolas com contrato de associação, promovemos um debate acerca da motivação da alteração legislativa do Despacho Normativo 1H/2016, de 14 de abril, do Ministério da Educação nº 1/2H, bem como o enquadramento atual e futuro destes contratos: “Contratos de Associação no Séc. XXI”. Tendo tido na sua génese uma necessidade dimensional face ao número de alunos existentes há vinte anos atrás, estas associações consideraram necessária uma reflexão sobre o atual contexto dos contratos de associação, desprovida de demagogias ideológicas e centrada apenas nos tempos e necessidades atuais. A debate esteve o enquadramento dos contratos de associação, as implicações das decisões anunciadas nas escolas do concelho, o impacto que teria na realidade das comunidades locais, entre outros temas. Estiveram presentes deputados dos grupos parlamentares do CDS, do PSD e do Bloco de Esquerda.

Neste mesmo sentido, a Associação de Pais convidou os deputados dos vários grupos parlamentares a conhecer o Colégio São Teotónio e o seu projeto. Estiveram presentes em dois dias diferentes, deputados dos grupos do CDS e do PSD.

A Associação de Pais participou e coorganizou ainda a manifestação em Lisboa junto à Assembleia da Republica bem como outras iniciativas que tinham como objetivo o esclarecimento e o debate, de que são exemplo “um abraço à minha escola”, os “cadeados na escola” ou ainda em momentos com o Presidente da República.