1.º lugar no Campeonato de Ciência e Escrita Criativa

Os alunos do 3.º ano do Colégio de São Teotónio são os vencedores da 1.ª edição do Campeonato de Ciência e Escrita Criativa 2020-2021, promovido pela Editora 20|20 Educação, que tinha como objetivos estimular competências de leitura, escrita e experimentação científica.  

Os alunos tiveram de selecionar um livro da coleção recomendada pelo Plano Nacional de Leitura, O Clube do Cientistas (14 livros), de Maria Francisca Macedo. A escolha recaiu sobre o livro “Um Estranho Caso na Quinta”, dada a recente temática abordada na disciplina de Estudo do Meio, Animais e Plantas, que despertou a motivação de todas as crianças.

Assim, depois de ler o livro, os alunos tiveram de eleger um capítulo em que as personagens se veem em apuros  e propor uma solução nova, abarcando as seguintes três fases: 1) escrever em turma a nova cena; 2) investigar, inventar e construir um protocolo experimental da experiência inovadora proposta, na nova cena, ao estilo do Clube; 3) testar o protocolo experimental, descrevendo-o, por escrito, e registando em fotografias.

Com este desafio, a imaginação e criatividade foi potenciada pelo entusiasmo, com os alunos acompanhados da sua professora titular, Rita Rebelo, a dirigirem-se para o Laboratório de Ciências para testar as propostas experimentais. Amido de milho, iodo, vinagre, couve roxa, …, tudo pronto. Os resultados estavam à vista! O passo seguinte foi a escrita em grupo/turma, com uma boa dose de criatividade.

Como prémios, os alunos da turma do 3º ano vão publicar o seu texto na revista Visão Júnior e no site da Editora 20|20 Educação e vão participar num workshop online de escrita criativa com a autora d`O Clube dos Cientistas.  Além disso, cada criança receberá um livro da coleção à sua escolha, brindes do Centro de Ciência Viva, um Diploma com moldura para a turma, um encontro online com a autora e com os vencedores do 2º e 3º lugares. O Colégio receberá todos os livros da coleção para apetrechar a sua Biblioteca Escolar, bem como 1 livro do catálogo adulto para a professora titular.


Outros conteúdos