Semana Cultural da EMST - Olimpíadas de Formação Musical

As Olimpíadas de Formação Musical decorreram no dia 31 de março, inseridas na Semana Cultural da Escola de Música. Este ano as Olimpíadas foram abertas aos alunos da Escola de Música São Teotónio mas também às escolas de Ensino Artístico de Música do Município de Coimbra.

As Olimpíadas de Formação Musical da EMST procuram, mais do que testar conhecimentos, propiciar uma aprendizagem de uma forma lúdica e potenciar o gosto pela pesquisa e descoberta, promovendo a interdisciplinaridade e um espírito de competição saudável, bem como desenvolver o gosto pela música. Compreende, ainda, os três valores fundamentais do Olimpismo: Excelência, Amizade e Respeito onde se pretende que os alunos tenham a melhor prestação possível, reforçando a importância da amizade, da igualdade e do respeito mútuo entre as pessoas e o meio.

Nesta edição tivemos a participação de duas equipas de alunos do Conservatório Regional de Coimbra e de uma da Escola Artística do Conservatório de Coimbra.

As Olimpíadas foram divididas em dois escalões: Escalão A para alunos do 5º e 6º ano e Escalão B para alunos do 7º ao 9º ano. No escalão A, as vencedoras foram as alunas Carolina Teixeira, Carolina Ferreira, Laura Carvalho, Maria Antónia Almeida e Matilde Gomes da turma do 5º M da escola de Música São Teotónio. No escalão B os alunos vencedores foram os alunos Eva Santos, Gabriel Tremlet e Margarita Iria da Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra.

A organização e coordenação das olimpíadas estiveram a cargo dos Professores Rosa Irene e João Carvalho que contaram com a colaboração na elaboração dos questionários e na apresentação dos alunos das turmas do 6º e 7º S da escola de música.


Outros conteúdos