Viagem a Barcelona 2024 - 10º e 11º anos

É dito pelos corredores do colégio que se avistou dia 11 de fevereiro um autocarro cheio de alunos do secundário a sair do exploratório com destino a Barcelona… Este rumor não poderia estar mais certo! Foi assim que alguns alunos das turmas do 10º e 11º anos começaram a sua viagem à cidade catalã. Depois de uma noite de viagem, mas com muita diversão, a primeira paragem deu-se em Saragoça, onde pudemos apreciar a beleza da Basílica de Nossa Senhora do Pilar e tomar o pequeno-almoço. Já de pernas esticadas, seguimos caminho em direção a Monserrat, eleito o destino mais bonito de toda a viagem pela arquitetura e beleza natural, não teremos nós avistado um belíssimo pôr-do-sol. No entanto, nem tudo foi um mar de rosas, já que muitos agricultores nos obrigaram a ficar retidos durante muito tempo. Pela tarde, agora sim, prosseguimos com destino à capital da Catalunha. À noite, chegámos finalmente ao nosso alojamento, não sabendo que aventuras é que iríamos viver naqueles próximos dias. O Park Guell, um dos mais acariciados e emblemáticos jardins do mundo, que usou a perfeição da natureza e da arquitetura de Gaudí para cativar a atenção de todos que lá passam, foi bastante adorado por todos.

Como cereja no topo do bolo, ao fim da tarde, pudemos desfrutar, novamente, de um radiante pôr-do-sol, mas desta vez na praia! Quem diria que em pleno fevereiro estaríamos a tocar nas águas quentes mediterrâneas na cidade predileta da Catalunha. De todas as experiências que tivemos, de certo que não podemos ficar indiferentes às obras de Miró, expostas na Fundação Juan Miró e à apaixonante e única no mundo obra de Gaudí, com a imponente Basílica da Sagrada Família, que tem cravado numa das suas paredes o nome de uma cidade portuguesa: Fátima. Deliciamo-nos com o Palau da Música e com a sua inigualável arquitetura (bem como da sua magnífica tabela periódica) e percorremos o Museu Picasso, que guarda as belas artes de um dos maiores pintores do século XX, Pablo Picasso. É claro que não podíamos sair de Barcelona sem deambularmos pelas Ramblas!

Os alunos do Colégio de São Teotónio andaram e correram muito por dentro destas ruas, até ao extremo de andarem descalços com as terríveis dores nos pés. Mas valeu a pena cansaço! Quase perante o fim da nossa aventura, o autocarro deu-nos mais um motivo para rirmos às gargalhadas e uma oportunidade de nos conhecermos melhor a todos: avariou mesmo às portas de Barcelona. Esta noite ficou memorável! Continuámos a nossa viagem “perto do bater das doze badaladas” num novo autocarro para regressarmos à nossa terra Natal. Com tantas peripécias (e mais aquelas que não cabem nesta folha) esta Viagem de Estudo é como as obras de Miró e de Picasso: só quem lá esteve é que entende e sente e, para sempre, valerá Milhões! Até p’ró ano.

Daniela Quintans 11.3

Mariana Pereira 11.2


Outros conteúdos