Aprender a Empreender

O colégio está empenhado em desenvolver o espírito empreendedor nos seus alunos.
Nesse sentido, através do NEC, o colégio estabeleceu uma parceria com a Associação Aprender a empreender – Júnior Achievement Portugal (JA Portugal).
A “JA Portugal” é uma organização sem fins lucrativos que desenvolve o empreendedorismo, gosto pelo risco, criatividade e inovação nos jovens das próximas gerações.
A associação acredita serem estes os requisitos obrigatórios para o desenvolvimento de Portugal e para o aumento quantitativo e qualitativo de iniciativas empresariais. Neste sentido, nas turmas do 8º ano foi desenvolvido o programa “Economia para o sucesso”, constituído por uma série de seis actividades. O programa forneceu informação prática sobre finanças pessoais e sobre a importância de identificar objectivos de educação e carreira baseados em interesses, valores e qualidades dos alunos. Este programa é extremamente estimulante. Os alunos, de forma lúdica, reflectem e adquirem competências nas áreas supra-citadas.
Ao longo de seis semanas, os alunos tomaram decisões relativamente às suas escolhas de formação e também, à medida que se avançou no programa, quanto às opções de gestão de capital, gestão de orçamentos, recurso ao crédito, utilização cartões de crédito, seguros, etc… Nas três turmas do oitavo ano o projecto foi coordenado pelo professor Luís Caetano e teve como parceiros empreendedores o Dr. Celso Pereira, o Eng. José Geria o Dr. Jorge Barbosa, todos voluntários da EDP.

Outros conteúdos