Lançamento de Livro, dia 12, pelas 18h, no Cineteatro do Colégio de São Teotónio

Muitos equívocos afectam o relacionamento entre ciência e religião. Estas, na convicção dos autores da obra Educação, Ciência e Religião de Alfredo Dinis e João Paiva que a Gradiva acaba de editar, têm a ganhar com aproximação e diálogo, sem ambiguidades. No ensino, em particular, faltam ferramentas para trabalhar estes temas de forma clara e linguagem simples.

A obra Educação, Ciência e Religião de Alfredo Dinis e João Paiva procura precisamente colmatar essa lacuna. Assumindo-se como uma reflexão na intersecção da percepção pública da ciência, da educação e da religião, Educação, Ciência e Religião de Alfredo Dinis e João Paiva embora com utilidades específicas para formandos e formadores, destina-se também ao cidadão comum, uma vez que ciência e religião, de uma forma ou de outra, se cruzam com a vida e com as inquietações de muitas pessoas.Educação, Ciência e Religião de Alfredo Dinis e João Paiva pretende suscitar a reflexão e o debate sobre questões que se colocam na fronteira entre fé e ciência e são objecto de acesos debates em bases nem sempre objectivas.

Apontam-se contribuições com objectividade e rigor, quer no que se refere à ciência, quer no que diz respeito à religião em geral e ao cristianismo em particular.O livro está organizado num conjunto de dezanove perguntas às quais se tenta responder, ou melhor, dar pistas.

OS AUTORES

ALFREDO DINIS é licenciado em Filosofia e Humanidades pela Faculdade de Filosofia de Braga da Universidade Católica Portuguesa e, actualmente, Director dessa Faculdade. É ainda licenciado em Teologia pela Universidade Gregoriana de Roma, mestre e doutor em História e Filosofia da Ciência pela Universidade de Cambridge, presidente da Sociedade Portuguesa de Ciências Cognitivas e director da revista Pessoas e Sintomas.

JOÃO PAIVA é licenciado em Química e mestre em Ensino da Física e da Química pela Universidade de Coimbra, doutorado em Química pela Universidade de Aveiro e professor na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e autor de Fascínio de ser Professor e Sabor do Tempo que Passa e co-autor de Sexualidade e Afectos, para além de duas dezenas de manuais escolares de física, química e multimédia.

Para mais informações, por favor, contactar:

Helena Rafael,
Gradiva Publicações, S.A. 
Rua Almeida e Sousa, nº 21
r/c esq.1399-041 Lisboa – PORTUGAL

21 393 37 61/ 91 365 35 78
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.


Outros conteúdos