Bem-vindos ao Colégio de São Teotónio

São Teotónio ser mais Estamos a iniciar o novo ano escolar e a todos gostaria de saudar. Depois de termos vivido um ano de 2010/2011 tão atribulado com as decisões governamentais, esperamos agora um ano mais tranquilo e focalizado exclusivamente na vida da escola. Afinal é isso que a todos
importa: que a escola seja um espaço educativo onde se ensina e aprende, sem distrações desnecessárias.

Com 3 turmas de pré-escolar, 8 de 1º ciclo, 6 de 2º ciclo, 9 de 3º ciclo, 8 de ensino secundário e 3 de ensino profissional, propomo-nos construir o Colégio de São Teotónio, enquanto comunidade educativa, viva e empreendedora.


“São Teotónio – 850 SER +: memória, desafio e compromisso” será o tema aglutinador do nosso projeto educativo nos próximos dois anos. Associamo-nos às comemorações da vida  missão do nosso padroeiro que há 850 anos terminava entre os mortais, sendo quase de mediato canonizado e apontado, assim, como modelo e exemplo para o povo cristã.

São Teotónio viu surgir esta nossa maravilhosa pátria, acompanhou D. Afonso Henriques na ábil política fundadora, esteve na origem dos primeiros estudos superiores em Coimbra antes a fundação da Universidade; foi o primeiro prior de Santa Cruz e o primeiro santo português.
Homem de fé e de visão que vale a pena conhecer melhor.

É um bom pretexto para revisitar a história e descobrir o carisma do nosso padroeiro, einventando o ser escola no séc. XXI, fiéis aos mesmos ideais que apaixonaram este homem que, duas vezes peregrino da terra santa, descobriu no Evangelho a razão de ser de toda a sua ida e ação. É isto também que se espera do nosso Colégio.

Inspirados por São Teotónio, vamos fazer da nossa escola um espaço de alegria e bem-estar, em que todos se sintam bem e, integralmente, a crescer.

Um bom ano letivo

O Diretor

P. Manuel Carvalheiro Dias

 


Outros conteúdos