Professora do CST Publica artigo sobre a metodologia CLIL no Contexto dos Projetos Europeus de Cooperação

O objetivo deste artigo é o de partilhar a experiência, extremamente enriquecedora e cheia de sucesso, que o Colégio de S. Teotónio tem vivido ao nível do desenvolvimento de vários projetos de CLIL (Content in Language Integrated Learning), ou seja através da aprendizagem dos conteúdos de várias disciplinas feita em língua inglesa.

Para começar é fundamental conhecer a  nossa escola em todas as suas dimensões, de forma lúcida,para podermos identificar todas as suas potencialidades, bem como os seus pontos fortes e fracos. Por outro lado é necessário haver  um alto nível de motivação, tanto por parte dos alunos como dos professores, para sermos capazes de levar a cabo esta experiência de desenvolvimento de contactos internacionais baseados em projetos educativos.



Em segundo lugar, iremos analisar as razões  que nos permitiram fazê-lo, bem como as condições que tínhamos e continuamos a ter, que nos  permitiram conseguir obter tal sucesso  a este nível: o apoio forte da Direção, o trabalho colaborativo dos professores, bem como a confiança dos pais.

Obviamente não podemos esquecer a importância da formação dos professores e os processos avaliativos desenvolvidos durante todo o processo, como ferramenta fundamental   para garantir a qualidade desses mesmos projetos.
Finalmente a escola tem  de igualmente ser capaz de pesar todos os prós e os contras que estas experiências envolvem.   

Download do artigo

Maria Luiza Sampaio e Nora
Colégio de São Teotónio
Coimbra - Portugal 

 


Outros conteúdos