Escola de Música São Teotónio em Ação

A escola de Música continua a desenvolver as suas atividades com empenho e qualidade, tanto ao nível da formação dos nossos alunos como na criação de espaços para que se apresentem em público ou tenham contacto com eventos musicais, de forma a criar pólos motivadores para o trabalho a realizar.

Este segundo período foi profícuo em atividades dentro e fora do espaço escolar. Faremos seguidamente uma resenha do que aconteceu a nível musical e cultural, agradecendo a todos quantos se empenharam na sua execução.

O Professor de violino Daniel Leão esteve na nossa escola nos dias 28 e 29 de Janeiro para trabalhar com os nossos alunos de violino e violoncelo um tema fundamental para a performance destes instrumentos: “Técnicas de aprendizagem motora e os movimentos naturais do corpo”.

 


Nos dias 9 e 20 de Fevereiro realizaram-se concertos com a orquestra Clássica do  Centro (OCC) e solistas da nossa escola, nomeadamente Carlos Saraiva (5ºB) em Flauta Transversal; João Canavarro (3ºA) em piano e Bernardo Santos (C. Livre) em piano. Este último interpretou o 2º Concerto para Piano do compositor Daniel Hellbach em estreia mundial. O concerto do dia 9 foi inserido nas comemorações dos 850 anos da morte de São Teotónio.

No dia 5 de Março assistimos a um recital de guitarra por Paulo Amorim, um dos expoentes máximos da guitarra em Portugal. Este concerto deu o mote de abertura a uma masterclass de Guitarra orientada pelo mesmo guitarrista e em que participaram alunos de todos os níveis de ensino.

As nossas orquestras de Cordas e Sopros e um trio de Guitarras deslocaram-se a Cernache no dia 14 de Março para realizarem um concerto pedagógico para cerca de 180 alunos de escolas de 1º ciclo da região.

Relativamente a concursos nacionais e internacionais, participaram no Concurso Internacional de Piano e Guitarra de Almada o aluno de Guitarra, José Maria Gaspar (5ºM) e os alunos de Piano, Pedro Baptista (Iniciação) – Menção Honrosa; Ana Sofia Caridade (5ºM); Kateryna Denysova (5ºM) – Menção Honrosa; Margarida Lopes (7ºM) – 3º Prémio; Bernardo Santos (C. Livre) – Menção Honrosa. Participou no Concurso Internacional de Instrumentos de Sopro “Terras de La Salette” o aluno João Alves (7ºM) em Saxofone.

Os nossos parabéns aos alunos e professores, quer pela participação, quer pelos prémios arrebatados.

Na última semana do período tivemos o momento alto das atividades desenvolvidas pela escola, pois teve lugar mais uma Semana Cultural que, como já vem sendo habito, se pautou por apresentações de grande qualidade. Audições, recitais, palestras, Masterclass e estágios aconteceram entre 16 e 25 de Março com apresentações dos nossos alunos e a presença de agrupamentos de elevada craveira musical assim como oradores que expuseram temas de grande importância para a comunidade escolar, quer ao nível do conhecimento dos instrumentos e da necessidade de optar pela qualidade de materiais e de construção, quer ao nível de técnicas que ajudam a rentabilizar o trabalho ao nível do estudo da música em geral e de um instrumento musical em particular. Desta Semana resultou uma frutuosa troca de experiências musicais bastante enriquecedoras.

A escola está já em fase de preparação do próximo ano letivo, havendo a pretensão de aumentar a oferta educativa ao nível dos instrumentos lecionados.


Outros conteúdos