Judo do nosso Colégio na melhor fase de sempre

A Secção de Judo do nosso Colégio, está este ano letivo a atravessar a melhor temporada desportiva desde que foi criada, elevando o nome desta instituição com a dignidade com que sempre foi caracterizada. 

Atualmente com dois atletas na Seleção Nacional, Pedro Neto, que se sagrou vice - campeão nacional no escalão de cadetes masculinos e Cristiana Santos, que obteve o terceiro lugar no mesmo escalão mas em femininos.

Das várias competições em que temos participado, em representação do nosso colégio, salientamos as que têm mais relevo, que são: as competições internacionais, os campeonatos nacionais, open`s nacionais e competições zonais de apuramento para competir nos campeonatos nacionais. 

Só nesta época já conseguimos ganhar 30 medalhas nestas competições, entre o 1º e o terceiro lugar. Em juvenis (atletas com 13 e 14 anos), um 1º lugar, um 2º lugar e um terceiro. Em cadetes (atletas com 15, 16 e 17 anos), seis primeiros lugares, quatro deles campeões zonais (-42kg Pedro Neto, -63kg Cristiana Santos, -73kg Rodrigo Carvalho e -81kg Miguel Murça), (a nossa zona engloba todos os judocas entre Aveiro e Santarém inclusive, e a parte interior do pais, entre a Guarda e Castelo Branco), seis segundos lugares e sete terceiros. No escalão de juniores (atletas com 18,19 e 20 anos), um 1º lugar, um segundo e dois terceiros. Na categoria de sub-23 (atletas dos 18 aos 22 anos), um 2º lugar) Em veteranos (atletas com mais de 30 anos), dois primeiros lugares e um segundo, obtidos no Open de Lisboa.

De salientar também a participação de Cristiana Santos na Taça Europa de Cadetes e na Taça Europa de Juniores. Duas competições fortíssimas em que participam os melhores atletas europeus, este ano ainda mais fortes, porque foi aberta a participação à seleção do Brasil e do Canadá.

Os judocas do nosso colégio estão de parabéns! Sobretudo pelo esforço que têm de fazer para conseguirem treinar ao mais alto nível e conciliar os estudos. A preparação para estas competições passa por muitos estágios, ações de formação, treinos de intercâmbio entre outros clubes e muita regularidade nos treinos do clube.

De salientar também um feito inédito, na história desta Secção, que foi a graduação em cinto preto, de duas atletas femininas, Cristiana Santos e Cátia Leitão, a 28 de Junho passado. 


Para além destas atividades ligadas à competição, vamos procurando também, ao longo do ano, realizar outras, não menos importantes. Como é o caso da festa anual de Natal, o estágio de Verão na Gala (Figueira da Foz), que este ano se realizou entre os dias 7 e 10 de Julho, teve a participação de 71 atletas (do Colégio e de outros clubes). 

A curto prazo, os próximos objectivos de temos, uma vez que as competições mais importantes já se realizaram esta época são: o  torneio anual do colégio, que este ano se vai realizar a 13 de Outubro. A preparação de vários competidores para exames de graduação para cinto preto, que se vão realizar em Dezembro, pela comissão de graduações da Associação Distrital de Judo.


Outros conteúdos

selo 2023 2024