Um santo Natal e um feliz ano novo.

Para o povo que habitava na terra, brilhou uma grande luz;
Um menino nasceu para nós, um filho nos foi dado.

Deste modo, Isaías proclama a vinda messiânica (Is 9, 1.5); realização futura que o profeta anuncia com a força do já acontecido e projetado sobre hoje da história. É assim que continuamos a celebrar o Natal de Jesus, com a mesma alegria e entusiasmo: uma luz brilhou para nós, uma luz brilha para nós.
Diante das muitas inquietações e incertezas, das dificuldades e problemas, uma luz brilha intensamente. É Jesus a desafiar-nos à centralidade do mistério do seu amor. Pobre, frágil, dependente atrai-nos e convida-nos ao encontro com o essencial – a pessoa, divina e humana. O sentido da felicidade que buscamos tem aqui a sua raiz e chama-se encontro pessoal, num desafio que nos provoca e conduz à transcendência. Para lá do egoísmo que nos mata, como pessoas e como comunidades (sociedades), há uma luz que brilha e aponta o caminho que vale a pena ser percorrido.
Como escola, o Colégio de São Teotónio quer deixar-se iluminar, na pessoa de todos os que o fazem diariamente, por essa luz apaixonante que brilha no coração de cada um.

O santo padre, Bento XVI, na sua mensagem para o dia mundial da paz, publicada no início de dezembro, faz um apelo grave aos responsáveis da educação para que eduquem para a verdade e a liberdade, valores esquecidos ou ocultados em nome de interesses demasiado desprezíveis para serem autenticamente humanos. É dirigida especialmente aos jovens, convidando-os à cultura da justiça e da paz; “eles podem oferecer uma nova esperança ao mundo”. Esta esperança nos encoraja e anima na missão de educar.
O nosso desafio é reconhecer que está nas nossas mãos formar os jovens nos valores autênticos para que sejam uma geração mais responsável que as anteriores, reinventando a história, ultrapassando modelos sociais, culturais, políticos e económicos que nos encurralam num beco sem saída, onde muitos perdem o horizonte de uma vida com sentido.
Em Jesus Cristo encontramos o modelo da liberdade absoluta e da verdade plena. Celebrar o Natal é encontrá-lo autêntico no presépio de Belém e no coração humano.

Um santo Natal e um feliz ano novo.
P. Manuel

Outros conteúdos