Sábados de manhã em Coimbra - Pelas ruas da Alta

No passado dia 19 de novembro, decorreu o segundo passeio na cidade, desta vez, com o seguinte percurso: Arcos do Jardim (com passagem pelo Mercadinho Biológico, no Botânico), Escadas monumentais, Faculdades e Pátio das Escolas, Igrejas de Sé Nova, São Salvador e Sé Velha, descida do Quebra-Costas,  visita guiada à Torre de Almedina e  Porta de Almedina. O intervalo para o café teve lugar no Instituto Universitário Justiça e Paz, onde os 51 participantes tiveram oportunidade de apreciar uma lindíssima vista sobre o Mondego.

Alguns momentos foram assinalados de forma especial, só possíveis graças a pessoas também especiais e disponíveis para enriquecer com o seu contributo esta atividade que se destina a assinalar as comemorações dos 850 anos do Padroeiro. Deve-se-lhes o canto medieval ouvido na Sé Velha, com uma atuação que esteve a cargo dos professores Nuno Mendes (Curso de Teatro), João André (Escola de Música) e por uma ex-aluna, Mafalda Umbelino.

A visita guiada à Torre de Almedina foi outro dos pontos fortes, em grande parte devido à excelente comunicação de Fernando Vasconcelos (funcionário do Museu Municipal) que apresentou o painel interativo sobre o Núcleo da Cidade Muralhada.



Recordamos ainda outros apoios concedidos, em particular, dos SMTUC e do Turismo de Coimbra e jornal Beiras.

O 3º Sábado de Manhã em Coimbra será em 11 de fevereiro, data próxima do dia de São Teotónio (18 de fevereiro) e centrar-se-á no Mosteiro de Santa Cruz.

 


Outros conteúdos