Participação nas VIII Olimpíadas da Filosofia

Nos passados dias 3 e 4 de maio, o nosso Colégio participou pela primeira vez nas Olimpíadas Nacionais de Filosofia.

Já na oitava edição, a decorrer no presente ano na Escola Secundária António Damásio, em Lisboa, organizada pela PROSOFOS (Associação para a Promoção da Filosofia), esta foi uma experiência deveras enriquecedora, nomeadamente para a aluna participante Sofia Bidarra Pinto, do 10.º ano de escolaridade.

Logo no transporte foi notório este interesse pela filosofia, partilhado pelos alunos, através das suas conversas filosóficas. Seguiu-se o almoço de boas vindas, e durante a tarde de sexta-feira a aluna teve oportunidade, em três horas, de elaborar um ensaio filosófico sobre um dos temas constantes da prova, da qual só tiveram conhecimento no momento da realização. Depois deste esforço intelectual seguiram-se várias atividades lúdicas para os alunos: voleibol, kickboxing e até karaté. Enquanto isso, os professores acompanhantes começavam a 1ª fase de avaliação dos ensaios (estando omissa a identidade dos alunos).

A noite terminou com um jantar, ao qual até ainda se seguiu um momento de animação musical.

Já no sábado de manhã, enquanto os professores tinham pela frente a 2ª fase de avaliação dos ensaios, os alunos tiveram oportunidade de optar fazer um passeio por Lisboa Ocidental, ou um circuito pela Baixa e Chiado ou ainda uma visita aos jardins da Gulbenkian e à exposição “Cérebro – mais vasto que o céu”, tendo a Sofia escolhido a segunda opção.  

Durante a tarde deste dia, sabidos os resultados dos dez ensaios selecionados na segunda fase, seguiu-se a escrita da prova em língua estrangeira (apenas para os selecionados) e um Speed Thinking para os restantes alunos, com o qual a nossa aluna ficou muito entusiasmada, sendo esse para si um dos momentos mais altos destas Olimpíadas. Já os professores tiveram direito também a um passeio pelo Parque das Nações, enquanto a Comissão Científica apurava os três primeiros lugares dos dez já referidos.

Foram dois dias repletos de muitas aprendizagens, companheirismo, convívio e partilha de conhecimento, quer por alunos quer por professores. Destaca-se a atitude da aluna, que apesar de ser o primeiro ano na disciplina de Filosofia, se aventurou corajosamente nesta aventura intelectual, devendo ser reconhecido o seu empenho, interesse e entusiasmo, assumidos de forma sempre responsável.

Participaram nesta edição 96 alunos e 50 professores vindos de todo o país.

Em nome da professora e da aluna e agradecendo a oportunidade que nos foi dada, podemos dizer que foi, certamente, a primeira de muitas Olimpíadas Nacionais de Filosofia.

 A professora, 

 Susana Pais


Outros conteúdos