Soil Wars: a guerra dos solos

“Soil Wars: a guerra dos solos”

Prestes a concluir mais um ano letivo, os alunos do 2.º ano deram por concluída a segunda fase do Concurso de Ideias do Projeto “Ciência na Escola”, da Fundação Ilídio Pinho, com o projeto “Soil Wars: a guerra dos solos”.

As parcerias desenvolvidas com a Universidade de Coimbra, nas pessoas do Doutor Diogo Neves Proença e do Doutor Tiago Natal da Luz, proporcionaram a partilha de saberes e de experiências.

Ao longo do projeto, os alunos contactaram com diferentes materiais existentes no laboratório de Ciências Naturais, aspeto que muito os motivou. Misturaram terra com água de folhas de diferentes plantas e verificaram o impacto destas nos ecossistemas dos solos… Descobriram alguns dos seres vivos que neles habitam… Das minhocas, aos colêmbolos, passando pelas bactérias, muitas foram as descobertas e as vivências deste grupo de crianças!

Um dos resultados obtidos no final trouxe-nos alguma surpresa, levando-nos a querer continuar esta investigação para compreender com mais rigor os resultados obtidos em laboratório. Assim, numa fase posterior, iremos visitar a produção experimental de agricultura biológica e a preparação de adubos orgânicos da Escola Superior Agrária de Coimbra, também com o intuito de ponderar a viabilidade de uma aplicação técnica e/ou comercial.

Por um ambiente mais sustentável, todos!


Outros conteúdos