No passado dia 21 de novembro comemorou-se o Dia Internacional da Filosofia, que marca a importância desta área como ferramenta valiosa para a reflexão e a construção autónoma de espírito crítico.
Sabendo que a filosofia “é também uma abordagem que promove o diálogo e a tolerância"[1] e através dela se toma consciência da universalidade de questionamentos de grandes filósofos, pensou-se em perceber se os mais pequenos teriam algo a dizer sobre esses ensinamentos. Assim, foi uma oportunidade dos meninos do 1º. Ciclo da AEC «Filosofia para Crianças» comentarem frases filosóficas célebres (“Penso logo, existo” – Descartes; “Só sei que nada sei” – Sócrates; “A beleza das coisas está no espírito de quem as contempla” – Hume;). O resultado, deveras profícuo, foi além do esperado, evidenciando que as crianças com a sua espontaneidade, curiosidade e abertura ao diferente e à novidade, conseguem ser bastante acutilantes. Os resultados foram expostos a toda a comunidade no refeitório do Colégio.
Como se sentiu que esta atividade tinha sido muito enriquecedora, quisemos extrapolá-la para junto daqueles para quem as frases já não eram desconhecidas (o Ensino Secundário). Neste sentido, reuniram-se miúdos e graúdos numa sessão de “O que quer isto dizer?”, onde se continuaram a comentar as frases dos filósofos, mas agora em jeito de debate entre os alunos do 1º ciclo de FpC e alguns alunos dos 10º e 11º ano de Filosofia. A atividade foi de tal modo interessante que por vontade de todas as partes, estes encontros se repetirão uma vez por período.
No que concerne aos alunos de Filosofia, os mesmos tiveram também oportunidade de contribuir para a comemoração deste dia, procurando citações de mulheres filósofas. Porque a Filosofia pretende “desmascarar os dogmas e os preconceitos”, e como tradicionalmente se associa o filosofar ao género masculino, os alunos tiveram então oportunidade de verificar que sempre existiram filósofas a par dos «homens», embora não tivessem a mesma visibilidade. Isto confirmou-se pela extensa exposição que inundou os corredores do Ensino Secundário, com os resultados das pesquisas de todos os alunos. Ainda neste âmbito, foi elaborada, também, uma teia da história da filosofia, escrita no feminino.
Denotou-se assim, que “apesar do seu caráter ancestral, o questionamento filosófico em nada perdeu a sua atualidade”, sendo cada vez mais urgente face à rapidez das transformações, pensarmos o mundo em toda a sua riqueza e complexidade.
[1] Mensagem de Audrey Azoulay, Diretora-Geral da UNESCO, por ocasião do Dia Mundial da Filosofia (2019)