PROJETO CIÊNCIA VIVA: “METODOLOGIAS SUSTENTÁVEIS NA SÍNTESE DE FÁRMACOS”
ALUNOS DO 12º ANO DE QUÍMICA E FÍSICA
 
Neste “Dia Eco-escola” decorreu na sala de audiovisuais, pelas 12h, a apresentação dos resultados  do Projeto Ciência Viva: Metodologias Sustentáveis na Síntese de Fármacos, desenvolvidos pelos alunos de 12º ano de Química e Física.
 
Estes alunos procederam à síntese do Monastrol, o qual é um fármaco que  inibe a mitose celular, diminuindo a proliferação celular. Sendo o cancro, por definição,  o anormal crescimento ou proliferação celular, vários derivados do Monastrol encontram-se em fase de desenvolvimento em empresas farmacêuticas e biotecnológicas para o seu tratamento.
 
Os alunos procederam à síntese laboratorial deste fármaco segundo duas metodologias distintas -metodologia convencional e metodologia assistida por micro-ondas, bem como ao tratamento de dados e análise de resultados, sempre numa perspectiva de uma química verde e sustentável.
 
Todo o trabalho desenvolvido pelos alunos envolvidos foi alvo de rasgados elogios por parte do grupo de cientistas do Departamento de Química da FCTUC que os acompanharam e/ou assistiram à apresentação de hoje, quer pelo envolvimento e empenho demonstrado, quer pela correção científica e clareza na exposição do trabalho na apresentação. Sendo este um projeto a continuar no próximo ano letivo, pode dizer-se que as expetativas são elevadas.
 

O CST integra a rede Eco-Escolas desde o ano letivo 2007-2008 desenvolvendo o Programa em todas as suas valências, desde a Creche/Pré-escolar  ao 12º ano, passando pela Escola de Música, Escola de Teatro e Residência de Estudantes  - pelo 7º ano consecutivo, receberá o Galardão Bandeira Verde certificando a qualidade ambiental da escola.
No dia 15 de outubro recebemos mais um Galardão Bandeira Verde!

Estamos de parabéns, toda a comunidade educativa CST!

A excelência que a Escola persegue no seu projeto educativo expressa-se também no âmbito do desempenho ambiental – pelo quinto ano consecutivo, desde o primeiro ano de integração no Programa Eco-Escola, obtém a distinção da Bandeira Verde. Tal atribuição é uma forma de reconhecimento pelo trabalho realizado, em prol do desenvolvimento sustentável, seguindo a metodologia do Programa em 2011/12. Todos – alunos, professores, funcionários, comunidade escolar e direção da escola - estão de parabéns pelo bom trabalho realizado!

O êxito na consecução dos objetivos deste programa passa por fatores como: - o caráter curricular, transversal e abrangente que a metodologia deste Programa preconiza; - o empenho, dedicação e entusiasmo com que os alunos abraçam e/ou propõem iniciativas diversas, para concretização das abordagens aos temas selecionados anualmente; - a competência, proatividade e corresponsabilidade dos vários profissionais, docentes e não docentes; - a colaboração constante da Associação de Pais e dos Encarregados de Educação em geral; - o apoio do Município, ainda que muito aquém do necessário; - a inserção desta vertente da sustentabilidade no projeto educativo, assumida na política da direção; - a abertura ao meio e investimento em diversas parcerias.