Colégio de São Teotónio – 5º Galardão Eco-Escola 2012

A excelência que a Escola persegue no seu projeto educativo expressa-se também no âmbito do desempenho ambiental – pelo quinto ano consecutivo, desde o primeiro ano de integração no Programa Eco-Escola, obtém a distinção da Bandeira Verde. Tal atribuição é uma forma de reconhecimento pelo trabalho realizado, em prol do desenvolvimento sustentável, seguindo a metodologia do Programa em 2011/12. Todos – alunos, professores, funcionários, comunidade escolar e direção da escola - estão de parabéns pelo bom trabalho realizado!

O êxito na consecução dos objetivos deste programa passa por fatores como: - o caráter curricular, transversal e abrangente que a metodologia deste Programa preconiza; - o empenho, dedicação e entusiasmo com que os alunos abraçam e/ou propõem iniciativas diversas, para concretização das abordagens aos temas selecionados anualmente; - a competência, proatividade e corresponsabilidade dos vários profissionais, docentes e não docentes; - a colaboração constante da Associação de Pais e dos Encarregados de Educação em geral; - o apoio do Município, ainda que muito aquém do necessário; - a inserção desta vertente da sustentabilidade no projeto educativo, assumida na política da direção; - a abertura ao meio e investimento em diversas parcerias.

 


De facto, o Colégio desde há longa data que procura dar resposta às preocupações  ambientais, inserindo-as não só no trabalho de desenvolvimento curricular e na educação para a cidadania, mas também apostando na participação em diversos concursos e projetos ligados direta ou indiretamente a esta temática.

Atualmente, no âmbito da educação ambiental e do desenvolvimento sustentável, o Colégio desenvolve projetos de índole diversa, dirigidos a diferentes níveis etários. Destaque-se comomais recente, a parceria com a Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, Ciência Viva, que em anos anteriores permitiu trabalhar com crianças do Jardim de Infância, alunos de 5º ano e alunos do ensino secundário, envolverá no presente ano letivo, alunos de 12º ano, do Curso de Ciências e Tecnologia. O projeto tem como objetivo integrar alunos do ensino secundário em contextos de investigação científica na área da Química Orgânica. Pretende-se que os jovens ampliem a sua perceção da Química enquanto ciência, construída por comunidades de investigação, com oportunidade de se envolver na prática experimental da área de síntese. Centrando-se nas novas tecnologias de síntese sustentável, tecnologia de microondas e sínteses sem solvente, para o desenvolvimento de fármacos, o projeto visa ainda conscienlizar para a racionalização do consumo de energia e a produção de resíduos. Serão também implementadas atividades experimentais de síntese de fármacos por metodologias clássicas em três escolas secundárias (Castelo Branco e Coimbra), envolvendo 100 jovens e decorrendo em dois anos letivos consecutivos.

A recolha seletiva de resíduos e o seu encaminhamento conta, no caso do papel, com a especial colaboração de  uma encarregada  de educação, que, em adesão à Campanha “Papel por Alimentos”,do Banco Alimentar, garante a entrega do papel recolhido, semanalmente. Tinteiros, óleo alimentar, rolhas, pilhas, tampas de plástico, fazem parte dos resíduos recolhidos seletivamente e entregues a entidades que os reciclam. A integração no Projeto Geração Depositrão para a recolha de resíduos elétricos e eletrónicos vem desde o 1ºano, com um envolvimento significativo dos alunos e EE do 1º Ciclo. O importante é o caráter educativo, a formação em cidadania interventiva, que todo este processo vai tendo nas crianças e nos adolescentes e jovens, que acreditamos pode fazer mudar algo, pode fazer a diferença.

Outras iniciativas vão tendo lugar, como a que marca esta semana: semana da Aquariofilia oferecendo uma Exposição de dez aquários que procuram recriar habitas da América do Sul, América Central e África, bem como uma Exposição fotográfica de fauna marítima portuguesa. Culmina  com o 1º Encontro Temático de Ciclídeos, dia 13 de Outubro, organizado pela Comunidade de Cíclídeos. com, em parceria com o Clube de Aquariofilia do CST, o Teo AquaHobby.

Para o ano letivo 2012-2013, o Colégio irá solicitar a Auditoria externa que permitirá a candidatura ao Galardão 2013. Recorde-se que no terceiro ano consecutivo de atribuição, o mesmo aconteceu, tendo o desempenho da Escola merecido o grau de Excelência. Está já em fase de elaboração o novo Plano de Ação que apostará, como habitualmente, nos eixos da continuidade e da inovação, rumo à qualidade e à excelência, pilares do nosso projeto educativo, contando com  a participação e corresponsabilidade de toda a comunidade educativa, sempre em diálogo com o meio.

 


Outros conteúdos