Alunos 12º ano selecionados para o prémio principal: Concurso Inventar a alimentação do futuro
Os alunos da disciplina de Biologia do 12º ano do Colégio de São Teotónio organizados em 4 equipas, aceitaram o desafio de participar no concurso «Inventar a Alimentação do Futuro» organizado pela Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa.
O objetivo? Levar alunos do ensino secundário a desenvolver receitas inovadoras, saudáveis e sustentáveis, refletindo sobre a relação entre alimentação, ambiente, economia e saúde.
Trata-se de uma oportunidade – aberta a nível nacional a todos os alunos do ensino secundário (individualmente ou em grupo) e seus professores – de refletir sobre o contraste entre o que comemos diariamente e o que de facto seria desejável estar a comer.
O desafio consiste então em criar ou adaptar uma receita de forma a garantir que ela é saudável, económica e ambientalmente sustentável.
O trabalho e a criação a que chegou o grupo “Boa gente e de boa Boca”, prato a que deram o nome de “Eco bowl”, foi apurado para a final nacional, na categoria prémio principal!
A final decorrerá no dia 28 de fevereiro de 2025, no Porto, e contará com a presença do chef Hélio Loureiro enquanto membro do júri.
O primeiro passo foi definir a equipa, que podia ser composta por um professor responsável e por 1 a 4 estudantes do ensino secundário. Constituíram-se quatro equipas, envolvendo todos os alunos da disciplina e a professora de Biologia acompanhou cada equipa até ao final do processo: submissão na plataforma própria, de acordo com as exigências do Regulamento.
O segundo passo foi conceber um prato central de uma refeição que fosse saudável e ambientalmente sustentável, para além de saborosa. O papel da água também teve de ser contemplado.
Os grupos foram avaliados pelo sucesso com que integraram os vários critérios no seu trabalho.
O terceiro passo foi o trabalho prático – confecionar o prato. Toda a preparação foi realizada pelos alunos (no caso da equipa vencedora, alunas) e esse trabalho teve de ser fotografado e filmado.
Finalmente, o trabalho foi submetido a concurso num formulário com diversas questões relativas ao prato e aos critérios estabelecidos previamente no concurso. Os trabalhos foram submetidos até ao dia 1 de dezembro de 2024 e os resultados de apuramento, foram anunciados no dia 17 de janeiro de 2025. Os selecionados vão participar na final nacional que terá lugar no dia 28 de fevereiro de 2025 nas instalações da Escola Superior de Biotecnologia, no Porto.
À equipa vencedora (Maria Santiago Borges Henriques, Mariana Marques de Almeida, Maria Eduarda Barranca, Luana Nicole Amor de Sousa) muitos parabéns! Agora … só falta o passo seguinte para o sucesso pleno! Estamos convosco!