Notícias

No passado dia 23 de Setembro fomos a Vila Nova de Outil - Cantanhede fazer a vindima na vinha da tia da Educadora Teresa.

Com esta vivência iniciámos o Projecto Curricular - Perlimpim-pim, Perlimpim-pim… a brincar se aprende assim! que pretende nesta primeira fase, Brincar com as Tradições do dia a dia do antigamente.

Assim, partimos de Coimbra, vestidos a rigor e com os utensílios necessários (baldes e tesouras) para um dia cheio de trabalho.Já cansados da viagem, fizemos a nossa primeira merenda (a meio da manhã) - com bolinhos de salsicha que apesar de não serem tradição do antigamente foram preparados, pela Matilde e a Mãe, para partilhar com todo o rancho da vindima.


A alegria de receber um Livro!

No âmbito do PNL (Plano Nacional de Leitura) e da RBE (Rede de Bibliotecas Escolares), foram
hoje, dia 11 de Outuibro, entregues livros aos alunos que constituem as duas turmas do 1º
ano.

Os alunos deslocaram-se, acompanhados pelas respectivas professoras, ao espaço da BE, onde
a coordenadora, Profª Isabel Delgado, procedeu à entrega formal dos livros provenientes do
Projecto Ler + para Vencer, inscrito como uma das iniciativas do PNL.

Será fácil verificar que, habitualmente, não escrevo para os jornais. Não tanto por falta de assunto mas por constatar que há quem faça esse serviço muito melhor do que eu, trazendo à reflexão contributos verdadeiramente interessantes. Não me refiro, claro está, aos artigos circulares que resultam de equívocos subjectivos e da necessidade de ir aparecendo…

Não direi o mesmo quando se trata de informar a Diocese sobre a vida do Colégio de São Teotónio, assunto que interessa por se tratar da única escola diocesana e da obrigação que tenho de a tornar conhecida e querida junto dos diocesanos. Neste domínio, confesso o meu pecado, não obstante, por estratégia, me preocupar mais com a casa por dentro do que por fora.

Aproveito o facto de terem sido publicados os rankings das escolas para deixar algumas reflexões e informações que permitirão conhecer um pouco mais do vem acontecendo no nosso Colégio.
Desde 2001 que são publicados, em Portugal, os resultados dos exames do Ensino Secundário, pelo Ministério da Educação. Mais tarde surgiram também os resultados do Ensino Básico. Anualmente, os meios de comunicação social interpretam esses dados e publicam os rankings de escolas, de forma nem sempre criteriosa, diga-se.

No dia 20 de Outubro de 2010, pelas 14h30m, as turmas do 2.º ano, juntamente com os respectivos professores, dirigiram-se à sala de audiovisuais, para assistirem a uma sessão, com o tema “A Higiene dos Dentes”, orientada pelo Sr. Enfermeiro Fernando Costa.

Na sessão tivemos a oportunidade de assistir a uma apresentação com a explicação de conceitos e imagens alusivas, tais como a dentição de leite, a dentição definitiva, os nomes dos dentes e como devemos lavar os dentes.

Após esta observação, os alunos colocaram as suas dúvidas, vivências e curiosidades, respondendo também com entusiasmo a questões levantadas pelo orientador.

No final, visualizámos um filme intitulado “A Boca e os Dentes”.

Com esta sessão, os alunos aprofundaram os seus conhecimentos e todos manifestaram muito interesse pela participação na mesma.

Desde há vários anos que se vai tornando um hábito a vinda à Biblioteca do Colégio de uma representação da A.M.I. (Assistência Médica Internacional) para conversar com os alunos do 9º ano e divulgar o trabalho de voluntariado que essa organização estabelece em diversos pontos do mundo com o intuito de “intervir em situações de crise e emergência, combater o subdesenvolvimento, a fome, a pobreza, a exclusão social e sequelas de guerra”.

Não menos meritório é também o trabalho que desenvolve em âmbito nacional  ao nível da assistência médica, da acção social e  do alertar de consciências para diversas questões ambientais e de carácter humanitário.

Durante cerca de uma hora, a Voluntária Enfermeira Ercília Bilro não deixou indiferentes os alunos do 9º ano, que ficaram talvez mais motivados para o trabalho de voluntariado, a partir das imagens mostradas sobre a actuação da A.M.I. no terreno.  Muitos se manifestaram sensíveis à realização do 17º Peditório AMI, a decorrer entre 21 e 24 de Outubro, e quiseram aderir à iniciativa.

É, aliás, uma actividade que mobiliza anualmente alunos do 2º e 3º ciclo, que contribuem com o seu tempo e a sua solidariedade para ajudar esta organização.

DSC_0023 DSC_0016

 

No passado dia 20 de Novembro, os alunos do 9ºano de Educação Tecnológica deslocaram-se ao ISEC com os professores da disciplina, para visitar os Laboratórios de Máquinas Eléctricas, de Materiais Construção e de Máquinas Hidráulicas.

Em 2009, nos dias 28 e 29 de Novembro voltou-se a realizar o Banco Alimentar contra a Fome, onde dezenas de alunos das Escolas Católicas de Coimbra (NEC) participaram, incluindo o Colégio de São Teotónio.Este ano, a actividade sofreu algumas alterações para o nosso lado, sendo uma delas a mudança do local. Deixámos o Pingo Doce, da Rua do Brasil, depois de alguns anos, para irmos para o Continente, no Forum.
ba 002

Encontram-se afixados em local público no Colégio de São Teotónio, os códigos de acesso ao Programa e-escolas (alunos do 5º ao 12º anos de escolaridade). Caso pretendam, devem os respectivos Encarregados de Educação proceder ao levantamento do voucher nos serviços de secretaria.


A todos quero saudar, desde já, e desejar um ano escolar repleto de sucessos.
 
No Colégio de São Teotónio, todos estamos empenhados em construir experiências e saberes que nos façam ser mais felizes. Os pilares que estruturam o nosso Projecto Educativo, valores autênticos, são a base dessa construção que cada um terá de fazer por si e com os outros. Pais, alunos, professores, auxiliares, unidos numa grande família, tocados pela mesma cumplicidade, perseguimos e fazemos uma educação e ensino de excelência, como o confirmam os resultados que, ano após ano, temos vindo a alcançar.

No dia 27 de Setembro, pelas 16h30, realizou-se, no cineteatro do colégio São Teotónio, um recital de piano que contou com a Pianista Nancy Lee Harper. 

NANCY LEE HARPER começou os seus estudos de piano aos dez anos. Fez o seu primeiro recital quatro anos depois com a Shreveport Symphony Orchestra (EUA), sob a direcção do pianista-compositor Rudolf Ganz (Suiça). Tem actuado em 24 países, incluindo China, Argentina, Ucrânia, Índia, Canadá e muitos países da Europa.

No âmbito do programa SOLNEC do Núcleo das Escolas Católicas da Diocese de Coimbra (NEC), realizou-se no passado dia 5 de Março o espectáculo “Uma noite pela Integrar (e pela Guiné)”.
 O auditório dos HUC foi pequeno para acolher as centenas de alunos, pais e professores que, com a sua presença e entusiasmo, mostraram que a solidariedade é um valor efectivamente sentido e promovido nestas comunidades educativas.
Escola de Teatro S. Teotónio

No passado dia 21 de Março os dois grupos da sala de 5 anos iniciaram o Projecto Brincar às Escolas com o objectivo de intensificar de uma forma lúdica a propedêutica da leitura e da escrita e a iniciação à matemática.

Este Projecto, pretende sobretudo preparar e motivar as crianças para o novo ciclo de escolaridade.Assim, o primeiro passo foi visitar a nossa Escola e Professoras do 1º Ciclo, com vista a estabelecer um primeiro contacto.

O desenvolvimento das actividades é realizado no contexto da sala do 1ºano do 1º CEB às Segunda e Quartas-feiras das 12:30 às 13:30m utilizando algunsprocedimentos comuns a este ciclo: trabalhar individualmente, responsabilizar-se pelo seu material, sentar-se correctamente na cadeira, pedir para falar, esperar pela sua vez...

Aos poucos, vamos dando passos muito significativos no sentido de preparara transição para o novo ciclo de escolaridade pois a mudança de ambiente educativo provoca sempre a necessidade de adaptação por parte da criança…onde lhe são colocadas novas exigências (OCEPE 1997).

 

Porque as nossas crianças merecem tudo, na Creche e no Jardim de Infância do Colégio de São Teotónio, não será apenas comemorado um Dia da Criança, mas sim cinco dias de intensa alegria, animação e muitos, muitos pozinhos de perlimpimpim...

 

Assim, numa semana repleta de magia, as crianças poderão, no primeiro dia, 31 de Maio, usufruir de um espectáculo mágico no Pavilhão de Portugal.

 

«O Dia Aberto» realizou-se no dia 8 de Maio e teve como objectivo principal receber os alunos candidatos ao 5º Ano, do próximo ano, bem como os alunos candidatos ao Ensino Secundário. Estiveram presentes cerca de oitenta crianças, para o 5º Ano e cerca de uma dezena para o Secundário. O Programa organizado contemplou actividades na Sala de aula, para os alunos candidatos ao 5º Ano – apresentação dos candidatos, Jogos de Relação e Dobragens, orientados por professores de Língua Portuguesa e Educação Visual e Tecnológica. Os pais foram recebidos pela Direcção, no Cineteatro, tendo sido apresentado o Projecto Educativo do nosso Colégio. A Escola de Música apresentou o Jogo dos Sons para todos os presentes – pais, alunos candidatos e Professores de todos os anos de Escolaridade. A manhã terminou com a Visita ao Colégio, passando por alguns espaços onde se assistiu a actividades bastante do agrado dos presentes.

   

A festa centrou-se na extraordinária riqueza da vida e história desta bela cidade.

Alunos e docentes, em singelo espectáculo de cor, criatividade e "Saberes em acção", apresentaram uma recriação das principais tradições, populares e académicas, em âmbitos tão diversos como a música, as profissões, a criação literária, o desporto, os espaços verdes, a religião, ...

Para este evento, tão do agrado dos mais pequenos, estiveram presentes os encarregados de educação e restante comunidade educativa assim como os conimbricenses que desejaram participar.

 

Paulo Amorim

Na próxima 2ª feira, dia 5 de março, teremos no cineteatro, o guitarrista Paulo Amorim, num concerto de guitarra solo. 

É uma excelente oportunidade de vermos, na nossa cidade e na nossa escola, um guitarrista com uma carreira e um curriculum reconhecidos.

O concerto terá a duração aproximada de 50 minutos e será preenchido por obras da autoria de Paulo Amorim.

O objetivo deste artigo é o de partilhar a experiência, extremamente enriquecedora e cheia de sucesso, que o Colégio de S. Teotónio tem vivido ao nível do desenvolvimento de vários projetos de CLIL (Content in Language Integrated Learning), ou seja através da aprendizagem dos conteúdos de várias disciplinas feita em língua inglesa.

Para começar é fundamental conhecer a  nossa escola em todas as suas dimensões, de forma lúcida,para podermos identificar todas as suas potencialidades, bem como os seus pontos fortes e fracos. Por outro lado é necessário haver  um alto nível de motivação, tanto por parte dos alunos como dos professores, para sermos capazes de levar a cabo esta experiência de desenvolvimento de contactos internacionais baseados em projetos educativos.



Em segundo lugar, iremos analisar as razões  que nos permitiram fazê-lo, bem como as condições que tínhamos e continuamos a ter, que nos  permitiram conseguir obter tal sucesso  a este nível: o apoio forte da Direção, o trabalho colaborativo dos professores, bem como a confiança dos pais.

Obviamente não podemos esquecer a importância da formação dos professores e os processos avaliativos desenvolvidos durante todo o processo, como ferramenta fundamental   para garantir a qualidade desses mesmos projetos.
Finalmente a escola tem  de igualmente ser capaz de pesar todos os prós e os contras que estas experiências envolvem.   

Download do artigo

Maria Luiza Sampaio e Nora
Colégio de São Teotónio
Coimbra - Portugal 

 

De 16 a 18 de abril decorre no Colégio de São Teotónio a Semana das Humanidades. Trata-se de uma iniciativa dos professores dos diferentes grupos disciplinares que se inscrevem nessa área mais lata e tem como objetivo valorizar e dar a conhecer as diferentes saídas profissionais e o interesse de uma área de estudos nem sempre muito visível na escola atual.

O início do mês de dezembro foi altura para, na sala dos 3 e 4 anos, se refletir sobre birras e comportamento, no âmbito do Plano de Formação para Pais.

Em colaboração com os Serviços de Psicologia foram dinamizadas duas sessões em que as birras (3 Anos) e as regras (4 Anos) foram o mote para uma partilha informal de dificuldades e experiências.

Nestas idades em que a criança está a construir a sua identidade, ainda com dificuldades em expressar verbalmente o que quer e sente, as regras impostas pelos “crescidos” são barreiras com as quais têm que aprender a lidar. As birras surgem como um meio de nos comunicarem que estamos a ir contra a sua vontade e a expressão da sua incapacidade de gerir a frustração.

O feedback que recebemos destes encontros foi bastante positivo, ficando a vontade de novas oportunidades de reflexão e partilha.