Notícias

3 de MAIO de 2014 - Colégio de São Teotónio

Programa

10h00









Receção participantes
10h15 Abertura da Jornada
10h30 Conferência “O futuro dos professores” Alexandre Ventura – Universidade de Aveiro
11h45 coffee-break
12h00  Partilha e debate
13h00 Almoço
14h15  Momento cultural
14h30 Conferência “O futuro da Escola” Jorge Adelino da Costa – Universidade de Aveiro
15h30 Partilha e debate
16h00 Coffee-break
16h15 Conferência “O futuro do currículo” Maria do Céu Roldão – Universidade Católica Portuguesa
17h15 Partilha e debate
18h00 Encerramento

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Conferencistas

 

Maria do Céu Roldão

Nota biográfica

Maria do Céu Roldão  é doutorada em Teoria e Desenvolvimento Curricular e Agregada em Educação pela Universidade de Aveiro,  Portugal. É atualmente professora convidada na Universidade Católica Portuguesa. Os seus principais interesses investigativos situam-se na área do Currículo e Teoria Curricular e Profissionalidade e Formação de Professores. As suas publicações científicas nestes domínios incluem numerosos livros e artigos em revistas científicas da área.

Sinopse da conferência: O futuro do Currículo

O currículo constitui o coração da missão social da escola, tal como se vem configurando nos últimos 150 anos – a instituição mandatada para assegurar um corpus de aprendizagens comuns, consideradas socialmente necessárias à inserção social de cada cidadão  e ao desenvolvimento da própria sociedade. Contudo o formato escolar que estrutura a  passagem do currículo vem-se revelando crescentemente inadequado ao sucesso  das aprendizagens de todos gerando numerosas disfunções que ameaçam  a própria garantia de equidade no acesso à educação. Por outro lado, as transformações rápidas e continuadas nos modos de comunicação e de acesso à informação introduzem também novas variáveis neste mesmo processo, nem sempre compaginadas adequadamente no modo curricular da escola.

Equacionam-se assim, na nossa análise, linhas problemáticas do currículo escolar, e  desenham-se e fundamentam-se alguns cenários possíveis de ajuste e transformação que possam garantir o mesmo objetivo – o direito de todos a uma educação de qualidade – mediante modos transformativos do formato escolar e curricular atuais.


Jorge Adelino Costa

Nota biográfica

Jorge Adelino Costa é Professor Catedrático da Universidade de Aveiro, com doutoramento e agregação em Ciências da Educação. É docente da área da Administração Educacional, coordenando e desenvolvendo projetos de investigação nos domínios da Liderança e Gestão Escolar,  Análise Organizacional da Escola,  Avaliação de Organizações Educativas e Metodologia de Projetos. 

Autor de diversas publicações (livros, capítulos de livros, artigos em revistas nacionais e estrangeiras), é membro de comissões científicas de várias revistas na área da educação. Desempenhou cargos de direção e gestão no ensino secundário e universitário (Diretor de Departamento, Diretor de cursos de mestrado e de doutoramento) e, no Ministério da Educação, foi Presidente do Conselho Científico para a Avaliação de Professores.

Sinopse da conferência: O futuro da Escola

A progressiva democratização do acesso à informação, as alternativas não escolares de aprendizagem e os modos não tradicionais de certificação/reconhecimento de saberes constituem ameaças à escola-organização enquanto elemento-base do sistema educativo. 

Que estratégias seguir no sentido da reescolarização da educação que possam (re)valorizar e (re)prestigiar a escola reconhecendo-a publicamente como instituição central na formação qualificada dos cidadãos? 

 

Alexandre Ventura

Nota biográfica

Alexandre Ventura é Professor no Departamento de Educação da Universidade de Aveiro, Investigador no Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores e consultor de organizações educacionais. Doutorado em Ciências da Educação, desenvolveu atividade profissional na área da educação desde 1986 na qualidade de docente dos ensinos básico, secundário e profissional, gestor escolar, inspetor, formador, consultor e investigador. Tem realizado investigação nos domínios da inspeção, avaliação institucional, avaliação de desempenho docente, assessoria, explicações, indisciplina e bullying. Foi Visiting International Scholar do Educational Testing Service, em Princeton, EUA, e Professor Visitante da École Supérieure de l’Éducation Nationale para a formação de inspetores de educação, em França. Exerceu os seguintes cargos públicos no âmbito da educação: Subinspetor-Geral da Educação, Presidente do Conselho Científico para a Avaliação de Professores e Secretário de Estado Adjunto e da Educação.

Sinopse da conferência: O futuro dos Professores

Este contributo para a reflexão conjunta visa antecipar cenários possíveis com os quais os Professores virão a  confrontar-se. Pretende-se, a partir de caraterísticas da situação atual, numa perspetiva globalizada, e das dinâmicas que se esboçam, identificar algumas áreas que se constituirão como desafios futuros para os Professores. 

Os desafios identificados correspondem a aspetos do foro individual, corporativo e social daqueles que se dedicam a promover as aprendizagens dos seus alunos. Esses desafios assumem uma relevância fundamental na auto-imagem de toda uma classe profissional e constituem-se como ícones da imagem social sobre essa mesma classe. Os profissionais que refletem em conjunto sobre as caraterísticas da sua profissão tendem a desenvolver a sua consciencialização, a assumir uma praxis mais ética e profissional, a assumir um posicionamento mais estratégico e a incrementar a sua relevância na sociedade.

Colocar os desafios que se adivinham em perspetiva e ponderar as vantagens e inconvenientes de cada opção, contribuirá para apurarmos se estamos prontos para reinventar o futuro dos Professores. Desse futuro dependerá, em grande medida, o futuro das próximas gerações.

 Download do folheto com programa e destacável de inscrição 

 Inscrições e Informações:

Colégio de São Teotónio
Rua do Brasil, nº 49, 3030 - 175 COIMBRA   
TEL  239 701 467  FAX  239 717 733
MAIL Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. 

Nota: A inscrição é gratuita. O número de inscrições está limitado à lotação do nosso auditório.  

No próximo dia 24 de maio, sábado, realizar-se-á o dia aberto do Colégio de São Teotónio, 

tendo como principal objetivo receber os alunos candidatos ao 5º Ano, do próximo ano, 2014-2015.

O programa contemplará atividades lúdicas em espaços temáticos e nos Laboratórios. Tudo consistirá num jogo que se adivinha muito divertido e enriquecedor.

Haverá ainda espaço para um lanche no refeitório. 
Os pais serão recebidos pela Direção, no Cineteatro onde terão oportunidade para conhecer em detalhe o Projeto Educativo do Colégio de São Teotónio que comemora 50 anos de existência.

Terão oportunidade de assistir também a um “Mini Concerto” proporcionado pela orquestra da Escola de Música, momento, sempre, de grande qualidade.
No final da manhã visitar-se-ão as excelentes instalações do colégio.

Alunos e famílias do 5º ano deverão apresentar-se no colégio pelas 9h15. 

3º lugar na categoria 2, Ciência na Escola 2014

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O Colégio está, mais uma vez, de parabéns. Conseguiu o honroso 3º lugar num universo de centenas de escolas a nível nacional. A equipa vencedora foi constituída de forma multidisciplinar, envolvendo os alunos do 3º ano do 1º ciclo, respetivas docentes: Professora Ana Ramos e Olga Sena Direito, departamento de ciências na pessoa da professora Susana Dias, Universidade de Coimbra na pessoa da Professora Doutora Paula Morais, Direção do colégio, comunidade escolar entre outras entidades. 

PROJETO CIÊNCIA VIVA: “METODOLOGIAS SUSTENTÁVEIS NA SÍNTESE DE FÁRMACOS”
ALUNOS DO 12º ANO DE QUÍMICA E FÍSICA
 
Neste “Dia Eco-escola” decorreu na sala de audiovisuais, pelas 12h, a apresentação dos resultados  do Projeto Ciência Viva: Metodologias Sustentáveis na Síntese de Fármacos, desenvolvidos pelos alunos de 12º ano de Química e Física.
 
Estes alunos procederam à síntese do Monastrol, o qual é um fármaco que  inibe a mitose celular, diminuindo a proliferação celular. Sendo o cancro, por definição,  o anormal crescimento ou proliferação celular, vários derivados do Monastrol encontram-se em fase de desenvolvimento em empresas farmacêuticas e biotecnológicas para o seu tratamento.
 
Os alunos procederam à síntese laboratorial deste fármaco segundo duas metodologias distintas -metodologia convencional e metodologia assistida por micro-ondas, bem como ao tratamento de dados e análise de resultados, sempre numa perspectiva de uma química verde e sustentável.
 
Todo o trabalho desenvolvido pelos alunos envolvidos foi alvo de rasgados elogios por parte do grupo de cientistas do Departamento de Química da FCTUC que os acompanharam e/ou assistiram à apresentação de hoje, quer pelo envolvimento e empenho demonstrado, quer pela correção científica e clareza na exposição do trabalho na apresentação. Sendo este um projeto a continuar no próximo ano letivo, pode dizer-se que as expetativas são elevadas.
 

O CST integra a rede Eco-Escolas desde o ano letivo 2007-2008 desenvolvendo o Programa em todas as suas valências, desde a Creche/Pré-escolar  ao 12º ano, passando pela Escola de Música, Escola de Teatro e Residência de Estudantes  - pelo 7º ano consecutivo, receberá o Galardão Bandeira Verde certificando a qualidade ambiental da escola.
No dia 15 de outubro recebemos mais um Galardão Bandeira Verde!

Estamos de parabéns, toda a comunidade educativa CST!

No dia treze de maio os alunos de Biologia do 12º ano realizaram uma visita ao laboratório da FitoLab, onde os investigadores se dedicam à deteção e investigação de pragas e doenças de espécies hortícolas, frutícolas e florestais.

Este laboratório de fitossanidade independente conta com supervisão de docentes e investigadores ligados à Universidade de Coimbra.

Fica aqui o agradecimento ao Doutor António Portugal que tão prontamente aceitou o nosso pedido para nos receber e mostrar que ainda há futuro numa carreira científica em Portugal.

Decorreu este fim de semana, sábado 31, em Tomoar, o campeonato zonal de juvenis.

Em representação do colégio S. Teotónio, estiveram os atletas, Maria Sofia Murça e Francisco Marques.

Maria Sofia Murça, combateu na categoria de -63kg e classificou-se em 1º lugar depois de vencer as suas adversárias: Marta Neto, do Juncal. Catarina Silva, do Judo Clube de S. Miguel (Lousã), e Inês Gonçalves, da Escola de Judo de Coimbra.

Francisco Marques, na categoria de -46kg, ficou também em primeiro lugar, teve como adversários na sua categoria de peso, Guilherme Henriques do C. D. os patos (Abrantes), Nuno Nogueira, do Montanha Clube (Lousã) e Pedro Pimenta do C.D. S. Miguel, Também da Lousã.

O campeonato nacional de juvenis, irá ter como palco, a Cidade de Almada já no próximo dia 15 de Junho, onde estes atletas irão, certamente, lutar por um lugar no pódio.

No campeonato nacional de veteranos, que realizou em Anadia, a 17 deste mês de Maio, Joaquim Cortez, sagrou-se campeão nacional, na categoria de, mais 90kg e Luís Brandão foi vice-campeão nacional, na categoria de menos de 90kg. Ambos do Colégio S.Teotónio.

 Judo do CST 

Cerimónia do hasteamento da Bandeira Verde -Galardão Programa Eco-Escolas

Aconteceu na manhã de 23 de outubro e foi motivo de satisfação e entusiasmo entre a comunidade escolar!

Assinalando a atribuição ao Colégio do 8º Galardão do programa Eco-Escolas,  no ano letivo 2013-2014, pela qualidade do trabalho desenvolvido, teve lugar um breve momento celebrativo que contou com um apontamento musical a cargo dos alunos do 1º Ciclo que fizeram lembrar os princípios do eco-código e a importância dos comportamentos sustentáveis. Delegados e subdelegados de turma ( 1º, 2º e 3º ciclos e Secundário) representaram a comunidades discente e pelas 10H00, o Sr. Diretor, P. Manuel Carvalheiro e dois alunos mais jovens, deram início ao evento. Esta distinção é resultado de um trabalho global e consistente, e lança agora toda a comunidade educativa com ânimo e criatividade reforçados, para os desafios de um novo plano de ação que conta já com projetos e iniciativas diversificadas, destinados aos vários níveis de ensino.

A excelência que a Escola persegue no seu projeto educativo expressa-se também no âmbito do desempenho ambiental – pelo quinto ano consecutivo, desde o primeiro ano de integração no Programa Eco-Escola, obtém a distinção da Bandeira Verde. Tal atribuição é uma forma de reconhecimento pelo trabalho realizado, em prol do desenvolvimento sustentável, seguindo a metodologia do Programa em 2011/12. Todos – alunos, professores, funcionários, comunidade escolar e direção da escola - estão de parabéns pelo bom trabalho realizado!

O êxito na consecução dos objetivos deste programa passa por fatores como: - o caráter curricular, transversal e abrangente que a metodologia deste Programa preconiza; - o empenho, dedicação e entusiasmo com que os alunos abraçam e/ou propõem iniciativas diversas, para concretização das abordagens aos temas selecionados anualmente; - a competência, proatividade e corresponsabilidade dos vários profissionais, docentes e não docentes; - a colaboração constante da Associação de Pais e dos Encarregados de Educação em geral; - o apoio do Município, ainda que muito aquém do necessário; - a inserção desta vertente da sustentabilidade no projeto educativo, assumida na política da direção; - a abertura ao meio e investimento em diversas parcerias.